O Ano Novo, em qualquer idade, está associado à expectativa de algo brilhante e fabuloso. Além disso, os adultos às vezes acreditam mais em milagres do que as crianças. Não só os presentes tornam esta época maravilhosa, mas também o aroma de uma árvore de Natal decorada com brinquedos. É especialmente interessante fazê-los com as próprias mãos, junto com as crianças. Brinquedos de algodão não parecerão menos interessantes do que produtos chiques de lojas.

- História das decorações de Natal de algodão
- Características de fazer brinquedos de algodão para a árvore de Natal
- Materiais necessários para o trabalho
- Ordem geral de trabalho
- Fazendo a moldura
- Adicionando volume
- Como pintar o rosto de uma boneca
- Master classes sobre como fazer brinquedos de árvore de Natal de algodão para iniciantes passo a passo
- Menino com bagels
- Os meninos e o boneco de neve
- Donzela da Neve
- Menino com mato
- Papai Noel feito de algodão para a árvore de Natal
- Gatinha
- Dom-fafe
- Cogumelo Boletus
História das decorações de Natal de algodão
Na Rússia, o Ano Novo começou a ser celebrado no inverno apenas no final do século XVII. Foi então que Pedro I decretou que o feriado fosse transferido de setembro para dezembro. Seus principais atributos eram fogos de artifício e iluminação, e as casas eram decoradas de forma simples com ramos de abeto ou pinheiro.
Observe! A tradição de colocar uma árvore de Natal dentro de casa e decorá-la com brinquedos chegou ao nosso país através da Alemanha no século XIX.
Após a revolução, a celebração do Ano Novo tornou-se uma espécie de substituto para o Natal. É claro que a luta contra os feriados religiosos introduziu alguns ajustes nas tradições de celebração do Ano Novo na Rússia, mas o antigo ritual de montar uma árvore de Natal como símbolo do ano que se iniciava permaneceu. A indústria do jovem país começou a fabricar brinquedos com novos símbolos, mas o Papai Noel, a Donzela da Neve e o Boneco de Neve permaneceram intocados.
Os enfeites de Natal mais comuns eram feitos de algodão. É claro que os melhores naquela época eram lindas bolas de vidro, bonecas e doces. Decorados com glitter e pinturas brilhantes, eles davam vida à árvore. Mas não havia matéria-prima para fazer um número suficiente de produtos de vidro. E a variedade desses produtos era escassa.
Nesse sentido, os brinquedos de algodão eram mais acessíveis. Eram baratos e, se você realmente quisesse, podia fazê-los você mesmo. Qualquer brinquedo podia ser criado a partir da matéria-prima maleável do algodão. Os artels criados para a produção de produtos tão importantes aproveitaram a experiência acumulada por artesãos hereditários e criaram brinquedos com novos temas:
- Garotos ruivos em esquis.
- Guardas de fronteira com armadura completa.
- Figuras engraçadas de animais.
- Personagens de contos de fadas e muitos outros.
A base da maioria das figuras era uma armação de arame, envolta em algodão. O rosto era feito de mástique especial, cera ou papel machê. A pintura era feita à mão. O vestido era cortado e costurado separadamente de algodão pré-preparado. O produto final era coberto com uma pasta fervida de amido e polvilhado com pedaços de contas de vidro trituradas.
Entre os brinquedos, era comum encontrar imagens de frutas, bagas, vegetais ou cogumelos. Representavam o sonho de uma vida tranquila e bem alimentada e, por isso, eram pendurados na árvore de Natal todos os anos como um talismã. Os brinquedos eram guardados por décadas em muitas casas e passados de geração em geração.
Interessante! As bonecas maiores eram feitas de algodão, como o Papai Noel e a Donzela da Neve. Elas eram colocadas sob a árvore de Natal e, após o feriado, guardadas em uma caixa separada.
Características de fazer brinquedos de algodão para a árvore de Natal
O trabalho manual foi gradualmente substituído pela mecanização. Máquinas para enrolar algodão e moldá-lo permitiram aumentar a quantidade de produtos várias vezes. Os brinquedos modernos para árvores de Natal feitos com esse material aparentemente indefinido não são duráveis, mas parecem obras de arte. São assustadores até ao toque. Se desejar, todos podem fazer algo semelhante para sua árvore de Natal. Para especialistas, as versões polonesa e tcheca de fabricação de brinquedos serão de interesse.
A tecnologia para fazer essas decorações é bastante simples. O principal é estudar o estilo e mostrar sua imaginação. Um artesanato original será um ótimo presente para um amigo no Ano Novo ou uma exposição em uma exposição de arte popular. Usar algodão para fazer brinquedos tem uma série de vantagens:
- Segurança.
- Facilidade de moldagem.
- Facilidade de processamento.
Materiais necessários para o trabalho
Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar as ferramentas e os materiais necessários para o processo. Não há muitos, e mesmo que você precise comprar tudo, não precisará de muito dinheiro. Para a maioria dos artesanatos, você precisará de:
- Lata vazia.
- Algodão ou bolas de algodão.
- Cola e pincel de alta qualidade.
- Papel grosso.
- Pedaços de tecido.
- Corda e fio.
- Lápis.
- Um pedaço de sabão.
- Tesoura e algumas outras ferramentas.
É melhor escolher cola PVA, e bolas de algodão são mais indicadas para comprar na farmácia. São brancas como a neve e têm o mesmo formato.
Importante! Ao escolher a cola, você precisa lembrar que ela deve ser adequada não apenas para tecidos, mas também para outros materiais.

Ordem geral de trabalho
Ao começar a fazer brinquedos de algodão com as próprias mãos, você precisa entender que o processo possui características tecnológicas comuns. Os especialistas chamam esse princípio de papel machê. Só que, em vez de papel, usa-se algodão, e a pasta é substituída por cola PVA.
Primeiro, você precisa fazer um desenho do futuro brinquedo para entender quais peças precisam ser feitas. Em seguida, uma estrutura é criada e o material é enrolado sobre ela para obter o formato desejado da peça. Além disso, cada camada é revestida com cola. O produto final é pintado e envernizado.
Importante! A junta adesiva deve garantir a resistência da estrutura, por isso é importante realizar a colagem com muito cuidado.
Fazendo a moldura
Se o artesanato tiver uma configuração complexa, é melhor usar uma estrutura de arame. Por exemplo, um rato com cauda longa ou uma boneca com braços e pernas dobráveis simplesmente não funcionarão sem um suporte especial.
Para garantir mobilidade e estabilidade, é necessária uma moldura. Após a criação, ela deve ser envolvida em papel alumínio, dando a suavidade necessária às linhas e aparando as arestas. Em seguida, a primeira camada de algodão é colocada sobre a moldura.

Adicionando volume
Para economizar dinheiro, itens muito volumosos são primeiro cobertos com uma camada de papel desnecessário (jornais, revistas). As folhas são cuidadosamente amassadas em bolas e embrulhadas em papel alumínio. Fios fortes são usados para destacar áreas individuais. Quando enrolados ao redor do corpo em um determinado local, eles formam um formato específico. A tecnologia é adequada para itens como um boneco de neve ou uma coruja.
Como pintar o rosto de uma boneca
Para embelezar o rosto de uma boneca, é preciso pintá-lo cuidadosamente. Aplica-se tinta branca na área dos olhos. As sobrancelhas e a pálpebra superior são realçadas com preto usando um pincel fino. É melhor pintar a íris de azul e destacar as pupilas com marrom, com pequenos pontos claros nas laterais. Os lábios são pintados com um tom rosa e o tom suave da pele é enfatizado com bege. Você pode adicionar um pouco de blush nas bochechas. Você pode dar volume à fantasia com leves pinceladas de vermelho.
Observe! Para que seja possível pendurar o brinquedo na árvore de Natal, é feito um furo na parte superior e passa-se um fio por ele.
Master classes sobre como fazer brinquedos de árvore de Natal de algodão para iniciantes passo a passo
Para dominar o processo de fazer enfeites de árvore de Natal com algodão, uma artesã iniciante deve estudá-lo em detalhes. Uma versão passo a passo do trabalho pode ser encontrada em um site especializado na internet. Na maioria das vezes, a tecnologia do trabalho e sua complexidade dependem do modelo escolhido. Alguns deles são discutidos com mais detalhes.
Menino com bagels
As instruções para fazer bonecos de algodão são bem simples:
- Crie uma moldura baseada no desenho e dê volume a ela usando papel nos lugares certos.
- Cubra a base com adesivo.
- Enrole a peça de trabalho em papel alumínio.
- Enrole-o em espiral com algodão e dê forma.
- Deixe o produto de molho em uma solução de amido.
- Deixe secar completamente.
- Pintar e envernizar com verniz acrílico.
Os pãezinhos são feitos separadamente. Para o trabalho, você precisa preparar farinha e curativo adicionalmente:
- Um pedaço de algodão é enrolado em forma de torniquete e envolto em uma bandagem.
- A salsicha resultante é dobrada em forma de anel e costurada.
- O anel é mergulhado em uma massa pré-misturada de farinha e água. Deve ficar com a consistência de creme azedo espesso.
- O produto é assado por cerca de dez minutos até dourar.
Só falta amarrá-lo em um fio e entregá-lo às mãos de um menino de algodão. Essa master class será fácil de repetir, mesmo para um iniciante.
Os meninos e o boneco de neve
Os brinquedos para árvore de Natal em forma de homem são feitos seguindo o mesmo princípio do boneco de neve. Depois de criar uma moldura e dar-lhe volume, você pode começar a moldar a imagem da figura. Após a colagem e a pintura, a peça é levada para secar. Para criar um boneco de neve, você também precisará de um palito de dente e decoração.
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Enrole três bolas apertadas de tamanhos diferentes.
- Trate a superfície com uma camada espessa de amido e prenda palitos de dente dentro.
- Faça alças com galhos e um cachecol e um chapéu com fios.
- O passo final é desenhar um rosto. Granulado de glitter é usado como decoração.
- Cubra o brinquedo acabado com verniz acrílico.

Donzela da Neve
Ao criar uma Donzela da Neve com algodão, você precisa imaginar claramente a imagem que deseja obter no final. Uma linda menina pode ser feita da mesma forma que uma boneca, pintando cuidadosamente o rosto e escolhendo uma roupa. É muito mais rápido e fácil fazer uma Donzela da Neve. Esta netinha ainda é pequena e não precisa de maquiagem.
O trabalho prossegue da seguinte forma:
- Depois de polvilhar um pouco de algodão, você precisa esculpir o rosto, fazendo pequenos recortes para os olhos e a boca.
- Corrija todos os defeitos com um pincel molhado.
- Faça um laço de arame na cabeça.
- Para o corpo, crie uma estrutura de arame em branco.
- Enrole a moldura finalizada em camadas de algodão, cada uma delas umedecida com cola.
- Ao envolver, você deve levar em consideração o formato que os braços, pernas e outras partes do corpo devem ter e, dependendo disso, ajustar a espessura da camada de envolvimento.
- Faça um cachecol ou chapéu de algodão.
- Forme também botas de feltro e um casaco de pele.
O produto seca por um longo tempo. Levará vários dias para ficar completamente pronto. Na primeira etapa, é melhor secá-lo no forno por cerca de dez minutos. Em seguida, a estatueta é pintada com aquarela.
Observe! Para dar ao rosto um tom natural, a tinta bege deve ser diluída em água. O mesmo pode ser feito com blush, usando a cor rosa. Os detalhes do rosto são desenhados com tinta acrílica.

Menino com mato
Como fazer um menino pode ser visto acima. Figuras de pessoas em árvores de Natal sempre foram muito populares. Para variar, galhos são colocados nas mãos do brinquedo. Eles devem ser fixados com a mesma cola.
Papai Noel feito de algodão para a árvore de Natal
Todos os brinquedos de algodão, cuja master class de confecção foi descrita acima, são interessantes e atraentes. Mas o que seria o Ano Novo sem o Papai Noel? Depois que a netinha estiver pronta, você pode passar para a criação do símbolo mais importante.
A produção de um Papai Noel de algodão é realizada da seguinte forma:
- Um esboço da figura futura é feito de papelão.
- É feito um laço para colocação conveniente nos galhos.
- Uma folha de papel ou jornal é rasgada em pedaços e reunida em pedaços. Eles devem ser colados a uma base de papelão, criando o volume desejado.
- Para deixar o laço forte, ele deve ser enrolado com fio de náilon forte e colado na parte de trás do brinquedo.
- O algodão é dividido em tiras, que são enroladas ao redor do produto. São necessárias várias camadas para obter o formato desejado.
- O brinquedo deve ser completamente revestido com solução adesiva e deixado secar completamente.
- Usando pedaços de algodão tratados com cola, faça um chapéu, um casaco chique de pele de carneiro, botas de feltro confortáveis e outros detalhes que o Velho Frost tem.
- A figura finalizada é pintada e um rosto é criado.
Gatinha
O processo de criação é o mesmo de qualquer animal de quatro patas. Consiste no seguinte:
- Criando um esboço no papel.
- Fazendo uma estrutura de arame.
- Adicionando volume usando papel.
- Revestimento em folha metálica.
- Cobrir com algodão.
- Pintura e envernizamento.
Recomendações! Para deixar o artesanato mais interessante, você pode criar uma casinha para o gato e pendurá-la por perto.
Dom-fafe
Este pássaro tem plumagem vibrante e é considerado um símbolo do inverno, por isso os brinquedos de dom-fafe são frequentemente pendurados em árvores de Natal. Você pode fazer o artesanato da seguinte maneira:
- Molde o corpo do pássaro com algodão de acordo com o desenho selecionado.
- Recorte um bico de papelão.
- Cubra generosamente a superfície com solução adesiva e deixe o produto secar.
- Pinte a estatueta e envernize-a.

Cogumelo Boletus
Para criar o artesanato, pegue um cotonete forte e enrole-o em uma camada de algodão. Isso formará o caule do cogumelo. Em seguida, recorte a tampa em papel grosso e, depois de dar o formato desejado, cole-a no caule. Resta pintar e envernizar o brinquedo. Você pode fazer outros cogumelos da mesma maneira, por exemplo, um cogumelo-mosca brilhante ou um delicado cogumelo-do-mel.
A tradição de fazer enfeites para árvores de Natal surgiu há muito tempo. Cada nacionalidade tem seus próprios segredos para fazê-los. Todos os anos, antes do Ano Novo, é realizada uma feira desses produtos. Brinquedos antigos atraem atenção especial. A moda de fazer artesanato com as próprias mãos está gradualmente renascendo. Aulas de artesanato sobre como fazer enfeites para árvores de Natal são fáceis de encontrar na internet. Tendo dominado a técnica de criação de brinquedos, os artesãos iniciantes certamente desejarão expandir seus conhecimentos.




