Nos últimos dois anos, os slimes têm sido os brinquedos mais populares do mundo. Nesse sentido, muitos pais se interessam por: slimes - o que são e para que servem, em que consistem e como fazê-los em casa. Neste artigo, você encontrará respostas para essas e outras perguntas relacionadas à produção e aos cuidados com o brinquedo.

- O que é slime
- História de origem e nome
- Para que elas são usadas?
- Com que idade você pode dar um brinquedo para crianças?
- A diferença entre slimes e lesmas, goma de mascar
- Que tipos de slimes existem?
- Ingredientes essenciais para slimes
- Precauções de segurança durante a fabricação
- Receitas para fazer em casa
- Slime Fofo
- Slime original
- Slime Magnético
- Slime transparente
- Como guardar um brinquedo corretamente
O que é slime
Slime ou lizun é uma substância elástica que se assemelha à goma de mascar em suas propriedades. Por isso, muitas pessoas chamam esse brinquedo de goma de mascar para as mãos. Os slimes são feitos de tetraborato de sódio e água — esses são os elementos básicos que são suplementados dependendo do fabricante do produto.
O slime tem uma textura densa, mas estica facilmente. É macio quando apertado na mão e elástico ao colidir com objetos. O brinquedo pode ser de qualquer cor: do transparente aos tons mais escuros.
História de origem e nome
A empresa americana Mattel lançou o slime pela primeira vez em 1976. Ela se tornou famosa graças ao lendário brinquedo Barbie, e agora se tornou famosa pelo lançamento do mega popular slime.

Em 1976, o mundo aprendeu o que era slime e para que servia. Ele foi apresentado pela primeira vez nas lojas na cor verde e em um pote de plástico com tampa verde. O projeto recebeu o nome do lendário filme "Os Caça-Fantasmas". Este filme mostrou o slime verde-claro de monstros, que a Mattel transformou no famoso brinquedo. Slime significa "slime" em inglês, que é a aparência real da substância final.
Observe! Não apenas muitas empresas ao redor do mundo começaram a produzir slimes, mas também os pais, tendo aprendido do que o slime consiste, tentaram fazer um brinquedo desses em casa.
Para que elas são usadas?
Depois de descobrir o que são slimes, você também deve descobrir para que servem. A interação com a substância elástica alivia o estresse, por isso os slimes são classificados como itens que podem reduzir a irritação. Cientistas acreditam que é devido a essa propriedade que o brinquedo antiestresse se tornou popular em todo o mundo.

As seguintes manipulações podem ser realizadas com o brinquedo antiestresse:
- esticar;
- rasgar;
- jogue-o sobre a mesa e observe como a substância ricocheteia na superfície dura;
- amasse nas mãos.
Observe! Além dos slimes gamers, também existem aqueles que podem desempenhar outras funções, como, por exemplo, limpar a sujeira do teclado.
Com que idade você pode dar um brinquedo para crianças?
Um brinquedo aparentemente seguro pode esconder muitas armadilhas, e o mesmo pode ser dito sobre o slime. Portanto, se entrar em contato com as mucosas ou for engolido acidentalmente, pode causar intoxicação e reações alérgicas. Por isso, a embalagem do slime indica restrições de idade – a partir de 4 anos. Crianças maiores de 4 anos devem brincar com o brinquedo sob a supervisão dos pais.

A diferença entre slimes e lesmas, goma de mascar
O que é um lizun e como ele difere de um slime? Na verdade, slime, goma de mascar e lizun são nomes diferentes para o mesmo brinquedo. A única diferença é a consistência:
- O slime parece o slime do filme "Os Caça-Fantasmas", estica bem, não gruda nas mãos e é gostoso de amassar.
- A goma de mascar é a base da modelagem, estica-se facilmente e rasga-se facilmente. Tem uma estrutura mais densa, em forma de bola, e quica facilmente na parede.
- Lizun é um tipo barato de slime. Tem uma estrutura densa e gelatinosa e pode se espalhar ou formar um caroço.
Em casa, você pode obter todas as três versões do brinquedo, dependendo do conjunto de ingredientes para sua criação e do cumprimento da receita.
Que tipos de slimes existem?

A lista dos tipos mais comuns de slimes é a seguinte:
- Original. Uma gosma viscosa que se espalha quando em repouso e endurece quando pressionada.
- Gigli ou brilhante. Tem a característica de brilho acetinado. É líquido e espalha bem.
- Slime fofo ou arejado - o que é? É feito de espuma de barbear e se caracteriza por ser macio e arejado. O slime fofo fica crocante quando pressionado, tem bolhas de ar e estica perfeitamente.
- Goma de mascar (também conhecida como "goma de mascar para as mãos"). Mais parecida com a plasticina inteligente, é elástica, mantém bem o formato e não se espalha.
- Crocante (crocante). A base deste slime é feita com bolinhas de espuma, que proporcionam a crocância quando você aperta ou estica o brinquedo.
- Bolha ou borbulhante. Possui muitas bolhas de ar que estouram e estalam quando pressionadas.
- Transparente. Macio e viscoso, tem uma cor transparente. Combina bem com glitter e miçangas.
- Magnético. Um tipo muito interessante de slime que tem a propriedade de atrair metal, como um ímã de verdade.
- Slime aromático. Slime de qualquer tipo e consistência com adição de aditivos aromáticos. Pode ter cheiro de frutas, sobremesas ou goma de mascar.
- Fantasma. Um caramelo que é claro durante o dia e brilha à noite.
- Termoslime. Caracteriza-se pela capacidade de mudar de cor com as variações de temperatura. Assim, com o calor das suas mãos, esse slime ganha uma cor diferente.
Ingredientes essenciais para slimes

A cada dia, devido à popularidade mundial deste brinquedo entre as crianças, surgem cada vez mais tipos, e muitos se interessam pela composição do slime. O slime mais comum contém polissacarídeo e tetraborato de sódio. O primeiro componente geralmente é cola (PVA ou papelaria transparente). O tetraborato de sódio atua como um ativador do polissacarídeo, graças ao qual o slime se torna viscoso e não gruda nas mãos.
Observe! Em casa, aprendemos a fazer slimes com ingredientes como espuma de barbear, xampu e pasta de dente. Como espessante (em vez de tetraborato de sódio), você pode usar bicarbonato de sódio, farinha ou amido.
Precauções de segurança durante a fabricação
Ao fazer slime em casa, você precisa seguir as seguintes precauções de segurança:
- O slime deve ser feito em um ambiente bem ventilado: ao criar o brinquedo, você precisa abrir as janelas para ventilação ou ligar o exaustor.
- Ao fazer slime com cola, é melhor usar cola PVA ou de escritório, pois são menos tóxicas em comparação a outras, como as de construção ou de borracha.
- Você deve proteger seus olhos e, se algum ingrediente do slime entrar acidentalmente em contato com eles, enxágue-os bem em água corrente.
- Ao fazer slime, você deve trabalhar com luvas descartáveis - isso protegerá suas mãos de irritações.
E a regra mais importante na hora de fazer chiclete é que ele deve ser feito por adultos, e a criança pode participar como assistente.

Receitas para fazer em casa
Hoje em dia é difícil listar todos os tipos de slimes e dar suas receitas. Por isso, a seleção inclui apenas os melhores.
Slime Fofo
Este é um slime aerado, macio e agradável ao toque. Para prepará-lo, você precisa dos seguintes ingredientes:
- Cola PVA – 85 ml;
- sabonete líquido – 1 colher de sopa;
- óleo de massagem – 1 colher de chá;
- espuma de barbear – 5 colheres de sopa;
- tetraborato de sódio – 10 gotas.
- corante – opcional.

Preparação:
- Despeje a cola do tubo no recipiente.
- Adicione a espuma de barbear e mexa.
- Em seguida, adicione o óleo de massagem e misture novamente.
- Se você quiser adicionar corante, faça isso nesta etapa.
- O ativador é adicionado à mistura gota a gota (a mistura deve ser agitada constantemente).
Observe! A quantidade de tetraborato pode variar, tudo depende da qualidade e espessura da cola selecionada.
Slime original
Ingredientes:
- Cola PVA – 1 tubo;
- tetraborato de sódio – 1 colher de chá.
Despeje a cola em um recipiente limpo, adicione o tetraborato em várias partes, mexendo sempre e observando a consistência. Misture o slime primeiro com uma colher e depois com as mãos até que o brinquedo pare de grudar.
Slime Magnético
Ingredientes:
- água fria – 200 ml;
- Cola PVA – 40 ml;
- corante alimentício verde claro - algumas gotas;
- pó bórico – 0,5 colher de chá;
- fósforo;
- pó de óxido de ferro.
AtençãoA quantidade de fósforo e óxido de ferro em pó não está especificada na receita, pois esses ingredientes são necessários em quantidades muito pequenas. A quantidade é ajustada dependendo da cor e da consistência do brinquedo.
Preparação:
- Misture água com cola.
- Adicione corante alimentício e misture tudo.
- Adicione o pó bórico e misture tudo bem.
- Adicione fósforo e pó de óxido de ferro.
- Sove o slime.

Slime transparente
Ingredientes:
- cola de papelaria (transparente) – 70 ml;
- tetraborato de sódio – 1 colher de chá;
- gel de banho transparente – 1 colher de sopa.
Despeje a cola em um recipiente, adicione o sabonete líquido e mexa. Adicione o espessante aos poucos à mistura e mexa até obter a consistência desejada. Se desejar, você pode adicionar glitter à receita.

Como guardar um brinquedo corretamente
Se não for armazenado corretamente, o brinquedo perde suas propriedades. O slime caseiro deve ser armazenado de acordo com as seguintes recomendações:
- O recipiente de armazenamento deve ter uma tampa que feche bem. Pode ser um recipiente para guardar slime indesejado ou um pote de maionese.
- O local de armazenamento deve ser seco e escuro. Uma geladeira ou uma prateleira de armário servem.
- Não misture diferentes tipos de slime, pois isso pode resultar em um líquido não uniforme.
- A vida útil do brinquedo não ultrapassa 1 mês, dependendo dos componentes selecionados para sua fabricação. Se o slime se espalhar ou formar um caroço após 2 semanas de uso, é mais fácil criar uma nova substância do que renovar a antiga.

Slime é um brinquedo favorito das crianças modernas. Você pode experimentar com ele: dê-lhe qualquer formato, estique-o, amasse-o nas mãos ou rasgue-o em pedaços. Ao brincar com slime, certifique-se de que a criança não coloque o brinquedo na boca e observe as regras de segurança.




