O século XXI está repleto de diferentes tipos de tecidos. Entre eles, há aqueles que fazem você se apaixonar ao primeiro toque. Eles estão sempre no auge da popularidade devido à sua resistência ao desgaste. O cetim Mako, muito utilizado na indústria têxtil, é um deles.
Makosatin - o que é, avaliações de clientes, características de produção e histórico de sua aparência são detalhados neste artigo.
Criação
Há duas histórias sobre a origem do Mako Satin. A primeira diz que as sementes de uma nova variedade de algodão foram coletadas no jardim de Mako Bain, um político indiano. Ele mostrou o algodão ao paxá egípcio e o convenceu a estabelecer plantações para começar a produzir o tecido.
Nome
Seja isso verdade ou não, na Índia, o algodão makosatin ainda é chamado pelo nome de seu compatriota, o algodão Jumel.
Segundo outra versão, o cetim Mako foi descoberto na Europa por um comerciante árabe. Durante uma de suas viagens, ele conheceu tecelões chineses que criaram um novo tipo de tecido com o brilho e a finura da seda, mas com um custo três vezes menor.

Informações adicionais! Nos séculos XVIII e XIX, o cetim Mako era o único tecido que não só a burguesia, mas também a classe média podia comprar.
Como o Mako Satin é feito
Mako Satin é um tecido de cetim macio com um leve brilho. O algodão utilizado em sua produção é cultivado no Paquistão, Egito e Sudão. A área total cultivada não ultrapassa 5% de outros tipos de fibras vegetais.
A matéria-prima é coletada manualmente. Em seguida, é limpa e cuidadosamente penteada. Para atingir a máxima homogeneidade e maciez, as fibras são mercerizadas — tratadas com uma solução alcalina seguida de lavagem.

Os fios mais finos, nº 75, são usados para tecer makosatin. No tear, eles são submetidos a uma dupla torção adicional, que posteriormente confere ao tecido a densidade e a finura necessárias.
O tecido é branqueado. O tingimento reativo é utilizado para o tingimento. O corante penetra na estrutura da fibra. Esta é a opção utilizada por todos os fabricantes de roupa de cama. Isso permite criar um padrão que não perde o brilho após inúmeras lavagens. O linho mantém sua aparência original durante todo o período de uso.

Observe! Para produzir tecidos baratos com a aparência de um brilho de elite, alguns fabricantes utilizam a calandragem: o tecido é passado por um rolo horizontal. O material adquire um brilho cintilante que dura até a primeira lavagem.
Propriedades do Tecido - Experiência Pessoal
Mako satin - avaliações - é uma coleção separada de discursos de agradecimento ao descobridor deste material. Os compradores dos produtos falam sobre 6 propriedades principais do tecido:
- Material ecológico.
- Material macio, mas antiderrapante.
- O tecido tem a textura e a aparência de seda.

- Adequado para pessoas com maior sensibilidade da pele.
- Seca rapidamente após a lavagem.
- Não acumula eletricidade estática.
Qual a diferença para o cetim comum?
A primeira diferença entre o makosatin é o seu custo. Utiliza fibra longa em sua produção e não há adição de impurezas. A variedade de algodão utilizada na produção é de baixa produtividade, exigindo condições especiais para seu cultivo, portanto, o preço é significativamente mais alto.
O cetim comum é feito de fibras curtas e onduladas e pode também conter poliéster. Consequentemente, o custo do cetim é menor.

A densidade do cetim comum é de 120 a 140 fios por 1 cm², enquanto a densidade do cetim Mako chega a 220 fios por 1 cm². E isso com um peso de apenas 125 g por 1 m².
Observe! O aumento da densidade é obtido pela torção dupla do fio.
O cetim Mako também é caracterizado por um brilho mais pronunciado e um toque aveludado leve, o que não é inerente ao cetim comum.
Cuidados com tecidos
O cetim Mako é considerado um tecido requintado que requer cuidados especiais para manter suas propriedades e aparência original. Existem algumas regras que podem ser seguidas para prolongar a vida útil do material:
- Os itens devem ser virados do avesso antes da lavagem.
- Os itens Macsatin não podem ser misturados com tecidos artificiais ou sintéticos.
- Itens coloridos são lavados em temperaturas de até +40–45 graus, e para tecidos lisos a água não deve exceder +60 ºС.
- Não é possível misturar peças na máquina de lavar com tecidos sintéticos e artificiais.
- Após a lavagem, basta sacudir e esticar o tecido. Ele seca rapidinho.
- Se o item precisar ser passado, o tecido deve estar úmido e o ferro deve ser ajustado no modo “passar delicadamente” ou “algodão”.

Se houver alguma mancha na peça, ela deve ser tratada ou removida antes da lavagem. Se a peça for branca, pode-se usar alvejante.

Críticas desfavoráveis
Não pense que, se o cetim Mako é considerado um material caro e de elite, ele é amado por todos. Aqui estão algumas avaliações negativas sobre a roupa de cama de cetim Mako.
Karina Velikanova, 27 anos:
Certa vez, decidi experimentar encomendar online. Vi roupa de cama feita de makosatin. Sugeri à minha sogra. É claro que ela duvidava que uma roupa de cama tão cara valesse a pena encomendar online. Mas ela também decidiu fazer isso e fez uma encomenda. Esperamos muito tempo – cerca de dois meses. Mas quando recebemos a roupa de cama, ficamos muito satisfeitos. Gostamos muito do esquema de cores, da riqueza das cores. E o tecido era macio ao toque, agradável. Nesse momento, chegaram os convidados. Sugerimos que experimentássemos a nossa roupa de cama. Eles passaram a noite connosco durante 4 dias. Quando os convidados foram embora, coloquei a roupa de cama na máquina de lavar. Tirei-a e fiquei espantada. Depois da lavagem, a roupa de cama tinha desbotado bastante.

Yana Novikova, 21 anos:
Meu namorado me deu de aniversário uma linda roupa de cama feita de um tecido desconhecido chamado makosatin. Eu não sabia nada sobre esse material antes. Sou muito exigente na hora de escolher tecidos, então imediatamente procurei na internet por "avaliações de roupa de cama de cetim mako". Li em fóruns. Todos elogiaram o tecido, que era bom e agradável ao toque. Me acalmei, vesti a roupa de cama e fui para a cama. Não consegui dormir por 3 horas! O lençol me pareceu terrivelmente pegajoso, não esquentava nada. E quando vi o preço do produto... Essa roupa de cama não vale o dinheiro que meu namorado pagou. Conjuntos de algodão são 10 vezes melhores e custam menos.

Verônica Mironova, 54 anos:
"Meu marido, inesperadamente, decidiu me dar um presente: um robe de cetim mako. Uma peça muito cara, geralmente não nos damos ao luxo de gastar tanto. É claro que apreciei a qualidade. Era agradável, macio e aveludado, a cor em si era rica e muito intensa. Fiquei absolutamente encantada na época, mas a felicidade durou até a primeira lavagem... Segui todas as instruções de cuidado, mas o tecido encolheu um pouco. Por esse preço, isso definitivamente não deveria ter acontecido. Decidimos que o produto não valia o dinheiro, e meu marido e eu não escolheremos mais cetim mako."

Avaliações a favor do Mako Satin
O cetim Mako é um material caro, mas de altíssima qualidade, e por isso há muitas avaliações positivas de produtos feitos com ele. Aqui está uma pequena parte delas:
Lena Golendiaeva, 25 anos:
"Quando comprei roupa de cama para o quarto do meu filho, optei por tecidos 100% naturais. Uma amiga me recomendou o Mako-satin como opção para roupa de cama infantil, pois já tinha um conjunto desse tipo. O produto é bem caro, então comprei com cautela, pois tinha medo de pagar a mais. Mas meus receios não se justificaram, pois o produto serve fielmente e, além disso, agrada o bebê com um lindo padrão vibrante."

Anfisa Goncharova, 47 anos:
Eu diria que roupas íntimas feitas com esse material são uma nova geração de roupas íntimas que não encolhem, não desgastam, não desbotam nem desbotam. E um conjunto tão brilhante e colorido como o meu já teria desbotado há muito tempo se fosse feito de outro material.
Valery Golovchenko, 27 anos:
Ao escolher um presente de casamento para uma amiga, a primeira coisa que pensei foi em roupa de cama de cetim Mako. Acho que pelo menos um conjunto desses deveria ter na família. Eu mesma tenho um conjunto de roupa de cama em casa feito desse material. O tecido tem muitas características positivas: é adequado para alérgicos, pessoas com pele sensível e bebês. Além disso, é agradável e confortável dormir nessa cama, o corpo respira, é fresco no calor e quente no inverno.

O cetim Mako é um tecido de elite feito de algodão raro. Combina alta densidade com leveza e sedosidade. O único problema é o cuidado com o material.




