Um bichinho de pelúcia é o melhor presente não só para crianças, mas também para adultos. Mas bons brinquedos são muito caros, então o tricô amigurumi virou moda. O berço desse tipo de artesanato é o Japão. Um bichinho desses pode ser comprado no mercado de artesãs habilidosas, mas fica muito melhor se o ursinho for feito de crochê com lã de pelúcia, feito à mão.

Descrição do ursinho de pelúcia de brinquedo
O fio de pelúcia é cada vez mais utilizado em artesanato, com produtos que têm uma bela aparência e são agradáveis ao toque. Cobertores e brinquedos são feitos com esses fios. Diversos bichinhos ficam especialmente bonitos e são muito fáceis de trabalhar. O fio possui uma ampla paleta de cores, o que permite a criação de produtos de veludo brilhantes e elegantes.
Fios de pelúcia não causam reações alérgicas, pois o material com o qual são feitos é hipoalergênico. Portanto, esses brinquedos são totalmente seguros até mesmo para bebês. Nesse caso, você precisa escolher apenas fios de alta qualidade que não soltem vilosidades, o que pode ser perigoso para o corpo da criança. É melhor escolher fios dos seguintes fabricantes:
- Nako Paris;
- Alize Softy;
- Adélia Dolly;
- Kartopu Yumurcak;
- Ayaz Baby Soft;
- Doce.
Com esse novelo de lã você pode facilmente fazer o ursinho de pelúcia favorito de todos, usando um padrão de tricô simples.

Características do tricô com fio de pelúcia
Um ursinho de pelúcia de crochê pode ter qualquer cor, de acordo com a paleta de fios. Além disso, ao tricotar, você precisa considerar como os fios serão esticados durante o trabalho. Portanto, você não precisa se preocupar com a possibilidade de o produto ficar completamente diferente do original.
Importante! Um objeto feito com uma agulha muito fina fica denso e, portanto, rígido. Se você escolher uma ferramenta mais grossa, o brinquedo se transformará em uma malha, através da qual você pode ver o que está preenchido, respectivamente, e a aparência fica prejudicada.
Antes de fazer um urso de crochê com lã de pelúcia, você precisa ler as recomendações de especialistas experientes:
- Para tricotar um brinquedo de pelúcia, agulhas com números 4, 5 e 6 são as mais adequadas.
- Como é difícil tricotar coisas com fios felpudos (as carreiras se fundem), é recomendável usar “balizas”.
- Durante o processo de tricô, não é recomendável desfiar a peça tricotada em caso de erro. As fibras felpudas se soltarão do fio, o que deixará o ursinho menos fofinho. Em vez disso, é necessário monitorar cuidadosamente o tricô para evitar falhas.
- As partes do brinquedo devem ser costuradas com linhas de tricô simples, combinando-as por cor. Este trabalho pode ser feito com agulha ou agulha de crochê. Ao costurar o urso, não puxe a linha com muita força nem a solte, pois costuras feias estragarão a aparência do brinquedo.
- O corpo do ursinho deve ser preenchido com moderação, pois o excesso de enchimento pode deformar as peças. Se o brinquedo não for preenchido o suficiente, ele perderá o formato e, consequentemente, ficará com uma aparência ruim.
- Cada peça deve ser preenchida de forma que fique um pequeno espaço vazio. Durante o processo de costura, o espaço vazio é preenchido através de um pequeno furo. Você pode inserir o enchimento com um palito. Depois disso, a costura estará completamente fechada.
- Os marcadores ajudarão você a ver o primeiro e o último laço, por isso é muito importante usá-los em seu trabalho. Você pode usar clipes de papel, alfinetes e até mesmo linhas de cores mais vibrantes como um "farol".
- Recomenda-se usar penugem sintética ou holofibra para encher o brinquedo.
- Ao costurar todas as peças, é necessário respeitar a simetria e os tamanhos. Pernas, alças e orelhas devem ser costuradas à mesma distância do ponto central escolhido.
- Durante o processo de tricô, o fio deve ser do mesmo fabricante. Isso ocorre porque a qualidade dos fios de cada empresa difere significativamente entre si.
- Recomenda-se tricotar o rosto do urso com fios mais finos.
Importante! Não use algodão comum ou tecido como enchimento. Eles tendem a se enrolar em um único nó ou cair através da malha formada durante o tricô. Isso fará com que o urso perca sua atratividade.
Ferramentas e materiais necessários para o trabalho
Mesmo uma mulher sem experiência em bordado não terá dificuldade em fazer um ursinho de pelúcia. Basta aprender a ler o molde e segui-lo à risca. Antes de começar a trabalhar, você precisa comprar tudo o que precisa:
- anzol nº 4-5;
- um novelo de lã marrom;
- fio branco;
- enchimento;
- um suporte para nariz pronto ou fio preto;
- detalhes que servirão como os olhos do filhote de urso;
- uma agulha grande com um orifício para linhas grossas;
- tesoura;
- ferramentas que servirão como marcadores;
- fios para conectar peças de brinquedos;
- materiais para decorar brinquedos.

Aula magistral sobre como tricotar um ursinho de pelúcia
Para tricotar um brinquedo usando o método amigurumi com alta qualidade, você precisa primeiro aprender a ler o padrão. Para isso, você precisará estudar as abreviações das laçadas. Elas devem ser indicadas no início do padrão de tricô.
Lenda:
- Sbn – ponto baixo.
- Ub – diminui os loops.
- Pb – adição de loops.
- Ka – anéis de amigurumi.
- Vp – laços de ar.
- (*) – é indicado o número de repetições.
É muito importante aprender a fazer anéis de amigurumi corretamente. Graças a eles, o corpo do urso ficará denso e sem malha. Usar apenas laços de ar não ajudará a alcançar o resultado desejado.
Tricotando as pernas:
- O trabalho começa com um conjunto de 6 laçadas de ar. Na segunda laçada, 4 pontos baixos são tricotados em meia, seguidos por 3 pontos baixos. Em seguida, a carreira continua do outro lado do produto: 3 pb, pt. Como resultado, devem ser 12 colunas.
- Рb, 3 sbn, 3 sbn, 3 sbn, 2 sbn (18).
- Pb, pb, 3 pb, (pb, pb) repita 3 vezes, 3 pb, (pb, pb) repita 2 vezes. Você deve terminar com 24 pontos.
- 24 pontos baixos.
- 24 pontos baixos.
- 6 sbn, 5 ub, 8 sbn (19).
- 5 sbn, 4 ub, 6 sbn (15).
- 15 pontos baixos.
- 3 pb e ub – repita 3 vezes. Devem sobrar 12 colunas.
- Das carreiras 10 a 16, você precisa tricotar 12 pontos baixos.
- Na carreira 17 há apenas 6 diminuições.
Alças:
- 6 sbn são tricotados em ka (6).
- 6 pb (12).
- Sbn e pb – repita 6 vezes (18).
- 18 filhos.
- 3 sbn, 6 ub, 3 sbn (12).
- Das carreiras 6 a 12, tricote 12 pb.
- Na linha 13 6 ub (6).
A segunda alça é feita da mesma maneira.
Torso:
- 5 pb em meia. Como resultado, 6 pontos baixos.
- 6 pb – 12 colunas.
- Sbn e pb – tricotar 6 vezes (18).
- 2sbn e pb tricotados 6 vezes (24).
- 3sbn, pb (30).
- 4sbn, pb – repita 6 vezes (36).
- 36 palavras.
- 36 palavras.
- 36 pb são tricotados, capturando apenas a parede posterior do laço.
Cabeça:
- 6 pb tricotados em ka. Como resultado, 6 colunas sem nakida.
- 6 pb – 12 colunas.
- Sbn e pb – repita 6 vezes (18).
- 2 pb e pb – repita 6 vezes (24).
- 3 pb e pb – repita 6 vezes (30).
- 4sbn e pb – repita 6 vezes (36).
- 5 pb e pb – repita 6 vezes (42).
- Começando da oitava à 12ª carreira, você precisa tricotar 42 pb.
- Na 13ª carreira, 5 pb e ub repita 6 vezes (36).
- 4 pb e ub – repita 6 vezes (30).
- 3sbn e ub – repita 6 vezes (24).
- 2sbn e ub – repita 6 vezes (18).
- Sbn e ub – repita 3 vezes (15).
A linha final deve ser fixada com segurança e o excesso cortado.

Orelhas e focinho
O focinho do ursinho de pelúcia é tricotado com fios brancos:
- Monte 6 corr, começando na segunda laçada, tricote 4 pb, na laçada inicial, 3 pb juntos. Vire o produto e tricote 3 pb e pt. No final, você deve obter 12 laçadas.
- Na segunda carreira, tricote pb, 3 pb, 3 pb, 3 pb, 2 pb – um total de 18.
- 24 anos.
As orelhas do brinquedo são tricotadas com o mesmo fio das partes principais:
- 6 sbn empatam em ka.
- Faça 6 aumentos – 12 laçadas no total.
- Sbn e pb – repita 6 vezes (18).
- A quarta e quinta fileiras consistem em 18 sbn.
O segundo olho é tricotado da mesma maneira. Neste caso, você precisa deixar um pedaço longo de linha para que seja possível costurar as partes.
Cauda:
- 6 sbn empatam em ka.
- 6 pb – 12 voltas no total.
- 12 filhos.
- 6 quartos.
Ainda há linha suficiente para costurar a peça na base.
Lenço
Para o ursinho de pelúcia, você pode tricotar um cachecol. Este detalhe pode ser feito com fios de semi-algodão de qualquer cor. Para trabalhar, você precisa discar 80 corr e seguir o seguinte padrão:
- Rb, 79 pb. Tricotar uma carreira e virar o produto.
- Pb e 79 pb devem ser tricotados, capturando apenas a parede posterior da laçada. A coisa vira a coisa.
- Pb e 79 sbn precisam ser tricotados novamente atrás da parede traseira do laço.
- Repita isso até obter um cachecol do comprimento desejado.
Quando a peça estiver completamente finalizada, o fio é fixado com segurança e cortado.
Este é o padrão mais simples para tricotar um ursinho de pelúcia. Existem muitas outras opções mais complexas que só podem ser aplicadas após a aquisição das habilidades iniciais. Para o ursinho, você pode tricotar peças de roupa como um pijama, um suéter, um vestido, um laço e um gorro.
Como montar um brinquedo
Quando todas as peças estiverem prontas, você precisa prosseguir para as próximas etapas. Primeiro, cada elemento é preenchido com enchimento. Para tornar a cabeça estável, a área do pescoço também precisa ser preenchida com holofibra.
Depois de preencher as pernas com enchimento, feche o buraco tricotando uma carreira de pontos baixos. Em seguida, fixe a última laçada firmemente e corte o fio. Todos os elementos estão prontos para a montagem completa. O processo ocorre da seguinte forma:
- Nas partes principais, você precisa fazer marcações onde os elementos adicionais serão costurados. Todos os faróis são feitos de forma estritamente simétrica.
- A cabeça é costurada ao corpo e preenchida com enchimento no lugar certo para que ela não caia para o lado.
- Você precisa costurar os olhos no urso. Deve haver uma distância de 5 colunas entre eles. Para os olhos, você pode usar botões pretos ou comprar acessórios prontos em uma loja especializada.
- As sobrancelhas são bordadas acima dos olhos. Linhas de bordado comuns são adequadas para isso.
- O focinho é costurado abaixo dos olhos.
- O nariz é fixado entre a terceira e a quinta fileiras do focinho. Pode ser tricotado, feito com um botão preto ou bordado.
- As orelhas são presas à cabeça, mantendo a simetria.
- O próximo passo é costurar as alças. À medida que trabalha, certifique-se de que estejam no mesmo nível e à mesma distância.
- Trabalhar nas pernas requer atenção especial. Por isso, antes de costurar as peças ao corpo, recomenda-se prendê-las com alfinetes. Depois disso, é recomendável verificar se o urso consegue sentar. Só então você poderá fixá-las com segurança. As pernas podem ser decoradas com pregos bordados.
- No final do trabalho, uma cauda é costurada.

Um cachecol é amarrado no pescoço do urso. Além disso, Teddy pode ser vestido com roupas de tricô.
Importante! Um brinquedo feito de acordo com este padrão terá 30 cm de altura. Para fazer um produto com parâmetros maiores, você precisa aumentar o número de linhas e o número de laçadas ou procurar outra versão do padrão detalhado.

Brinquedos de pelúcia artesanais feitos com fios de veludo são adorados por crianças e adultos. Como os produtos artesanais sempre foram muito procurados, um ursinho de pelúcia de crochê será um ótimo presente para um aniversário ou outra ocasião especial. Para tricotá-lo, você não precisa de treinamento especial nem de cursos. Basta saber usar uma agulha de crochê e ler os moldes. Também é importante escolher o material e as ferramentas certas, além de seguir todas as regras e recomendações para fazer um brinquedo.




