Hoje em dia, um novo brinquedo está ganhando popularidade: o lizun, ou slime. No entanto, não se apresse em comprá-lo para o seu filho. Com a ajuda deste artigo, você pode aprender a fazer slimes em casa.

O que é um slime?
Slime é um brinquedo lançado pela Mattel em 1976. Curiosamente, muitas empresas começaram a produzi-lo desde então. Quimicamente, o slime consiste em moléculas de uma substância polimérica (como cola) que formam fios como espaguete. Tetraborato de sódio, ou bórax, também é adicionado ao slime, o que lhe confere elasticidade ao toque e maciez ao toque com o dedo.
Como misturar slimes

Slime é uma substância viscosa produzida pela combinação de tetraborato de sódio com água. Possui uma textura espessa, semelhante a cola.
O slime também pode conter cola PVA. É considerado atóxico, mas é melhor misturá-lo com luvas de borracha e óculos de proteção. Se ingerido, o slime pode ser muito perigoso para a saúde de crianças e adolescentes.
Os ingredientes básicos para misturar slimes e lesmas são cola, bórax, creme de barbear, loção ou óleo corporal e amido de milho. Você pode ajustar a quantidade de bórax com amido de milho, assim como muitos outros ingredientes. Isso serve para controlar a espessura, a viscosidade, a pegajosidade, a elasticidade e a consistência do slime.
Observe! Para escolher uma cor bonita para o seu slime, você pode usar qualquer corante alimentício ou até mesmo cosméticos, como batom.
Princípio de cozimento

Os principais componentes para fazer um slime são qualquer tipo de cola e um ativador. Os ingredientes restantes são adicionados de acordo com a preferência. Existem muitas receitas para fazê-lo. De acordo com a mais simples delas, os slimes são misturados na seguinte ordem:
- O amido (75 gramas) deve ser diluído em água fria (150 ml).
- Adicione um pouco de cola PBA (cerca de 60 ml).
- Se desejar, adicione corante e óleo essencial para dar cor e aroma intensos.
- Misture, deixe endurecer e coloque em um saco.
Talvez seja necessário jogar esse slime fora depois de algumas semanas, mas é uma receita muito fácil e rápida.
Importante! Ao fazer seu próprio slime, é melhor usar sacos que fechem na parte superior, os chamados sacos zip-lock.
Instruções de trabalho com proporções

Quais ferramentas podem ser necessárias para a produção:
- xampu – 100 ml;
- água – 100 ml;
- corante (opcional);
- amido – 200 g.
Coloque o amido em um recipiente de plástico ou vidro. Em seguida, adicione água e misture bem para evitar grumos. Cubra o recipiente com uma tampa e leve à geladeira por 10 a 12 horas.
Fazendo Slime sem Cola

É possível misturar slimes usando outra receita. Desta vez, não é necessária cola. Primeiro, você precisa estocar:
- farinha – 2,5 colheres de sopa;
- sabonete líquido – 2 colheres de sopa;
- pasta de dente – 1,5 colher de sopa (cerca de 20 ml).
Pegue uma tigela de metal e coloque a pasta de dente nela. Em seguida, adicione o sabão e misture bem. A pasta de dente deve dissolver. Adicione farinha à mistura. Em seguida, misture bem para evitar grumos. Amasse a mistura com as mãos e, por fim, polvilhe com água.
Slime sem tetraborato de sódio

O tetraborato de sódio, ou bórax, é o segundo ingrediente mais popular no slime clássico, depois da cola. Pode ser comprado sem receita em farmácias ou lojas de materiais de construção. O bórax melhora as propriedades do slime, mas você pode dispensá-lo.
Para preparar o brinquedo você precisará de:
- Cola PVA – 50 g;
- bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa;
- uma xícara de água – 100 ml;
- corantes – opcional.
Dissolva a cola em 50 ml de água e adicione a tinta a essa solução. Dissolva o bicarbonato de sódio na água restante e misture bem com a mistura de água e cola.
Fazendo Slime com Play-Doh

Primeiro, você precisa preparar gelatina (1 pacote), plasticina (100 g) e água (no máximo 50 ml). Despeje a gelatina com água fria e misture bem. Depois disso, deixe a mistura descansar por uma hora. Ferva a gelatina hidratada. Coloque a plasticina em outro recipiente e coloque-a em banho-maria. Aqueça o recipiente até que a plasticina amoleça. Em seguida, despeje a gelatina levemente resfriada. Em seguida, sove bem a massa.
De espuma de barbear

Fazer slime com este ingrediente é uma ótima solução. Este slime acaba sendo o mais fofo e agradável ao toque. Para fazê-lo, você precisa preparar:
- espuma – 20 ml;
- Cola PVA – 80 ml;
- tetraborato – 1 colher de chá;
- sabonete líquido – 20 ml;
- corante e aromatizante - opcional.
Primeiro, você precisa misturar espuma, sabão e cola e, em seguida, adicionar cuidadosamente o tetraborato, além de corante e aromatizante (por exemplo, especiarias). O slime criado com cola de alta qualidade fica espesso e, durante o jogo, emite sons antiestresse agradáveis.
Dicas gerais para fazer

Antes de misturar os slimes, certifique-se de ter todos os materiais necessários em mãos. Você pode aumentar a quantidade de ingredientes, mas precisa manter as proporções:
- 1 frasco de cola;
- Solução de bórax. Misture uma colher de chá de detergente, bórax e uma xícara de água morna. Misture tudo até a água ficar transparente novamente.
- espuma de barbear (especificamente espuma, não gel).
Você pode dispensar os seguintes ingredientes:
- Corante alimentício é um ingrediente opcional, mas definitivamente torna o slime muito mais divertido. Você pode colorir com sua cor favorita ou criar uma paleta de cores vibrantes para o seu filho.
- O amido líquido é um ingrediente que torna o muco menos pegajoso.
- Balões de poliestireno devem adicionar propriedades esteticamente agradáveis ao slime. Contas comuns podem ser usadas em seu lugar.
Depois de ter os ingredientes necessários em mãos, você pode começar a criar seu próprio slime.
Conformidade com as medidas de segurança

Quais precauções de segurança devem ser tomadas ao fazer um brinquedo:
- A produção de slime deve ser feita sob a supervisão de um adulto, que deverá medir e manusear todos os produtos químicos utilizados na preparação. Além disso, as sobras do trabalho devem ser devidamente limpas.
- Superfícies, ferramentas de mistura e recipientes devem ser desinfetados regularmente após a conclusão dos experimentos com slime.
- Depois de brincar com slime, as mãos devem ser bem lavadas com um líquido apropriado.
- Você não deve usar ingredientes a menos que estejam listados. Muitos slimes contêm bórax ou uma forma de bórax, até mesmo amido líquido, que contém borato de sódio. Certifique-se de verificar os rótulos dos ingredientes primeiro.
Como cuidar e guardar um brinquedo em casa

A vida útil do slime varia de 2 semanas a 2 meses e depende da qualidade do brinquedo e do local de armazenamento. Os fabricantes recomendam colocar a substância viscosa em uma embalagem hermética e guardá-la em uma prateleira na geladeira. É melhor armazenar o produto em uma temperatura constante, pois ele não tolera oscilações. A temperatura ideal é de +3 a +10 graus.
É melhor escolher um local escuro, moderadamente fresco e com baixa umidade. Não deve ser exposto ao sol, especialmente em climas quentes.
Importante! O congelador não é um bom lugar para armazenar slime. O brinquedo congelará e se transformará em um bloco de gelo. Após o descongelamento, ficará líquido e impróprio para brincar.
Os seguintes são adequados como embalagens para armazenar slime:
- um saco com fecho hermético que também contém cosméticos;
- o recipiente de plástico em que o brinquedo foi vendido;
- lata de café;
- recipiente de plástico embaixo do creme;
- recipiente plástico de cozinha;
- frasco de remédio.
Para começar, você precisa fazer o seguinte:
- Coloque o slime em um recipiente hermético.
- Sele e leve à geladeira.
- Uma vez a cada 3-4 dias, “alimente” o slime adicionando uma pitada de sal a 2 colheres de chá de água.
Se a criança não brincar com o slime por uma semana, ele precisa ser retirado e verificado em seu estado. Slimes não duram muito. Se o brinquedo estiver danificado, será necessário descartá-lo e comprar um novo.
Observe! A qualidade, a cor e a consistência do slime dependem de como você o armazena. Não o coloque na geladeira sem embalagem. O slime vai secar, perder suas cores vibrantes e absorver odores desagradáveis.
O slime pode ser feito em casa, embora a maioria das receitas à base de tetraborato de sódio deva ser evitada, pois pode causar danos à pele de crianças. No entanto, existem receitas naturais de goma de mascar que podem ser feitas com crianças, mas terão uma textura diferente da goma de mascar comum.




