Fazer artesanato com as próprias mãos é um processo divertido e emocionante para crianças e adultos. Fazer uma raposa de papel não exige muito dinheiro e tempo, mesmo para costureiras iniciantes. Afinal, o material para sua produção geralmente está disponível em qualquer casa onde morem crianças.
Raposa de papel origami

Existem muitas opções para fazer uma raposa de papel no estilo origami. Primeiro, você precisa dominar a maneira mais simples de criar uma figura. Para isso, siga as instruções passo a passo:
- Na primeira etapa, você precisa preparar uma folha quadrada de papel de uma cor adequada. É permitido usar inicialmente papel branco, depois o animal deve ser colorido a seu critério.

- A folha quadrada deve ser dobrada exatamente na diagonal e depois dobrada ao meio novamente ao longo de uma das dobras, transformando-a em um triângulo isósceles.
- É hora de dobrar a peça ao meio, na direção oposta a você. Para isso, você precisa pegar três cantos e dobrá-los em sua direção, ao longo do eixo vertical do rolo.
- Os cantos dobrados devem ficar sem dobras. A peça dupla no centro servirá como focinho do animal e deve ser desdobrada de dentro para fora. Os cantos extremos serão as orelhas.
- O rabo da raposa precisa ser colocado atrás da figura, o que permitirá que ela permaneça estável na superfície.
- Por fim, use uma caneta hidrográfica ou marcador preto para desenhar o nariz, os bigodes e os olhos da raposa.

Observe! Este pequeno artesanato pode ser usado como marcador de página.
Para fazer isso, você precisa alisar a parte do corpo com a cauda para que fique plana e caiba entre as páginas do livro. O rostinho fofo da raposa ficará do lado de fora, como um lembrete do material não lido.

Raposa volumétrica - artesanato feito com papel colorido
É hora de fazer uma raposa de papel tridimensional complexa com suas próprias mãos. Este design parece bastante realista e pertence à categoria de modelos complexos.
Implementação passo a passo:
- Uma folha quadrada de papel deve ser dividida em 4 partes iguais na direção horizontal. Os dois quartos externos devem ser dobrados em direção à linha central vertical.
- Para marcar as bordas, você precisa dobrar os cantos da parte inferior e superior para dentro.
- Em seguida, abra os bolsos nos cantos, de dentro para fora, e passe a ferro ao longo das linhas de dobra. Os cantos superiores precisam ser dobrados para dentro.
- As orelhas da raposa precisam ser formadas dobrando os dois cantos superiores em direção um ao outro e dobrando-os novamente. Essas partes devem ficar dobradas uma em direção à outra.
- Os cantos inferiores que sobressaem precisam ser dobrados para baixo. Em seguida, a peça de trabalho deve ser fixada no centro e retornada à posição anterior.
- A figura deve ser dobrada como uma sanfona ao longo da linha pontilhada, com os cantos dobrados em sua direção.
- Para maior comodidade, é melhor virar o produto na horizontal, dobrar o canto superior esquerdo em sua direção, formando a cabeça do animal.
- Em seguida, você precisa separar as patas traseiras das dianteiras, achatá-las e fazer o mesmo com o focinho e a cauda.
- Por fim, você precisa dar ao corpo um formato volumoso, enfatizando suas características anatômicas.

Observe! A raposa volumétrica de acordo com esta master class deve ser feita por crianças em idade escolar, do ensino fundamental ou médio, com seus pais.
Este animal de estimação vermelho terá um lugar de destaque no seu zoológico de papel.
Opções para fazer chanterelles de papelão
Para fazer uma raposa de conto de fadas com suas próprias mãos, você pode usar papelão e papel ao mesmo tempo. Para o trabalho, você precisa preparar os seguintes materiais:
- cartão;
- papel colorido, de preferência frente e verso;
- colas (PVA e borracha);
- régua, tintas, pincéis, tesouras e compasso.
Os seguintes passos devem ser executados:
- Desenhe os moldes no papelão, recorte-os e você obterá 4 partes para as patas, o corpo e a cabeça. Em seguida, cole-as com cola de ação rápida. O resultado serão 4 cones (o tamanho deles é determinado independentemente do tamanho do herói do conto de fadas).

- A parte inferior precisa ser colada à cabeça. Se for papelão branco, as partes precisam ser pintadas de laranja ou toda a superfície precisa ser coberta com papel colorido.
- Um avental deve ser recortado em papel colorido e padrões simples de diferentes tons devem ser desenhados nele. Este elemento precisará ser colado ao corpo.
- No final do trabalho, a cabeça e as patas também são coladas ao corpo.
Atenção! Recomenda-se usar cola de borracha para colar papelão, pois ela não deforma o material.

- Para criar a pele, você precisa cortar papel cor de laranja em tiras finas, cuja espessura não deve exceder 15-25 mm. Em seguida, cada tira precisará ser cortada no formato de grama e, em seguida, puxada com uma tesoura de baixo para cima. Dessa forma, as vilosidades finas serão dobradas, o que dará à pele uma aparência realista. É necessário colar esses detalhes em todo o corpo, exceto no avental e no focinho.
- Com papel colorido no mesmo tom, você precisa fazer orelhas triangulares e colá-las na cabeça.
- Você pode fazer o penteado e o rabo da raposa da mesma forma que o pelo enrolado.
- As partes dos membros com dedos devem ser recortadas em papel em formato plano e coladas conforme pretendido.
- Você deve colar um círculo preto de papel ou linha no focinho para criar um nariz.
- Por fim, você precisará desenhar os olhos, as sobrancelhas e a boca.
Como fazer uma cabeça de raposa de papel
Já sabemos como fazer uma raposa de papel, principalmente o corpo. Agora vale a pena considerar as instruções sobre como criar a cabeça do animal no estilo origami. Para isso, você precisa seguir estes passos:
- Para fazer esse artesanato, você precisa pegar uma folha quadrada de papel, fazer uma dobra vertical nela e depois dobrá-la horizontalmente.
- As bordas precisam ser dobradas em direção ao centro do produto.
- Em seguida, os cantos direito e esquerdo devem ser endireitados.
- A embarcação deve estar virada para você com o outro lado.
- Mova as bordas em direção ao centro.

- Dobre a camada superior na diagonal, com a parte inferior dobrada para cima.
- O canto deve ser dobrado para trás, endireitando o volume de dentro para fora.
- Conecte os cantos pressionando a parte central do produto.
- Os olhos, nariz e boca devem ser desenhados usando canetas hidrográficas.

Observe! Toda pessoa tem um lado criativo, mas é melhor desenvolvê-lo desde a infância.
Fazer artesanato com as próprias mãos ajuda a criança a escolher seu tipo favorito de criatividade. Graças às diversas manipulações manuais, o bebê se desenvolve rapidamente. Quando a mãe ou o pai ajudam a criança com isso, o relacionamento entre eles se fortalece ainda mais.




