Uma ótima ideia para artesanato seria um pegador de panela em forma de ratinho, feito de crochê com qualquer fio que você quiser. Este não é apenas um símbolo do ano em curso, mas também um item bastante prático que pode ser usado na cozinha. Artesãs experientes lidarão facilmente com a tarefa, mas iniciantes devem primeiro entender o padrão de tricô detalhado.

O que você precisa para começar
Para criar um lindo e brilhante porta-ratos, você precisa preparar os seguintes materiais:
- Linhas de crochê (100% algodão ou acrílico). Recomenda-se escolher cores como rosa, marrom e bege.
- Anzol nº 3.
- Linha branca com agulha.
- Tesoura.
- Um pedaço de feltro preto.
Pegadores de panela de crochê para a cozinha: descrição dos princípios gerais do tricô
Antes de fazer um pegador de panela de crochê, você deve se familiarizar com alguns princípios desse processo. Se o pegador de panela for usado diretamente para o fim a que se destina, o fio usado durante o tricô deve ser de espessura média. Se você planeja usá-lo como suporte para panelas, neste caso, você deve escolher fios mais grossos.

A cor rosa é escolhida para tricotar as orelhas, o bege claro é perfeito para o corpo do camundongo, mas é melhor amarrá-lo com uma linha alguns tons mais escura que o próprio corpo. Também é usada para tricotar o rabo e o nariz do camundongo.
Importante! Ao tricotar, a agulha deve ser selecionada de acordo com a espessura do fio, caso contrário o produto ficará frouxo ou muito apertado.
Pegador de panela de crochê: descrição passo a passo do símbolo de 2020
Os principais símbolos que serão utilizados durante o tricô:
- circuito de ar – VP;
- ponto alto – pb;
- ponto baixo – pb.
Agora você pode começar a tricotar. É feito em turnos: primeiro tricota-se o corpo, depois as orelhas, o nariz, os olhos e o rabo.
Torso
Primeiro, vamos para o corpo:
- Pegue um fio bege e uma agulha de crochê de tamanho correspondente à sua espessura. A primeira carreira consiste em 11 laçadas de ar, depois 10 corr. p.v. - a correntinha principal e uma para levantar.
- A segunda carreira é feita em ponto baixo. A agulha é inserida na segunda laçada e 2 pb são tricotados. Em seguida, 1 pb é tricotado em cada corr até o final e, na última, 2 pb são tricotados novamente. Assim, o número de laçadas na carreira aumentou para 12. Em seguida, 1 pb de elevação é feito e o tricô é virado.
- A terceira carreira é tricotada seguindo o mesmo padrão da segunda. O resultado deve ser 14 pb.


- O produto é tricotado de acordo com o mesmo princípio até a carreira 13. Como resultado, você deve obter 34 pb.
- Não há necessidade de adicionar mais laçadas. Os pontos baixos são tricotados até a carreira 32.
- Após a carreira 32, você precisa começar a diminuí-las e, para isso, a cada volta do produto, você não precisa fazer uma laçada de ar para levantar, mas deve imediatamente tricotar um ponto baixo.
- A diminuição nos pontos deve continuar até a carreira 62, até que restem apenas 3 pb.
- Em seguida, você precisa amarrar o produto imediatamente. Para isso, também se amarra um sc em um círculo, corta-se o fio na ponta e dá-se um nó, que fica bem escondido entre os fios.
- Usando um fio marrom escuro, o corpo do camundongo também é amarrado com sc.
- Tricotando até o meio do corpo com um fio marrom, faça uma corrente de 40 PV. Em seguida, tricote na ordem inversa seguindo o seguinte padrão: 1ª e 2ª laçadas - P.B., e todas as subsequentes - P.B. Ao chegar ao final da cauda, continue amarrando o corpo com pontos baixos. Ao final, corte a linha, dê um nó e aperte cuidadosamente entre as linhas.

Informações adicionais! Ao final de cada carreira, é necessário um VP de elevação. Caso contrário, o produto ficará enviesado a cada carreira.
Ouvidos
Em seguida, faça as orelhas:
- Usando linha rosa, faça uma corrente de 7 laçadas.
- A primeira carreira é composta de pontos baixos, uma laçada de elevação e o produto é virado.
- A partir da segunda carreira, haverá um arredondamento. Para isso, as primeiras 6 laçadas são feitas em ponto baixo (PB), e na última sétima, 5 pontos baixos são tricotados de uma só vez. 1 laçada de elevação e o produto é virado.
- A terceira carreira é tricotada de forma semelhante à segunda: as primeiras 6 laçadas têm 1 pb, na 7ª – 3 pb, na 8ª – 1 pb, na 9ª – 3 pb e depois 1 ponto baixo. 1 laçada de elevação e o produto é virado.
- Na carreira seguinte, as 2 primeiras laçadas são pb, depois do 3º ao 8º - 1 pa, no 9º - 3 pa, depois no 3º - 1 pa. Em seguida, a carreira é tricotada com pa sem aumentos e as 2 últimas laçadas da carreira são pontos baixos, levantando o VP.
- A próxima carreira é tricotada seguindo o mesmo princípio da anterior: as 2 primeiras laçadas são pontos baixos, depois, do 3º ao 8º ponto, 1 pb, no 9º ponto, 3 pb, 4 laçadas - 1 pb. Em seguida, a carreira é tricotada com pb sem acréscimos e, no final, 2 pb, elevação em VP.
- A borda inferior da orelha é tricotada com pb, deixando um fio de 30 cm de comprimento, cortado e apertado em um nó.
- Assim como o corpo, o olho é amarrado com linha sc marrom.
- A segunda orelha é tricotada da mesma forma que a primeira.

Importante! Se o pegador de panela for servir de suporte, é melhor fazê-lo duplo.

Nariz
O nariz é feito da seguinte maneira:
- Você também precisará de fio rosa. Faça uma pequena laçada, mas não a aperte, e tricote 6 pb nela.
- Em seguida, eles são puxados para dentro de um anel apertado pela ponta do fio.
- O tricô é feito em círculo. A segunda carreira é tricotada em cada laçada com 2 pb. O resultado deve ser 12 pb.
- Resta um fio de 20 cm de comprimento, que é amarrado com um nó e cortado.

Olhos
Para criá-los, você precisa cortar 2 círculos pequenos de feltro preto previamente preparado.

Montando o pegador de panela
O produto é montado da seguinte forma:
- Para começar, pegue a linha de uma das orelhas, insira-a na agulha e costure-a em ângulo em relação ao corpo do rato.
- O segundo ilhós também é costurado a uma pequena distância do primeiro.
- Um nariz de malha é costurado na parte inferior.
- Os olhos são fixados com linha de costura branca. Isso é feito no centro do olho para obter pupilas brancas.
Interessante saber! Para que o pegador de panela desempenhe melhor sua função, é recomendável adicionar um forro de tecido por baixo.
Todos os fios restantes do tricô ficam escondidos dentro do produto.
Assim, o pegador de panela em crochê, de acordo com a master class, está pronto. Ele foi projetado de forma a descrever com a maior precisão possível e passo a passo as etapas da criação de um item tão interessante e incomum para a cozinha. Se houver crianças em casa, elas certamente ficarão encantadas com o pegador de panela. Esta é uma das opções possíveis. Também existem produtos redondos, portanto, antes de começar a tricotar, você deve se familiarizar com todas as versões possíveis do artesanato e escolher a que mais lhe agrada.




