As bonecas são os brinquedos favoritos das meninas. São bonecas em miniatura de até 12 cm de tamanho. Elas cabem na mão de um adulto ou na palma da mão de uma criança. Brinquedos pequenos são tocantes, especialmente os feitos à mão. Não é difícil fazer uma boneca de crochê usando um padrão e uma descrição.

Materiais e fios para brinquedos de tricô
As artesãs começam seu trabalho escolhendo o fio. Até mesmo tricoteiras experientes se perdem na variedade de fios. Materiais sintéticos ou semissintéticos são adequados para pequenas bonecas artesanais.
Observe! As artesãs iniciantes usam fios de algodão mercerizado, enquanto as experientes usam lã e fios felpudos.

Propriedades e características dos principais tipos de fios para tricotar bonecas:
- Algodão Vita "IRIS". Fio muito fino e agradável de trabalhar, feito de algodão egípcio de fibra longa, com dupla mercerização. Os novelos pesam 20 g e têm 125 m de comprimento. Para bonecas, é bom combiná-lo com Pekhorka "Azhurnaya". Tricoteiras sem experiência devem evitar trabalhar com este fio.
- Pekhorka "Recortado". Algodão natural, novelo de 280 m/50 g. Macio e confortável de trabalhar, com uma rica paleta de cores. A cor pêssego nº 068 é adequada para o corpo de bonecas pequenas. Agulha recomendada: 1-1,25 mm.
- Pekhorka "Sucesso". Mercerizado, 100% algodão puro. A qualidade do material é semelhante à do "Azhurnaya", porém mais grosso. As artesãs usam agulhas de 1,25 ou 1,5 mm, e até agulhas de tricô. Bonecas e itens para o guarda-roupa de verão são tricotados com esses fios.
- Algodão Vita "Coco". O fio é feito de algodão natural mercerizado e opalizado a gás. O fio macio é um prazer de trabalhar. De toda a variedade de cores para brinquedos em miniatura, os números 3883 ou 4317 são os mais escolhidos. Pode ser combinado com Pekhorka - a diferença de espessura é imperceptível. É mais fácil tricotar com este fio do que com o tradicional Iris. O tamanho da agulha é de 1,25-1,5 mm.
- Alize "Forever". 100% microfibra acrílica. Em novelo de 300 m, peso 50 g. O material é ideal para iniciantes que acabaram de pegar na agulha. O fio é mais macio que o algodão, tricotado com uma ferramenta de 1-1,25 mm. A cor da pele está disponível no nº 282. Para roupas de boneca, você pode usar Forever Simli: lurex é adicionado ao fio, o que torna os vestidos feitos com ele festivos e elegantes.
- Yarn Art "Violeta". Algodão turco. Fios de alta qualidade perfeitamente torcidos. Em novelos de 282 m, peso 50 g, cor da pele – nº 6322, ferramenta recomendada – agulha de crochê 1,25 mm.
- Madame Tricote "Perle5". Ótimo fio turco, bastante grosso devido à torção fraca. A agulha utilizada é de 1,25-1,5 mm, cor pêssego - número 6322.

Importante! O fabricante indica o tamanho de agulha necessário para os novelos de lã. Mas, para bonecas, você precisa usar uma ferramenta de 1 a 2 tamanhos menor para que não se formem furos no tecido.

O algodão, como enchimento, perde para o sintepon, a fibra de poliéster e a holofibra. O enchimento de algodão se aglomera, prejudicando a impressão da obra. Os corpos das pedras são preenchidos firmemente, sem deixar espaços vazios.

A boneca não deve ser sem rosto. Os olhos lhe dão charme. Na fase de treinamento, para ganhar experiência, os olhos são feitos de miçangas e miçangas. Lojas de acessórios vendem conjuntos prontos com pés de arruela. Mas os mais atraentes são os olhos feitos à mão. Eles podem ser pintados ou bordados, mas sempre permanecem únicos.

Tipos de bonecas
Bonecas de tricô são um ótimo presente para meninas e adultos, como pingentes no carro. Decoram o interior: coloque-as em uma prateleira ou pendure-as nas paredes.
Que tipos de bonecas existem:
- Macio. O produto é inteiramente tricotado (em redondo) e preenchido com enchimento de poliéster ou outro material. Geralmente, a boneca se parece com um recém-nascido, vestido com camisetas, toucas e botinhas.
- Com estrutura de arame. Caracterizam-se por uma técnica de fabricação complexa, utilizando dois tipos de arame: ferro resistente e encadernação macia. Os artesãos levam em consideração a anatomia humana: as proporções do corpo, a curvatura da coluna vertebral. Primeiro, eles constroem uma estrutura, depois a amarram e a preenchem com penugem sintética. A opção de enchimento mais eficaz é a lã natural de ovelha.
- Bonecas grandes. O bebê tem o tamanho de um bebê de verdade e é feito para abraçar, mantendo seu filho aquecido e seguro no berço.
- Amigurumi. Este tipo de artesanato foi apresentado ao mundo por artesãs japonesas no século XVII. Traduzido para o russo, a palavra significa "tricotado e enrolado". No início, criaturas fofas eram tecidas como amuletos. Gradualmente, criaturas fantásticas na forma de pequenos animais engraçados com características humanas começaram a emergir sob as agulhas de tricô e ganchos. Os brinquedos de amigurumi são caracterizados por uma expressão facial positiva, uma cabeça desproporcionalmente grande e membros curtos. A altura da boneca não excede 40 cm.
Tricotar bonecas é um processo fascinante. Sua singularidade reside no fato de ser impossível estragar a peça – se algo der errado, o trabalho se desfaz e os fios são reutilizados para a matéria-prima.
Importante! Tricoteiros experientes aconselham corrigir o tecido imediatamente se uma laçada for esquecida acidentalmente: um produto com defeito é perda de tempo e nervos.

Símbolos em padrões de tricô
As artesãs afirmam que é impossível fazer uma boneca de memória. É preciso ter um diagrama claro à mão. Os padrões são compostos por elementos básicos: uma corrente, diferentes tipos de colunas e outras laçadas.
Para designar esses elementos, são utilizadas imagens gráficas que tricoteiras experientes memorizam. Iniciantes acham mais fácil usar abreviações de letras:
- k. a – anel amigurumi;
- ss – ponto baixíssimo;
- st. bn – ponto baixo;
- vz. p – circuito de ar;
- pr – aumento;
- уб – diminuição;
- pp – meia laçada;
- pb – ponto alto;
- hsc – meio ponto alto;
- vz. pp – alça de elevação de ar;
- psr – parede frontal da fileira;
- p – linha;
- zsr – parede traseira da fileira.
Observe! Cada tricô tem padrões repetidos – rapports. O início e o fim de um rapport são marcados com "*".
Usando este código, a costureira entenderá como tricotar uma boneca.

Processo passo a passo com descrição
Existem muitas bonecas fofas – um exemplo é a Antoshka, que conquistou o coração de crianças e adultos. A master class de demonstração descreverá o padrão de tricô de uma menina chamada Stesha, de 27 cm de altura, usando a técnica amigurumi. Para isso, você precisará de:
- Fios Yarn Art Jeans em tons leitosos, bege, rosa e branco, além de cores jeans.
- Fios de lã Alize Bebi em tons de nenúfar e creme.
- Alize Cotton Gold é um tom cinza carvão.
- Gancho – Nº 2.
- Fibra oca para enchimento.
- Botões, miçangas, papelão para palmilhas.
Observe! Para roupas, as cores dos fios são escolhidas de acordo com seu gosto.

O processo passo a passo é assim.
Cabeça
1 carreira – 6 pb em k.a.
2 carreiras – 6 aum (12).
3 r – (1 colher de sopa, aum) * 6 (18).
4 r – (2 colheres de sopa, aum) * 6 (24).
5 r – (3 colheres de sopa, aum) * 6 (30).
6 r – (4 colheres de sopa, aum) * 6 (36).
7 r – (5 colheres de sopa, aum) * 6 (42).
8 r – (6 colheres de sopa, aum) * 6 (48).
9 r – (7 colheres de sopa, aum) * 6 (54).
10 r – (8 colheres de sopa, aum) * 6 (60).
11-20 carreiras – 60 pontos baixos.
Entre as carreiras 17 e 18, insira os olhos, devendo haver 6 pb. Das carreiras 21 a 28, tricote com uma diminuição:
21 r – (8 colheres de sopa) * 6 (54).
22 r – (7 colheres de sopa. bn) * 6 (48).
23 r – (6 colheres de sopa. bn) * 6 (42).
24 r – (5 colheres de sopa. bn) * 6 (36).
25 r – (4 colheres de sopa. bn) * 6 (30).
26 r – (3 colheres de sopa. bn) * 6 (24).
27 r – (2 colheres de sopa. bn) * 6 (18).
28 r – (1 colher de sopa) * 6 (12).
29 p – 6 dez (6).
Observe! Agora, a tricoteira arredonda o buraco e esconde o fio. Em seguida, a pálpebra, os cílios e o nariz da boneca são bordados.

Pernas e tronco
Tricotamos estas partes em cinza. Coletamos uma corrente e tricotamos, formando uma oval, em ambos os lados da corrente:
1 r – 10 vz. n + 2 vz. pp.
2ª carreira – 4 pb na 3ª laçada a partir da agulha, 8 pb, 5 pb na última laçada, 8 pb, pb (25).
3ª carreira – 2 corr, 1 pb na mesma laçada, 4 aum, 8 pb, 5 aum, 8 pb, pb (35).
4ª carreira – 2 corr, 1 pb no mesmo laço, 1 pb, (aum, 1 pb) * 4, 8 pb, (aum, 1 pb) * 5, 8 pb, pb (45).
Corte a palmilha para que se ajuste ao pé. Troque a linha para rosa.
5ª carreira – para a metade de trás da laçada 46 pb (o 46º é tricotado no pbx da carreira anterior).
6-8 p – 46 st. bn.
9 r – 24 colheres de sopa. bn, 4 diminuição, 14 colheres de sopa. bn (42).
Insira a palmilha.
10 r – 21 colheres de sopa. bn, 6 diminuições, 9 colheres de sopa. bn (36).
11 p – 36 st. bn.
12 r – 18 colheres de sopa. bn, 6 ub, 6 t. bn (30).
13 r – 15 colheres de sopa. bn, 6 ub, 3 colheres de sopa. bn (24).
14 r – (2 colheres de sopa, dim) * 6 (18).
Encha com enchimento. Troque a linha para azul.
15-39 p – 18 st. bn.
Observe! Agora precisamos voltar à 5ª carreira, que foi tricotada para a meia laçada de trás. Com fio branco, amarre o pé com 46 meias colunas sem ponto alto, borde os cadarços e esconda o fio.
A parte superior das botas é tricotada com fio Alize Baby Wool.
1 r – 15 vz. n + 1 corr. pp.
2-30 p – 15 st. bn.

As partes são dobradas, costuradas e fixadas à perna. A segunda parte é tricotada da mesma maneira.
Conecte as pernas com 3 p. corr. Prossiga para o corpo.
40 carreiras – 42 pb (18 pb ao longo da 1ª perna, 3 pb ao longo da corrente, 18 pb ao longo da 2ª perna, 3 pb ao longo do outro lado da corrente).
41 r – (6 colheres de sopa, aum) * 6 (48).
42-44 p – 48 st. bn.
Linha 45 - (7 st. bn, inc) * 6 (54).
46-48 p – 54º bilhão.
49 r – (7º bn, ub) * 6 (48).
50 r – (6 colheres de sopa. bn, ub) * 6 (42).
Tricotar o produto até o meio da lateral com pb, trocar a linha para rosa.
51 p – 42 st. bn.
52 r - para a metade de trás do laço 42 st. bn.
53-55 p – 42º bilhão.
56 carreiras – (dim, 5 pb) * 6 (36) – certifique-se de tricotar a diminuição primeiro, caso contrário, o lado ficará reto.
57-61 p – 36º bilhão.
62 r – (diminuir, 4 colheres de sopa) * 6 (30).
63-65 p – 30º bilhão.
66 r – (diminuir, 3 colheres de sopa) * 6 (24).
Troque o fio para a cor da pele.
67 R – para a meia laçada traseira 24 st. bn.
68 p – 24º bilhão.
69 r – (diminuir, 2 colheres de sopa) * 6 (18).
70 p – 18 st. bn.
Observe! A linha é cortada, deixando uma ponta suficiente para costurar.
Retorne à carreira 52, que foi tricotada através da meia laçada de trás.
1-2 carreiras – 42 st. bn.
Costure os botões.

Mãos
A obra começa com um fio cor de pele.
1 carreira – 6 pb em k.a.
2 carreiras – 6 aum (12).
3 carreiras – (5 pb, aumento) * 2 (14).
4-10 p – 14 st. bn.
11 r – (5 colheres de sopa, diminuir) * 2 (12).
12 carreiras – 12 ms/pts.
Mude o fio para rosa.
13 p – 12 st. bn.
14 r - para a metade de trás do laço 12 pb.
15-35 p – 12º bilhão.
Dobre e conecte 6 p. bn.
Em seguida, volte para a carreira 14, que foi tricotada para a meia laçada de trás. Tricotar o punho:
1-2 p – 12 st. bn.
Agora o dedo:
1 carreira – 6 pb em k.a.
2-3 carreiras – 6 st. bn.
Eles estão costurando no dedo.
Observe! O segundo braço é feito da mesma maneira e costurado ao corpo.
Você pode tricotar ou costurar um conjunto de roupas para a boneca: um colete, um chapéu, uma saia, uma bolsa de ombro juvenil.

Design de rosto
Os olhos são decorados com miçangas, bordados com miçangas, desenhados e tricotados usando moldes. Os cílios são bordados ou colados com produtos artificiais incolores prontos para uso, da marca "Moment".

Para sombra e blush, pegue cosméticos secos, aplique com um estêncil e esfume com um pincel. As perucas são compradas prontas, mas você pode fazer cabelo com fios improvisados. Se desejar, você pode bordar a boca em chita branca com fios vermelhos, recortá-la e colá-la.
Bonecas de crochê são um brinquedo divertido para crianças e um acessório fofo para o quarto de uma criança. O principal neste trabalho é escolher o fio, as ferramentas e ter paciência. Passo a passo, MK ensinará até mesmo a uma costureira inexperiente a tecnologia de tricotar bonecas macias, brinquedos em bastidor e bonecas amigurumi.




