A técnica chenille surgiu há relativamente pouco tempo, mas já se tornou a favorita entre muitas costureiras. Roupas e roupas de cama feitas com ela são muito populares. Este artigo fala sobre a técnica chenille, o que é e como trabalhar com ela, além de apresentar diversas master classes.
O que é chenille
Chenille é um tecido felpudo que surgiu há relativamente pouco tempo. É obtido costurando várias camadas de material com costuras paralelas em uma máquina overlock e, em seguida, cortando as camadas superiores entre as fileiras.
É aconselhável usar essa técnica ao costurar jaquetas, cardigans, suéteres, bolsas, cobertores, colchas e muito mais.
Descrição das camadas do produto:

- A camada de base pode parecer um tecido grosso ou chita fina, mas você precisa entender que, com uma camada de base macia, franjas pesadas podem parecer feias e desgrenhadas. Para a camada de base, é melhor usar materiais sintéticos, não naturais;

- O do meio — o enchimento — pode ser feito na forma de 3 a 6 painéis de tecido de composição semelhante. As cores devem combinar, e camadas suaves ou contrastes vibrantes ficam ótimos. Basicamente, tecido de algodão fino é usado como enchimento, mas materiais densos também são possíveis. Tricôs não são usados com muita frequência — não têm a estrutura necessária para criar uma franja bonita.
- A última camada do produto é considerada a mais básica. Sua aparência afeta a cor das camadas intermediárias, enfatizando a profundidade da cor. Produtos feitos de seda fina, chita colorida e algodão estampado têm uma aparência muito bonita.
- No final, não se esqueça de escovar as bordas com uma escova grossa para soltá-las.

Essa técnica pode ser usada para criar muitas ideias diferentes. Por exemplo, você pode usar jeans velhos para decorar lindamente uma bolsa com uma pequena franja. Fazer cobertores e travesseiros usando essa técnica está se tornando cada vez mais popular.
Algumas pessoas constroem camas e casinhas para animais, decorando-as com franjas. É ótimo fazer isso para o inverno, pois as camadas de tecido proporcionam calor extra para o animal.
Atenção! Para costureiras iniciantes, é melhor primeiro assistir a algumas aulas e livros sobre como fazer o trabalho.
O que você deve saber antes de trabalhar com Chenille
É melhor escolher um material leve, como veludo, seda ou veludo decorativo. Além disso, é aconselhável escolher tecidos que, após o corte, se destaquem bem e combinem bem entre si. Não use materiais que soltem muito pelo, caso contrário, o produto será danificado.

A aparência do produto final depende principalmente da disposição das camadas, ou seja, dos desejos individuais da pessoa.
Quanto mais camadas houver, mais denso e áspero será o material.
Existem muitos acessórios para chenille: estiletes, moldes e pincéis profissionais. Mas não é necessário usá-los.
Para começar a trabalhar, é necessário lavar e secar bem o material.
O ponto na máquina overlock deve ser definido com um comprimento de ponto pequeno.
As linhas devem ser feitas em um ângulo de 45 ou 30 graus.
Estágio preparatório
Para usar essa técnica, você precisa posicionar o material não tecido em um ângulo de 45 graus em relação às linhas de marcação e usar um lápis para fazer marcas a cada cm. Como o material é cortado em um ângulo de 45 graus, ele ficará bonito, mas não se desintegrará.

Usando a imaginação, as artesãs podem criar diferentes enfeites no produto. Para continuar o trabalho, use clipes de papel para prender todas as camadas do material e fixe a base com linhas de dentro para fora.
Pegadores de panela de chenille
Os pegadores de panela são feitos usando a técnica de patchwork chenille, que surgiu há relativamente pouco tempo e envolve o uso de retalhos de tecido para o produto.
Plano de trabalho passo a passo:
- Para fazer um patchwork de chenille, você precisa pegar retalhos de tecido e juntá-los. Todos os lados do pegador de panela devem ficar bonitos, então a camada inferior é formada por duas peças de tecido dobradas de dentro para fora, e as superiores devem ser dispostas como uma torta, com o lado certo para fora.
- É aconselhável fazer cerca de 5 camadas se o material for fino. Em geral, três camadas são suficientes.
- Costure as peças em um ângulo de 45 graus. Não trabalhe no sentido do fio ou transversalmente. O material deve ficar fofo após o corte, não esfarelar.
- Corte as camadas superiores e use os dedos para soltá-las.
- Faça uma trança ao longo da borda da luva.
- Por fim, lave bem a peça a 40 graus, é permitido centrifugar.
Padrão de costura para um tapete usando a técnica chenille
Fazer um tapete dessa maneira é mais fácil do que qualquer outra. Como o produto final será usado como tapete no banheiro ou no quarto, você precisará fazer várias camadas. Usando um material muito denso. A espessura será a máxima que o overloque de costura pode costurar.

A primeira camada não precisa ser cortada, por isso deve ser mais densa que as outras, e depois você pode usar retalhos de cores e texturas diferentes, tudo depende da sua preferência pessoal. Todas as camadas devem ser costuradas de acordo com o padrão tradicional, cortadas com uma tesoura afiada na primeira camada e afofadas à mão. Você pode decorar o tapete com diferentes bordados ou emblemas. Se for usado como decoração para o ambiente, você pode costurar um broche ou lindas contas.
Técnica Chenille em roupas
Para criar elementos de vestuário, são utilizados materiais de cores diferentes, com ou sem estampa. Tecidos com ornamentos grandes ou abstratos ficam muito bem.
Atenção! Um efeito completamente surpreendente é alcançado se você usar xales Pavlovo Posad como última camada.

O produto será então pintado no estilo russo do século XVIII.
A escolha da cor do material depende da vontade da pessoa, bem como da etapa final planejada. A aparência do produto final dependerá da sequência de sobreposição dos diferentes tons do material.
Você pode fazer lindas roupas de cama, cobertores e travesseiros infantis usando esta técnica. Ela é usada para decorar diversos brinquedos e porta-retratos. Casacos quentes de inverno com franjas nas bordas estão na moda. Usando este método, você pode fazer dezenas de coisas diferentes, o principal é usar toda a sua criatividade e imaginação.

Como cuidar de tecidos
Ao cuidar do tecido, você deve seguir estas regras:
- Roupas feitas com essa técnica não devem ser lavadas com frequência. É aconselhável lavá-las à mão ou, se possível, levá-las à lavanderia.
- A temperatura da água é de cerca de 45 graus;
- Não é possível secar itens verticalmente; você só pode secá-los completamente sobre uma mesa ou cadeira;
- É proibido passar o produto, pois a franja não ficará mais fofa;
- Não é aconselhável usar detergentes agressivos, pois podem pesar na franja;
- Você pode guardá-los em cabides ou dobrá-los cuidadosamente e colocá-los em uma gaveta, mas não coloque mais nada em cima.

Concluindo, vale ressaltar que, embora a técnica chenille seja relativamente nova, muitas fashionistas já apreciam roupas feitas dessa maneira. Em casa, não será difícil fazer um colete ou jaqueta usando essa técnica.




