O que é denim: um tecido denso de algodão. Em termos simples, é um material usado principalmente em jeans. Há pouco menos de um século, esse material versátil era usado para confeccionar roupas para trabalhadores, e agora esses itens são constantemente apresentados em desfiles de moda.
Para entender como usar roupas de acordo com o material, você precisa saber sobre jeans - o que é e suas características distintivas.

- O que é jeans em roupas
- História da aparência
- Matérias-primas para produção e características de fabricação de jeans
- Composição e propriedades do tecido
- Tipos de material
- Qual é a principal diferença entre jeans e jeans clássico?
- Então, o que é costurado com esse material?
- Cuidados com tecidos
- Vantagens e desvantagens
O que é jeans em roupas
Este é um material de algodão com trama de sarja. O fio principal dessa trama fica na frente, na cor índigo. O fio da trama, que fica no verso, não é tingido.
História da aparência
Antes de entender um pouco sobre o jeans — que tipo de tecido é esse? —, você precisa conhecer a história. As primeiras calças feitas com esse material foram criadas pelo empresário americano Levi Strauss. Ele ajudou os trabalhadores das plantações a trocar suas roupas de trabalho rústicas por um tecido mais leve e durável.
Os trabalhadores gostaram rapidamente do novo tecido, que protegia a pele e o corpo de forma confiável, além de suportar muitas lavagens e cargas. Ao contrário do couro, o jeans secava rapidamente. Os primeiros produtos para o trabalho eram bege-acinzentados escuros ou marrom-tijolo.
As calças propostas por Strauss pareciam ainda mais sofisticadas, então as casas de moda começaram a criar novos modelos. E depois de 10 anos, essas roupas encontraram admiradores entre os fashionistas.
Na indústria da moda francesa, também existe uma definição para o primeiro denim: o que significa? É um tecido azul de primeira qualidade usado na costura de velas. Em francês, soa como "Serge de Nîmes» — "Tecido de Nimes". Telas duráveis e indeléveis começaram a ser produzidas pelas oficinas de tecelagem da cidade de Nimes, localizada na França.
Matérias-primas para produção e características de fabricação de jeans
O jeans é um tecido feito de diferentes tipos de algodão:
- Algodão importado da Índia e da Ásia. Esta é uma opção mais econômica.
- Gossypium barbadense, matéria-prima produzida com tecnologias especiais e coletada no Egito, Estados Unidos e Turcomenistão. Trata-se de um material com fibras longas de até 7 cm. Essa matéria-prima representa mais de 7% da demanda mundial.
- Um substituto barato para Gossypium barbadense, uma matéria-prima trazida do Zimbábue, hoje fornece uma ampla gama de itens de jeans para o consumidor.
- O algodão upland é originário da Colômbia. O comprimento das fibras é de 2,5 cm, o que resulta em um material mais macio.
- Para produzir tecidos de primeira qualidade, é necessário o fio extra longo dos EUA. Nos Estados Unidos, as plantações cultivam tipos como "St. Louis", "St. Josem Valley" e "Mississippi".
A cor intensa do denim é obtida graças ao fio que passou por inúmeras etapas de secagem e imersão em recipientes com tingimento. O produto da marca, com encolhimento de no máximo 2%, é enrolado com rolos de borracha sob temperatura após a liberação do vapor.
Composição e propriedades do tecido
O jeans é feito de algodão natural. A parte da frente é azul e a parte de trás é branca. O material é feito principalmente com diversos tipos de algodão — americano e africano.
Isso se deve ao fato de o tecido americano ter uma densidade maior, enquanto o tecido africano tem uma cor brilhante e é mais macio. Há também jeans preto, branco e outras cores obtidas com tingimentos especiais.
Como qualquer tecido de algodão, este possui excelente aparência, além de maior densidade e resistência a fatores adversos. Lava-se rapidamente, não retém sujeira e é alisado. A pessoa se sente mais confortável ao usá-lo do que com materiais mais densos e inflexíveis.
Tipos de material
O tecido possui fibras de alta qualidade, duráveis e resistentes a danos. O jeans é difícil de manchar ou rasgar.
A separação é feita por densidade e área de uso. Para roupas leves e camisas, um tecido com 6 a 10 onças é selecionado. Calças e agasalhos são feitos com 10 a 14 onças.
Denim - que tipo de material é e quais tipos existem:
- Elástico com fibras de elastano para deixar o modelo mais ajustado.
- Jeans é um tipo de roupa econômica, as fibras de algodão são parcialmente substituídas por viscose e poliéster.
- O Chambray tem uma estrutura mais leve, pensada para o verão.
- Sarja quebrada, que tem uma trama em espinha de peixe. Baseada no princípio da tecelagem de fios, a "sarja quebrada" foi usada pela primeira vez por John Walker para a empresa de calças Wrangler.
- O cru é o mais natural de todos, pois não é tingido.
- Tecido de lã, com adição de flanela ou outra base, para que possa ser usado no outono. Entretela e entretela são usadas como elemento unificador.
- Tecidos respiráveis e leves para roupas de verão feitos de fios de algodão e seda.
Graças ao desenvolvimento da indústria têxtil, diversos tipos de tecidos estão disponíveis para o consumidor. O material pode ser estampado com listras transversais e verticais, proporcionando um efeito desgastado ou desgastado. As cores clássicas são azul, azul-escuro e preto.
Qual é a principal diferença entre jeans e jeans clássico?
Jeans e denim são frequentemente considerados, erroneamente, conceitos idênticos. Mas a diferença é que "denim" é um grupo de materiais tecidos.
O jeans é um tecido de algodão que contém denim, mas com suas peculiaridades na costura. É considerado mais econômico e elástico. Durante a produção, dois fios coloridos são entrelaçados. É produzido com base em algodão mais barato. Na verdade, o jeans é uma versão mais fina, leve e econômica do denim. Mas o estilo denim é um dos mais modernos.
Então, o que é costurado com esse material?
O tecido tornou-se famoso há meio século. Os escravos das plantações não foram os únicos a usar roupas feitas com esse material por muito tempo. Depois, as tendências da moda evoluíram e calças elegantes e casuais para crianças e adultos começaram a ser feitas de jeans. Você também pode encontrar capas de chuva, jaquetas, vestidos, vestidos de verão e até sapatos feitos de material grosso e denso.
O jeans é o produto principal. A cada ano, você encontra mais e mais itens e roupas feitos com esse tecido, e até mesmo alguns tipos de barracas são feitos de jeans grosso.
Cuidados com tecidos
O jeans feito de matérias-primas naturais encolhe. Isso significa que ele só pode ser lavado em água morna, em ciclo delicado. Recomenda-se lavá-lo separadamente, sem misturar com outras peças. Após o procedimento, a peça deve ser esticada um pouco, moldando-a manualmente. Isso evita o encolhimento.
Roupas secas devem ser estendidas ao ar livre ou em um ambiente bem ventilado. O uso de secadoras e outras fontes de ar quente não é recomendado.
Ao comparar diferentes tecidos, o jeans é bastante exigente, pois não tolera lavagem a seco. Se forem usados produtos químicos, a peça pode "encolher".
Vantagens e desvantagens
As vantagens das roupas feitas de algodão grosso são:
- durabilidade e tempo de uso;
- composição natural e leveza;
- vazamento de ar;
- higroscopicidade;
- atratividade;
- versatilidade;
- conveniência;
- mantendo a forma sem danos;
- recuperação rápida após a lavagem.
Mas também existem as seguintes desvantagens:
- Não se pode lavar uma peça nova com outros tecidos, pois a cor índigo pode desbotar. Isso acontece com menos frequência com roupas pretas;
- Se não for cuidado adequadamente, ele pode encolher.
O jeans é um dos tecidos versáteis que podemos encontrar em qualquer guarda-roupa. É uma opção barata e adequada tanto para o verão quanto, em alguns casos, para o inverno.




