A moda muda, mas os modelos clássicos continuam na moda. A saia sino é simples e versátil em sua execução. Como construir uma saia sino e um molde serão descritos neste material temático.
- O que é isso?
- Escolha do tecido
- Materiais e ferramentas
- Tirando medidas
- Construção do padrão
- Quanto tecido será necessário?
- Como costurar
- Como cortar?
- Costura em 2 costuras
- Saia com pregas
- Corte de saia com uma prega invertida na frente
- Padrão de saia com várias pregas
- Acabamento do corpete e bainha
- Como costurar um cinto
- Como usar
- Por esquema de cores
- Sapato
O que é isso?
O nome “bell” foi dado ao produto por causa de seu formato cônico: a saia se abre levemente da cintura até a bainha.
Às vezes, o estilo é confundido com o "meio-sol". Os estilos são semelhantes apenas na aparência, mas diferem na largura. A saia em formato de sino é ligeiramente mais estreita — ocupa de 1/5 a 1/7 da circunferência, enquanto o "meio-sol" ocupa 0,5 da circunferência. A primeira variedade é plana, enquanto a segunda é folgada.

O comprimento do modelo é arbitrário: mini, midi, maxi - tudo depende das preferências do proprietário do produto, e os parâmetros da espessura da parte inferior são baseados nas características da estrutura do corpo.
Não é difícil costurar o produto. O processo de costura não leva muito tempo. Nos moldes publicados online, o DI não é levado em consideração, pois não é difícil traçar uma linha até a marca desejada. O principal é fazer os cálculos corretos ao longo da cintura e do quadril.

A saia fica bem em uma figura de proporções ideais, sem falhas. Ao cortar uma saia sino e um molde com as próprias mãos, passo a passo, a ênfase está nos quadris e na cintura. Essa saia é feita em diferentes variações: mini, midi, maxi. De qualquer forma, o produto ficará perfeito em uma figura feminina proporcional. Uma saia enviesada, um molde com as próprias mãos, passo a passo, não é difícil de fazer; tal produto pode ser cortado por uma costureira iniciante. O mais importante é fazer um cálculo preciso do tecido, tirar as medidas e determinar a largura do futuro produto com antecedência. Em termos de largura, esses produtos são:
- Leve odor;
- Média;
- Largo.

Para garantir que o produto fique perfeito no seu corpo, você deve combinar o comprimento da sua cintura com o dos seus quadris:
- Se a diferença entre a cintura e o quadril for insignificante, é preferível escolher uma opção estreita;
- Para um grande - em um sino largo.
Para ajudar quem deseja costurar o produto, aqui estão algumas instruções.
Escolha do tecido
Para costureiras iniciantes, a melhor escolha é um material de cor única. O tecido não deve ser solto — cetim, linho, jeans, couro.
Observe! Costureiras experientes preferem seda ou chiffon, malhas. Se quiser que a saia fique quentinha, você pode escolher um tecido macio de semilã e costurar um forro fino.

Para costurar o produto, é melhor escolher tecidos lisos, embora a presença de um padrão xadrez e um padrão pequeno não afetem a aparência do produto.
Ao escolher um material, não se esqueça de que o algodão encolhe quando lavado; antes de costurar, é preciso molhar, secar e passar o material.

Materiais e ferramentas
Para trabalhar no molde você precisará de:
- Centímetro;
- Papel para moldes;
- Governante;
- Caneta hidrográfica/lápis.

Tirando medidas
- OT (circunferência da cintura). A medida é feita ao longo da linha estreita da cintura;
- OB (circunferência do quadril). Medida ao redor da parte mais larga da coxa;
- DI (comprimento do produto).
Por exemplo, OT - 78 cm, OB - 104 cm, CI - 70 cm.

Construção do padrão
Eles constroem um ângulo de 90 graus no papel com o ponto A no vértice. Eles encontram o valor de K.
K — caracteriza a curvatura da borda superior da saia na cintura. Dependendo da expansão do produto ao longo da borda inferior, K pode ser:
- 0,8 - sino grande;
- 0,9 - média;
- 1 - pequeno.
O sino é escolhido para ser médio. O valor de K é 0,9.

Quanto tecido será necessário?
- O raio de construção é calculado pela fórmula: K x (OT/2 + 1 cm). Por exemplo: 0,9 x (78/2 + 1) = 0,9 x (39 + 1) = 0,9 × 40 = 36 cm.
- Coloque A à direita, o valor resultante, e atribua a designação T. A partir de T, desenhe uma linha arredondada para baixo. Ao longo da linha, insira o valor OT/2+ cm para o ajuste. Para um exemplo específico: 78 cm/2 + 1 cm = 39 + 1 = 40 cm.
- O ponto T1 é definido. Do ponto A até T1, uma linha é traçada para baixo. DI é medido a partir de T e T1. Neste caso, 70 cm.
- Eles exibem as designações H e H1.
- Verifique a linha do quadril. Para as p. T e T1, reserve 18 cm abaixo da saia, marque as marcas B e B1, desenhe a linha principal e meça-a. O comprimento da linha não deve ser superior a 52 cm neste caso específico.
- Desenhe uma linha inferior do ponto H ao ponto H1.
- Levanta a cintura e o bumbum.
Desenhe a linha central do padrão, reservando uma distância para cima, dependendo do tipo de sino:
- Grande - cintura - 1,5 cm, parte inferior - 3 cm;
- Média - 1,25 e 2,5 cm;
- Pequeno - 1 e 2 cm respectivamente.
Ao cortar, você deve prestar atenção ao corte do produto na diagonal.

Como costurar
O produto pode ser costurado com uma costura — se a tabela de tamanhos permitir, 2 ou 4 costuras. O produto ficará perfeito em um cinto com zíper ou em um elástico.
O que você precisa para costurar?
- Material;
- Raio;
- Botão;
- Fios para combinar com o tecido;
- Tesoura;
- Agulhas especiais para máquinas.

Andamento do trabalho:
- Costure a costura lateral e costure um zíper;
- Costure um cinto;
- Processe a parte inferior do produto. É necessário um overloque para processar a costura.
ImportantePara evitar danificar o tecido, é preciso garantir que o molde esteja disposto corretamente: a peça está dobrada ao longo da linha dos veios (o fio da trama está localizado ao longo da borda).
Como cortar?
- O molde é colocado sobre a peça dobrada ao meio de modo que um dos lados coincida com a dobra do material;
- Trace o molde com giz;
- As margens de costura são feitas - cm;
- Recorte a tela;
Costura em 2 costuras
A costura é um pouco diferente: em vez de uma linha de dobra, há uma linha de corte no tecido, na qual é feita uma pequena margem de costura ao cortar o produto. Ordem de serviço:
- Recorte o produto;
- Recorte os painéis: frente e verso.
- As marcações são feitas na borda esquerda para o zíper;
- Costurando a costura nas marcações;
- Passar a ferro, chulear;
- Marcação e costura no zíper, a costura de acabamento é feita com capricho.
Importante! Antes de costurar o cinto, o produto é experimentado. Se estiver solto na cintura, o tecido é puxado com uma costura grande.
Saia com pregas
Para que outras pessoas apreciem a beleza da silhueta — cintura e quadris —, você pode costurar um produto com dobras. As dobras podem divergir da cintura ou dos quadris; na maioria das vezes, são feitas dobras opostas.

Se houver várias dobras, você precisa costurar com cuidado para que a proporção quantitativa delas na frente e atrás seja a mesma.
A base para a criação de um molde para um produto com pregas é a versão clássica de um molde, mas deve-se levar em consideração que será necessário mais tecido para costurar uma saia com pregas.
Corte de saia com uma prega invertida na frente
O alinhavo é removido da dobra e passado a ferro.
Modelo com várias dobras, cortado de forma semelhante. A base do corte é um molde básico.

Padrão de saia com várias pregas
O molde finalizado é cortado em pedaços de acordo com o número de dobras. Em distâncias iguais ao longo da linha do arco da cintura, na parte inferior, marque os pontos de conexão.
- Corte ao longo das linhas formadas.
- As cunhas são dispostas sobre o material de modo que a distância entre elas seja a mesma, idêntica em profundidade de dobra, e as linhas de corte sejam paralelas entre si.
- Trace com giz, deixe margem.
- Corte e alinhave as dobras;
- Costurando as laterais, colocando o zíper, costurando o cinto, finalizando a parte de baixo.
- O toque final é passar as dobras e remover o alinhavo.
Acabamento do corpete e bainha
Se os cálculos forem feitos corretamente, a linha inferior precisa ser revisada, a peça experimentada e aparada, se necessário. Isso não é feito de uma só vez: a saia é deixada de molho, seca, passada, a parte inferior é nivelada e o tecido saliente é cortado.
A bainha pode ser finalizada com overloque (ao costurar malhas) ou costurada à máquina manualmente com ponto "invisível" (parâmetros da bainha: 5 mm). Se desejar, a bainha pode ser pespontada, debruada com cordão ou costurada com babado ou renda.
Como costurar um cinto
Para preparar o cinto, desenha-se um retângulo com os parâmetros correspondentes (a parte do cinto ocupa 0,5 do produto). Os moldes são colocados nele, fixados com alfinetes, contornados com giz e recortados.
A peça resultante (tira) é dobrada ao longo do avesso para fora, ao meio, e os lados curtos são costurados juntos.
ImportantePara deixar os cantos perfeitos, algumas margens são cortadas da peça.
A peça é virada do avesso, passada a ferro e as margens de costura são pressionadas para dentro ao longo do lado comprido.
Insira a saia no cinto ao longo da cintura e alinhave.
Costurando a cintura usando um ponto de borda.
Corte e faça uma casa de botão.

Como usar
Esta peça é um verdadeiro achado para qualquer fashionista. A saia é perfeita para criar looks diferentes: casuais, elegantes, para o trabalho — tudo depende do material escolhido para a costura da peça.
Vantagens: realçam as vantagens da silhueta e escondem as desvantagens com o comprimento certo. Por exemplo, modelos na altura do joelho alongam as pernas e escondem a largura dos quadris. Saias plissadas enfatizam a cintura e dão o volume que falta aos quadris finos.
Principais opções:
- Blusas;
- Camisetas;
- Camisolas;
- Gola alta com corte clássico.
Observe! Para que a peça fique perfeita, a parte de cima da composição deve ser desprovida de volume, já que a saia é evasê na parte de baixo.
É por essa razão que o topo deve ser simples.
Por esquema de cores
Peças coloridas combinam bem com peças lisas, e uma blusa branca e uma saia lisa são uma ótima opção para o escritório.
Sapato
Ao escolher os sapatos, lembre-se de que tudo vale (exceto tênis).

É importante entender que nem todo mundo gosta de um trabalho como a costura por conta própria. Você só consegue fazer uma saia realmente linda com a atitude certa, então, antes de começar, você precisa resolver todos os problemas atuais para que nada a distraia.




