Hoje em dia, os brinquedos artesanais são muito valorizados em comparação aos produtos comprados em lojas. Se antes a preferência era por ursinhos de pelúcia comprados em lojas, agora os compradores escolhem ursinhos de tricô ou crochê. Esses produtos artesanais são preenchidos com o calor da alma da costureira que sabe tricotar um ursinho com agulhas de tricô. Abaixo, uma descrição detalhada. MK mostra um princípio de trabalho simples, mas que precisa ser compreendido.
Como escolher o fio para tricotar um brinquedo

O urso é tricotado com agulhas de tricô de diferentes tipos de fios. A combinação de fios determina a aparência do futuro produto em 50%. Os seguintes são adequados para tricotar um ursinho de pelúcia com agulhas de tricô, de acordo com o diagrama e a descrição:
- Tweed com uma coloração especial para obter um brinquedo em estilo vintage.
- Mohair - o urso será macio, fofinho, mas bastante peludo. É melhor não dar a recém-nascidos e crianças de 0 a 3 anos.
- Fio acrílico de veludo. Não recomendado para iniciantes, pois é bastante difícil contar as laçadas.
- Veludo como o bebê golfinho do Himalaia. Um tipo de material popular entre artesãs de brinquedos infantis, mas os produtos feitos com ele são grandes.
- Fio de lã ou semi-lã da cor correspondente. Esses brinquedos não devem ser dados a recém-nascidos e crianças menores de 12 meses, pois eles adoram experimentar tudo.
- Semi-algodão como o Yarn Art Jeans, mas é mais adequado para peças pequenas.
- Vários tipos de grama. Dá origem a bichinhos engraçados com pelos levemente arrepiados.
Atenção! Nesta master class, foi utilizado o fio cinza escuro "grama". Se desejar, você pode escolher qualquer outro tom para o urso de tricô.

Ferramentas e acessórios para brinquedos de tricô
É impossível tricotar um ursinho de pelúcia sem as ferramentas e acessórios necessários.
Você precisará do seguinte:
- Um novelo de linha "de grama".
- Agulhas de tricô nº 4.
- Anzol nº 1.5.
- Fio normal em cor diferente.
- Linhas de costura ou fio dental para bordar o rosto.
- Acessórios para os olhos (contas, botões).
- Material de enchimento (enchimento sintético, holofibra, algodão e similares).
- Tesoura.
Tricotando um ursinho de pelúcia com agulhas de tricô com diagramas e descrição: master class
É importante lembrar que o tricô deve ser bem apertado. Isso dará precisão às laçadas e evitará o aparecimento de espaços no tecido de malha, através dos quais o enchimento pode ser visto ou espremido.
Descrição do processo de tricotar um ursinho de pelúcia
Todo o trabalho é feito em ponto meia. Comece pela parte inferior do corpo e, em seguida, vá gradualmente para a cabeça.
Nos primeiros estágios, você precisará montar 11 laçadas nas agulhas de tricô. Depois, a cada 2 carreiras, adicione mais 10 até que haja 51 laçadas nas agulhas.


Em seguida, tricote 3 carreiras sem acréscimos. Na próxima, diminua 5 laçadas. Repita essa ação a cada 4 carreiras até restarem 21 laçadas nas agulhas.
A próxima etapa é a formação do pescoço.
Observe! O pescoço do futuro brinquedo é tricotado em três carreiras, sem aumentos ou diminuições.
Depois que a área destinada ao pescoço estiver formada, você pode passar a tricotar a cabeça: em cada 2ª carreira, 10 laçadas adicionais são adicionadas duas vezes.

Desta forma, o tricô do tecido continua até que seu comprimento ultrapasse a marca de 4 cm.
O próximo passo é finalizar o tricô da cabeça. É feito assim: primeiro, fecham-se 5 laçadas e, em seguida, a carreira é tricotada até o fim. Depois, a cada duas carreiras, fecham-se 10 laçadas três vezes.
A linha é puxada através das laçadas restantes da agulha e o trabalho é esticado. Agora você pode encher o produto resultante e costurar as bordas.



Técnica de fabricação do produto
Quando o molde estiver pronto, você pode prosseguir com a confecção do focinho, das patas e das orelhas. Para tricotar o focinho, você precisará de uma agulha de crochê. O trabalho começa com 3 laçadas, 6 pontos baixos são adicionados à última laçada e o anel é fechado.
Em seguida, o tricô continua de acordo com o padrão:
- A linha 2 deve consistir em 12 laçadas: primeiro adicione 1 ponto baixo e depois 2 na coluna anterior.
- Em 3 - 18 laçadas: o tricô é semelhante ao da carreira anterior, apenas o aumento é repetido 6 vezes.
- No quarto - 24 laçadas, você precisa tricotar 6 vezes assim: 2 pontos baixos, 1 meia, no próximo - 2 pontos baixos.
- No quinto - 30 laçadas, tricote 6 vezes desta forma: 3 pontos baixos, 1 meia, no próximo - 2 pontos baixos.
- Nas carreiras 6 a 9, tricote sem laçadas.




Feche o trabalho no focinho, coloque o enchimento dentro e costure na cabeça.

O próximo passo do trabalho é tricotar as patas dianteiras. O trabalho é feito em tricô regular e começa com 10 laçadas.
A cada 6 carreiras, adicione 1 laçada extra ao longo da borda até que haja 14 laçadas nas agulhas. Em seguida, tricote 6 carreiras sem adicionar laçadas.
Na sétima carreira, feche 7 laçadas, mas as diminuições devem ser distribuídas uniformemente pelo tecido. No final, o fio é puxado pelas laçadas restantes e o trabalho é apertado. A segunda pata dianteira é tricotada de maneira semelhante. Em seguida, as partes são preenchidas com enchimento de poliéster e costuradas ao corpo.


O tricô das patas traseiras começa com um conjunto de 30 laçadas. O trabalho é feito de baixo para cima.
4 carreiras são tricotadas normalmente, na 5ª carreira começam as diminuições: 13 laçadas são tricotadas, 1 é diminuída, depois 1 frente, 2 juntas e depois outras 13 em tricô normal.
Na 7ª carreira, uma diminuição semelhante é feita, apenas 12 laçadas são tricotadas. As carreiras seguintes, de 9 a 13, são tricotadas de forma semelhante, com diminuições. As carreiras 14 a 18 são tricotadas em linha reta.
O trabalho na tela para as patas traseiras é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Linha 19: tricotar 10, adicionar 1, tricotar 1, adicionar 1, 10 tricô regular.
- Linha 21: aumentar após 11 laçadas.
- Linha 23: aumentar após 12 laçadas.
- Linha 25: tricotar 2 laçadas juntas 7 vezes, depois 14 vezes com o ponto tricô da frente.
- Linha 27: fechamento do trabalho.
Depois que a segunda pata tiver sido feita usando um padrão semelhante, você pode prosseguir para fazer os pés usando o padrão da imagem abaixo.

Quando todas as peças estiverem prontas, você pode começar a montar as patinhas. Primeiro, os pés são costurados e, em seguida, o enchimento é colocado nas peças.
O próximo passo é conectar as patas e o corpo.



O tricô das orelhas começa com 7 laçadas. Em cada carreira, diminui-se 1 laçada nas bordas. No final, a peça é tricotada em crochê para dar o formato desejado.
A segunda orelha é tricotada de forma semelhante. Em seguida, as partes são costuradas na cabeça.


Agora só falta costurar o nariz, comprado antecipadamente em uma loja de materiais de construção ou tricotado por você, como na foto abaixo.

Por fim, resta apenas tricotar os retalhos da cabeça e do corpo e depois costurá-los com pontos (trança sobre trança ou retos).


Se desejar, você pode vestir o urso de tricô com uma jaqueta ou macacão. Dessa forma simples, você pode tricotar um Teddy de pelúcia.
Não é tão difícil dominar o tricô, e instruções passo a passo e uma master class detalhada ajudarão quem tem pouca experiência. Agora, qualquer costureira pode tricotar um urso com agulhas de tricô.




