Roupas de bebê precisam ser compradas com muita frequência. No primeiro ano de vida, a criança cresce mês a mês. Muitas mães querem economizar na compra de produtos para bebês, então se dedicam a bordados. Este artigo explica como costurar um macacão de bebê e quais materiais são necessários para isso.
- Tipos de macacões de bebê
- Seleção de tecidos
- Materiais e ferramentas
- Valores de medidas geralmente aceitos
- Construção de um molde para um macacão
- Aumento de tamanho
- Como costurar um macacão de bebê com suas próprias mãos - processo passo a passo
- Decote nas costas
- Largura da manga
- Linha de fundo da manga
- Frente e arranhões
- Conjunto
- Processamento decorativo
- O número ideal de roupas de bebê para recém-nascidos
Tipos de macacões de bebê
Os macacões de bebê são roupas práticas e universais, são bem folgados e a criança se sente muito confortável com eles. Muitas crianças cresceram com esses macacões.
Os tipos de produtos infantis são classificados:
- Tipo de fecho - fitas, ímãs, botões;
- A localização do zíper - frontal ou traseiro;
- Tamanhos de manga;
- Decorando as costuras - por dentro e por fora;
- Equipado com luvas anti-arranhões.

Observe! Para recém-nascidos, é aconselhável comprar macacões com mangas compridas, costuras externas e botões nas costas. As costuras não esfregarão a pele do bebê e serão convenientes para os pais trocá-lo. Moldes de macacões de bebê para recém-nascidos podem ser encontrados em revistas de costura. Abaixo, você encontrará várias opções. Você também pode fazer vários vestidos ou blusas infantis a partir de 0 anos com eles.

Seleção de tecidos
No verão, é melhor usar materiais leves para costurar roupas de bebê, como chita ou algodão. No inverno, materiais com vivo são adequados.
Os tecidos devem ser macios o suficiente e não causar alergias na criança. Para roupas de bebê, não compre materiais com pigmentos brilhantes, pois eles desbotam rapidamente e mancham a pele. É aconselhável escolher tecidos de tons delicados e sem estampas.
Materiais e ferramentas
Para finalizar o trabalho você precisará de uma máquina de costura, para que o produto seja mais durável, fio, viés para acabamento de costuras, botões ou fechos, você pode costurar fitas de cetim.

Você também precisará de uma fita métrica, agulhas e giz de tecido, bem como qualquer molde adequado.
Valores de medidas geralmente aceitos
Para bebês, as medidas geralmente aceitas são: largura da metade da frente - 13 cm; comprimento da manga - 14 cm; profundidade do pescoço - 2 cm para as costas e 6 cm para a frente; tamanho da meia manga no pulso - 10 cm; tamanho do produto inteiro - 27 cm. As medidas variam dependendo do peso da criança. Estes foram os menores valores. Abaixo está uma tabela de medidas para crianças.

Construção de um molde para um macacão
Não é possível fazer um molde em tamanho real para um macacão de recém-nascido. O molde pode ser desenhado em uma folha de papel de tamanho médio, com um corte ao longo do centro das costas e da frente. As costas e a frente do produto diferem na profundidade do pescoço e em uma margem de 3 cm ao longo do corte central para criar o cheiro.
Para fazer um molde, você precisa fazer pontos: marque um ângulo reto com segmentos de 25 cm para baixo e para a direita; centralize no segmento horizontal; marque o decote das costas e da frente na linha; a partir do topo, no segmento horizontal, faça linhas de 8 cm para baixo e, a partir da ponta da manga e do contorno frontal, 5 cm, e desenhe uma linha de conexão; a partir do último segmento, abaixe o canto. O molde para um produto infantil está pronto. Você pode criá-lo sozinho ou encontrar várias opções na internet.
Aumento de tamanho
O desenho, neste caso, não precisa ser ajustado. Somente na hora de transferir para o material, você precisa traçar o molde ao longo do contorno, fazendo recuos de vários centímetros.

Também pode ser necessário aumentar ligeiramente a área do pescoço, dependendo do peso da criança. O pescoço deve ser largo para não esfregar a pele. A criança deve estar o mais livre possível para que não desenvolva brotoejas no verão.
Como costurar um macacão de bebê com suas próprias mãos - processo passo a passo
Como qualquer produto, costurar um macacão começa com um esboço. Ele é desenhado a partir de um retângulo. Marque 30 cm na vertical, que será o comprimento da peça. Marque 15 centímetros na horizontal. Esses indicadores podem ser encontrados tirando medidas: divida a meia circunferência do peito por dois e adicione 2 cm para um ajuste leve. Costurar um macacão para criança é muito fácil, o principal é seguir o diagrama e as regras de costura.
Decote nas costas
Quando o desenho estiver pronto, você precisa fazer um decote para as costas do produto. Marque 4 cm a partir do topo do retângulo. Cálculos aproximados: divida a meia circunferência do decote em três partes. 15/3 = 5 centímetros. Em seguida, desenhe 2 cm para baixo. E desenhe uma linha suave para esses dois pontos.

Largura da manga
Em seguida, você precisa fazer as mangas. O comprimento será de aproximadamente 14 cm; é aconselhável tirar as medidas com um centímetro.
O comprimento da manga deve ser indicado no desenho. A partir do ponto superior da manga, desenhe ½ da largura da manga para baixo e adicione 4 cm de margem.
Linha de fundo da manga
A linha inferior precisa ser suavizada. Para isso, você precisa desenhar três centímetros para cima no corte lateral e indicar essa linha inferior.
Frente e arranhões
Para fazer a parte frontal do produto, desenhe ½ do valor BC do ponto A para a esquerda. E indique o segmento C1. Trace uma linha paralela à linha do retângulo AB com uma medida de 2 cm para cima. Para riscos, use o esboço mostrado abaixo.

O desenho finalizado precisa ser transferido para o material. Costure as luvas com as costuras para fora, para que não esfreguem na criança. Tudo pode ser costurado com overloque.
Conjunto
Posicione a frente e o verso com os avessos voltados um para o outro. Costure à máquina para que o produto fique mais denso e durável. Se o tecido estiver desfiando, é melhor costurar as bordas com overloque ou com ponto à mão, deixando os pontos curtos.
Processamento decorativo
Muitos pais querem que seus filhos tenham um visual vibrante e único, por isso preferem tecidos vibrantes em vez de neutros. Se os macacões forem feitos por você, você pode dar asas à sua imaginação e decorá-los lindamente com nervuras ou fitas de cetim.

Por exemplo, uma linda gola e punhos para um bebê podem ser feitos com costura de linho, com padrão perfurado e bordado, e uma bela renda de tricô pode ser usada como jabot no peito de uma roupa infantil. Você pode fazer bordados ou remendos. Dessa forma, você pode dar um toque de originalidade à peça. Algumas mães gostam de costurar uma fita de cetim ao longo do contorno da peça, criando assim uma barra.
O número ideal de roupas de bebê para recém-nascidos
Macacões são costurados com macacões, e deve haver conjuntos suficientes desses. Após o nascimento do bebê, é recomendável ter 15 macacões no arsenal, pois eles se sujam rapidamente. Mas não é preciso comprar muitos, pois as crianças crescem muito rapidamente, de 1 a 1,5 tamanho por mês.
No verão, o tecido das crianças deve ser respirável e não causar alergias ou vermelhidão. A criança deve ser despida várias vezes ao dia e a pele deve descansar, mesmo que as roupas sejam feitas de materiais puros. No inverno, é melhor dar preferência a macacões quentes com macacão, mas sem lã, para não irritar a pele.

Importante! Não é permitido vestir uma criança com roupas pequenas ou apertadas.
É necessário lavar as roupas das crianças separadamente das dos adultos. Use apenas talcos e amaciantes líquidos para roupas delicadas. Como as roupas e macacões de bebê sujam rapidamente, não é recomendável lavar na máquina todas as vezes, pois podem formar bolinhas no tecido. A temperatura ideal da água é de 40 a 50 graus; é aconselhável torcer à mão, não na máquina. A secagem é permitida em aquecedores ou sob luz solar direta; a passagem deve ser feita a uma temperatura de 100 graus ou com vaporizador. É melhor guardar os produtos infantis em uma cômoda ou armário separado.

Concluindo, vale dizer que costurar macacões de bebê é muito fácil. Isso ajudará a economizar o orçamento de uma família jovem, além de dar asas à sua imaginação e criar um produto original e bonito, com todo o seu amor. Muitos moldes para macacões de bebê são apresentados em masterclasses em diversos fóruns para mães.




