Toda menina, jovem ou mulher sonha em criar um guarda-roupa completo com o mínimo de peças, mas de boa qualidade. Esse objetivo pode ser alcançado com roupas que se transformam. Essas peças se destacam pela versatilidade e funcionalidade devido ao corte. Graças a um estilo e costura bem pensados, você pode criar diversos looks a partir de uma única peça, graças às diferentes dobras das peças. Por exemplo, somente na revista "Burda" são apresentadas constantemente diversas opções desses produtos com um molde detalhado.
Ferramentas necessárias
Vale a pena começar pela seleção das ferramentas necessárias. Os dispositivos necessários são os mais simples e em quantidades mínimas. A lista consiste nos seguintes itens:
- conjunto de alfinetes de segurança;
- agulha e linha para alinhavar;
- máquina de costura;
- tesoura afiada para cortar tecido;
- fita métrica para tirar medidas.
Informações adicionais! Raramente é necessário um furador, mas isso ocorre em casos em que são usados tecidos duráveis ou quando é preciso costurar tecidos dobrados várias vezes.

Além das ferramentas, você também precisa de materiais. Inicialmente, preste atenção ao tecido. A escolha do tipo de tecido é determinada pela finalidade para a qual o vestido é feito. Em qualquer caso, o tecido deve ser de alta qualidade e bonito, para não desvalorizar a peça. O próximo passo será a seleção de fios que combinem com a cor do material. Não será supérfluo preparar acessórios e elementos decorativos.
Preparando o material e tomando medidas
Inicialmente, vale a pena decidir o modelo do traje. Se for para uso diário, é aconselhável escolher um comprimento médio com um corpete simples. Para a praia, você pode escolher opções mais abertas com comprimento mínimo. O corte para a noite envolve a presença de comprimento máximo e um corte original da parte superior. Para determinar todas essas nuances do modelo, vale a pena tirar as medidas corretamente, seguindo este esquema:
- Para determinar o comprimento da bainha, coloque a fita métrica na sua cintura e abaixe-a até o comprimento desejado.
- Em seguida, determine a circunferência da cintura. Divida o resultado por 4. Nesta etapa, o trabalho com a saia está concluído.
- O próximo passo é tirar as medidas da blusa. Primeiro, determine a circunferência do peito. A partir desta linha, trace uma perpendicular à linha da cintura. Este será o comprimento da blusa.
- Para formar o cinto, meça a circunferência do tronco abaixo da linha da cintura, onde começa a saia.
- Determinando o comprimento das gravatas. É graças ao seu design que diversas golas e decotes são criados.

Quanto à preparação do material, vale atentar para as características do tecido, principalmente cetim, chiffon e seda natural.
Etapas de criação de um molde e regras de corte para um vestido transformador
Depois de tirar as medidas principais, você pode começar a construir e preparar o molde. Esta etapa é totalmente determinada pelo tipo de construção do produto. Se você estiver fazendo uma versão noturna do item, use um esquema de construção simples.

Observe! Ao fazer moldes de tecido, você deve monitorar cuidadosamente a direção do fio principal - ela deve ser a mesma em todas as partes.
Na versão apresentada, apenas a parte superior do produto é transformada. Há também modelos mais exclusivos, como, por exemplo, um vestido-saia transformador. Nesse caso, você pode "brincar" não apenas com as gravatas, mas também com o comprimento da bainha da saia.
Tecnologia de costura de um vestido transformador
Depois de fazer o molde, resta apenas uma dúvida: como costurar um vestido transformador? A tecnologia não é complicada, mas exige o cumprimento de algumas nuances.
Aula magistral de costura:
- Primeiro, a parte de cima é feita. A peça deve ser dobrada ao meio e alinhavada ao longo da costura. É aconselhável experimentá-la. Para que a peça se ajuste bem à figura, vale a pena costurar um elástico largo na parte de cima.
- Em seguida, faça o cinto. Dobre a peça ao meio no sentido do comprimento, costure na máquina de costura e vire do avesso.
- Costure os cordões ao longo das bordas. Esta etapa pode ser ignorada se o tecido não se dividir em fios na área de corte.
- Prepara a saia. Dobre a bainha e costure. Insira o elástico no cós.

Todas as costuras devem ser costuradas com um tipo de ponto: ziguezague ou overloque.
O passo final é juntar todas as peças. Use alfinetes de segurança ou um ponto de alinhavo para unir as peças. Em seguida, use uma máquina de costura para costurar as tiras na saia. Em seguida, costure o cinto no ponto onde todas as peças se unem. A parte superior é fixada na parte superior do cinto, por dentro.

Molde e costura de um cardigan transformador
Além de vestidos que se transformam, você pode fazer outras coisas desse tipo. Devido às condições climáticas, muitas vezes você precisa usar cardigans, então pense em fazer uma versão que se transforma para poder criar looks únicos todos os dias.
Para um cardigan, vale a pena escolher malhas densas da mais alta qualidade. Além disso, você precisará de linhas da mesma cor, uma máquina de costura e acessórios. Um cardigan transformável, cujo padrão e costura estão ao alcance até de uma costureira iniciante.

Se você usar este molde, precisará fazer apenas algumas costuras, já que o molde do produto é formado a partir de uma única peça de malha. A montagem fica assim:
- Costure as costuras das mangas e costure-as na máquina de costura.
- Costure as mangas na parte principal da peça.
- Processe os cortes ao longo do perímetro dos cortes.

Atenção especial deve ser dada ao processamento dos cortes. Para não pesar nas bordas, vale a pena costurar em zigue-zague a uma distância de 0,5 a 1 cm das alças cortadas.
Molde e costura de um suéter transformador
Você pode fazer um suéter usando a mesma tecnologia de um cardigan. Normalmente, malhas com um padrão grande são usadas para essa opção, mas qualquer tipo de tecido quente pode ser adequado. Para não sobrecarregar o produto com detalhes desnecessários, vale a pena escolher modelos sem mangas.
É fácil e rápido fazer uma blusa meio-sol, na qual um cinto largo desempenha um papel significativo em termos de transformação. Normalmente, há pelo menos 10 opções de transformação, e a costura leva de 20 a 30 minutos.
O molde completo para um “suéter transformador” fica assim:

A costura é feita da seguinte maneira:
- É necessário determinar os parâmetros do produto. O principal indicador será o diâmetro da circunferência da base do suéter.
- Em seguida, é feita a cinta. É aconselhável fazer a peça larga. Isso simplificará o trabalho e a fixação do elemento no momento da transformação.
- Corte todas as peças de um único pedaço de tecido. Você só precisa costurar o cinto e a base do suéter ficará sem costuras e sólida.
- Deve-se prestar atenção considerável ao processamento das costuras. Nesse caso, muito depende do tipo de tecido. Se for malha, é melhor usar o método usado para costurar um cardigã. Em outros casos, a bainha é formada com a costura subsequente do perímetro.
- No centro do círculo finalizado, são feitos furos para os braços, que também precisam ser processados. O método é idêntico ao das bordas da base.

Nesta fase, a jaqueta está pronta. Você pode, adicionalmente, "fixar" as mangas-tubos. Isso dará um visual finalizado e não afetará o grau de transformação.

Costurar peças transformáveis é uma oportunidade única de criar diversos itens básicos de guarda-roupa com o mínimo de investimento de tempo e dinheiro. O princípio da criação não se limita a técnicas complexas de corte ou costura, permitindo que até mesmo uma costureira iniciante consiga realizar a tarefa. Graças ao corte exclusivo, você pode criar muitas imagens novas e únicas a partir de uma única peça.




