Existem várias maneiras de fazer uma boneca com uma meia. Depende muito do modelo escolhido e do tipo de brinquedo em si. Mas, de qualquer forma, você obtém um brinquedo original em formato e cor, de tamanho pequeno e com as características mais fofas. Esta opção é adequada para brincar e decorar, e até mesmo uma costureira iniciante pode lidar com o trabalho.
- Fantoche de meia: descrição do brinquedo
- O que você precisará para o trabalho
- Ideias interessantes para bonecas de meia
- Rosto de brinquedo
- Aula magistral sobre como costurar um brinquedo a partir de uma meia
- Um cachorro maravilhoso feito de duas meias
- fantoche de mão teatral
- Coelho de uma meia velha
- Gato de meia faça você mesmo
Fantoche de meia: descrição do brinquedo

A meia é uma excelente base para a confecção de diversos brinquedos. As vantagens deste tipo de boneca são os seguintes fatores:
- Material barato e fácil de trabalhar.
- O brinquedo vem em cores interessantes.
- Não há grande número de costuras, nem necessidade de preparar um molde.
- Forma esteticamente atraente de qualquer tipo de boneca.
- O material é agradável ao toque.
- O produto tem dimensões pequenas.

Importante! Uma vantagem adicional é que alguns modelos podem ser feitos com crianças, desenvolvendo a coordenação motora fina e a imaginação delas.
O que você precisará para o trabalho
Existem várias técnicas para fazer uma boneca de brinquedo a partir de uma meia, mas cada uma delas requer certas ferramentas e materiais adicionais:
- O material principal para o trabalho serão meias. Dependendo do modelo, pode ser usado um par ou apenas uma peça.
- Para preparar o formato do futuro brinquedo, são utilizadas tesouras, que podem facilmente cortar o excesso de tecido e criar o formato necessário.
- Os produtos devem ser volumosos, então você precisa usar um enchimento. As melhores opções são holofibra ou enchimento sintético. Borracha de espuma finamente picada pode ser um análogo.
- Para o processamento posterior, você precisa pegar linhas na cor do tecido e uma agulha fina.
Além dos acessórios básicos, vale a pena preparar elementos decorativos: fitas de cetim, miçangas, botões, contas, rendas, linhas de bordar. A escolha da decoração depende do modelo do produto macio e da sua utilização futura.
Ideias interessantes para bonecas de meia
Uma boneca de meia pode ser um ótimo brinquedo para uma criança e também para decoração de interiores. Há uma enorme variedade de modelos e tipos, cada um implementado de acordo com um esquema de fabricação específico.

Rosto de brinquedo
Usando uma meia de náilon, você pode fazer um rosto de boneca com características e formas detalhadas. Uma aula magistral fácil sobre como fazer um rosto de boneca usando uma garrafa como base rígida é mostrada na imagem.

Todos os detalhes do rosto são formados costurando a base de nylon.
Aula magistral sobre como costurar um brinquedo a partir de uma meia
Seguir as instruções passo a passo para fazer uma boneca de meia com suas próprias mãos lhe dará muito prazer no processo. Isso pode se tornar um verdadeiro hobby para os amantes do artesanato. Aqui estão algumas master classes simples sobre como fazer os tipos de brinquedos mais populares.
Um cachorro maravilhoso feito de duas meias
A maneira mais fácil de fazer um cachorro com detalhes suficientes é costurar o produto a partir de um par de meias comuns. Princípio de fabricação:
- O primeiro item é usado para fazer uma focinheira com todos os detalhes. Você precisa cortar o calcanhar com o elástico da base, deixando apenas a ponta. Costure as orelhas separadamente do elástico restante, que precisa ser preenchido com enchimento de poliéster. Além disso, você também pode fazer uma cauda.
- Preencha a parte principal com enchimento sintético, costure os olhos, orelhas e nariz na base.
- O segundo item é usado para fazer o corpo e as patinhas. Você precisa colocar a meia com o calcanhar para cima. Corte o elemento longitudinalmente, da ponta até o meio do pé. Faça o mesmo da borda do elástico até o calcanhar.
- Costure as costuras dos cortes. Costure a cauda finalizada à parte saliente do calcanhar. Costure a cabeça à parte principal do dedo do pé. Preencha o corpo com enchimento de poliéster. Costure o buraco.
- Você também pode decorar o cachorro. Faça uma coleira com um pingente e um osso com os restos.

fantoche de mão teatral
Usando o fantoche de meia mais simples que couber na sua mão, você pode criar um verdadeiro teatro de fantoches. Para crianças menores de 1 ano, esse brinquedo será uma alternativa interessante aos desenhos animados e poderá desenvolver muitas habilidades e qualidades úteis.
Como fazer uma boneca de teatro com meias com suas próprias mãos - instruções passo a passo:
- Para um fantoche, é melhor escolher uma camisa de golfe longa para cobrir o braço o máximo possível.
- Você precisa pegar o sapato de golfe pela ponta e dobrá-lo de modo que o espaço entre eles fique para dentro.
- Meça a distância do ponto superior ao ponto inferior. Faça uma oval alongada de acordo com os parâmetros escolhidos.
- Costure uma forma oval feita de tecido de cor diferente nesta dobra – esta será a boca da boneca.
- O calcanhar será um ótimo lugar para fixar cabelos e olhos. É melhor usar olhos de boneca prontos com pupilas móveis.
Um fantoche de meia para a mão é feito em uma hora. Ao mesmo tempo, a criança ficará simplesmente feliz assistindo ao jogo interessante desses fantoches.

Informações adicionais! É possível fazer modelos bastante complexos de bonecas teatrais. Nesse caso, são utilizados mais elementos decorativos e o formato inicial do dedo do pé é significativamente ajustado.
Coelho de uma meia velha
A maneira mais rápida e fácil de fazer um coelhinho macio é usar uma meia velha (de preferência felpuda) como material de base. Além disso, você precisará de tesoura e linha da mesma cor do material de base. O princípio de fazer um coelhinho de brinquedo:
- Você precisa virar a meia do avesso e cortá-la ao meio, indo da ponta até o calcanhar.
- Você obterá duas partes. Você precisa costurar os cortes de cada parte separadamente. Graças a essa manipulação, você obterá as orelhas.
- Vire a peça de trabalho para a frente. Endireite a peça. Vale a pena decidir imediatamente que o calcanhar é o focinho do coelho. O elástico, que agora ficará na parte inferior, pode ser cortado imediatamente.
- Preencha as orelhas com enchimento de poliéster. Isso deve ser feito parcialmente com o restante da peça. Agora você pode costurar a parte inferior da figura. Para deixar a costura impecável e bonita, vale a pena dividir o círculo em 4 partes iguais. É nos pontos de divisão que os primeiros pontos são formados e a base é unida. Em seguida, com pequenos pontos, costure as áreas abertas, prendendo o material para dentro.
- O próximo passo é montar as orelhas. Você precisa costurar a distância entre elas bem na base e esticar a linha. Assim, todas as partes se encaixarão.
- Existem várias maneiras de moldar o contorno do focinho. A melhor maneira é bordar os olhos, o nariz e a boca com linha preta.

Informações adicionais! É melhor não usar meias usadas para fazer o coelho, pois o calcanhar ficará gasto, o que piorará significativamente a aparência do brinquedo.
Gato de meia faça você mesmo
O tipo mais popular de brinquedo macio é o gato, que pode ser feito em 20 a 30 minutos usando um par de meias.
Aula magistral sobre como fazer um gato:
- Corte uma meia ao meio, começando da ponta até o calcanhar. Na segunda meia, corte toda a parte do produto, da ponta até o calcanhar, deixando apenas pequenos triângulos nas bordas.
- Divida a parte da segunda meia ao meio e costure como peças separadas, deixando aberturas para o enchimento. Costure todas as peças ao longo das bordas e nas próprias meias.
- Vire a segunda peça do avesso, corte o elástico e preencha o produto com enchimento de poliéster. Esta será a cabeça do gato.
- Costure uma ponta do elástico, que precisa ser preenchida com enchimento.
- Costure as partes individuais ao elástico da segunda parte, que mais tarde se tornará o corpo. Preencha o espaço em branco com enchimento de poliéster e prenda a cauda ao elástico na área onde as patas traseiras foram costuradas.
- Costure a cabeça ao corpo. O focinho pode ser bordado com linha.
Este gato acabará sendo bem grande em comparação com outros brinquedos desse tipo, já que para sua produção é utilizado um par de meias.

Costurar brinquedos e bonecas com meias é fácil e divertido. Para criar personagens engraçados, vale a pena recorrer a master classes detalhadas, complementando cada modelo com elementos e detalhes individuais. Um pré-requisito importante é a escolha de meias de alta qualidade com um esquema de cores interessante.




