O verão é sempre uma alegria para um bebê: mar, caminhadas e roupas leves. Um dos elementos importantes no calor é o chapéu, já que as crianças, assim como os adultos, não podem ficar muito tempo sob o sol. Este artigo explica como costurar um chapéu panamá infantil com as próprias mãos e o que você precisa para isso.
Molde de chapéu panamá para crianças
Abaixo, você encontra moldes para meninos e meninas. Existe um molde universal para chapéu panamá que serve para crianças de qualquer gênero, de dois a cinco anos. Em sites de artesanato, você encontra diversas opções de moldes para costurar chapéus infantis. Abaixo, você pode ler como costurar um chapéu panamá para uma criança.

Para uma menina
Você pode desenhar o molde você mesmo usando as medidas que tirou ou encontrar um molde pronto na internet. Transfira o desenho para o papel, recorte e aplique no tecido para fazer uma parte principal.
Caso seja necessário utilizar o molde diversas vezes, recomenda-se transferi-lo para um filme fino de polietileno, pois ele é mais resistente que o papel.

Para um menino
O molde para esse estilo de chapéu é fácil, e o produto em si será feito com apenas dois elementos simétricos.
Atenção! Todos os moldes geralmente são fornecidos sem margem de manobra, mas, ao costurar, elas devem ser deixadas para garantir a liberdade de ajuste. A maneira mais fácil é imprimir o esboço finalizado e transferi-lo para o material. A Figura 2 mostra um molde para um chapéu panamá masculino.
Os parâmetros de tamanho precisam ser ajustados conforme necessário. Algumas pessoas podem ter circunferência da cabeça menor. O artigo apresenta um molde de chapéu Panamá para uma menina de 5 anos.
Ambos os lados do molde precisam ser colados com fita adesiva, depois traçados no material e virados ao longo da linha de dobra. No final, adicione uma margem de 1,5 cm.

modelo da era soviética
Os principais parâmetros que você precisa saber ao construir um chapéu panamá dobrável são a circunferência da cabeça da criança. Plano de construção do molde:
- AB = perímetro cefálico, por exemplo será 45 cm;
- AC = ½ circunferência da cabeça + 3 cm, resultando em 25 cm.
Estas são as medidas principais, e você precisa deixar pelo menos 1 cm de margem. A Figura 4 mostra claramente como construir o diagrama.
Ajuste de tamanho
Caso tenha cometido um erro nos cálculos ou o bebê tenha crescido, o tamanho do produto pode ser facilmente ajustado. Para isso, é necessário aumentar ou diminuir a folga entre os rebites, que geralmente são costurados na parte de trás do produto. Geralmente, um elástico é costurado na parte de trás para facilitar o ajuste do boné.

Também é recomendável costurar uma fina camada de algodão dentro do boné para que ele mantenha melhor seu formato.
Abra os chapéus
Ao cortar o tecido, adicione 1 cm de margem em cada lado. Primeiro, costure a lateral e, em seguida, costure a parte inferior. Em seguida, processe as bordas do produto e costure o elemento mais importante – a aba e a parte superior – ao chapéu. Se desejar, ao final do trabalho, você pode decorar o produto com fitas ou rendas. Para um chapéu panamá para menina costurado com as próprias mãos, os moldes e decorações estão listados abaixo. Recomenda-se costurar à máquina, para que as costuras fiquem mais resistentes e não brilhem após a lavagem.
Tecnologia de costura
Quais ferramentas você precisa ter:

- Material. Para chapéus infantis de verão, você deve sempre comprar tecidos com matérias-primas naturais, pois somente esses tecidos podem protegê-lo do sol escaldante. Você precisa comprar dois pedaços de tecido de 40 cm de comprimento e 100 cm de largura. Ao escolher um tecido, você precisa observar seus tons; se forem muito brilhantes, existe o risco de desbotar após a primeira lavagem. Recomenda-se comprar tecido de algodão ou chita, pois é natural e não causa alergias. Antes de costurar, é aconselhável lavar o tecido para eliminar a possibilidade de encolhimento do produto acabado;
- agulhas, alfinetes, linhas para combinar com o produto;
- giz têxtil ou um pedaço de sabão;
- rolo têxtil.

Processo de costura:
- É muito fácil fazer você mesmo um chapéu panamá, você precisa cortar dois elementos idênticos do chapéu do mesmo tecido ou fazer uma combinação de cores diferentes;
- Em seguida, você precisa fixar as peças com alfinetes ou costurá-las um pouco, dobrando ambos os elementos com os lados externos para dentro. Costure essas seções em overloque ao longo da linha curva do gorro, adicionando pequenas margens para as costuras;
- É necessário deixar uma abertura sem costura de 4 a 6 cm. Para que o produto final fique impecável, é necessário cortar as partes côncavas para dentro. Este processo deve ser feito com cuidado para não cortar a linha da costura. As áreas convexas, por outro lado, devem ser cortadas. Nesse caso, essas partes curvas serão fáceis de costurar;

- Em seguida, vire o produto do avesso pelo furo deixado. Isso deve ser feito com cuidado para não rasgar a costura de conexão. A tampa parece uma arraia;
- Para que a costura fique bonita e uniforme, é necessário fixá-la com pontos uniformes após virar o gorro do avesso. Passe a ferro ao longo da linha do produto, certificando-se de que a costura esteja uniforme ao longo da nervura. Também é aconselhável passar a ferro o furo por onde o lenço foi virado do avesso. O furo deve ser costurado à mão, com pontos invisíveis cuidadosos. Ao final do trabalho, é necessário fazer vários pontos de acabamento ao longo da linha do gorro;

- A linha de acabamento deve percorrer a borda do produto na parte traseira, com um recuo de vários milímetros. Se houver apenas uma linha, o recuo será aumentado. A borda da tampa, decorada com duas costuras de acabamento, terá uma aparência esteticamente mais agradável;
- O molde do produto possui locais para casas de botão nas costas. Elas podem ser costuradas, se desejar, mas é melhor fazer isso para ajustar o tamanho do chapéu no futuro.
Decorações feitas de tecido e fitas
Decorar o chapéu com fitas de cetim ou renda ficará muito bonito. Elas podem ser costuradas na aba ou na base do produto.

Os retalhos de tecido que sobrarem após o corte podem ser usados para decorar o chapéu. Pequenas flores ou pétalas podem ser costuradas com o material. Esta opção é mais adequada para meninas. Para meninos, você pode costurar remendos com carros ou super-heróis. Se o produto for costurado para uma recepção formal, você pode colar várias miçangas ou strass. Às vezes, para facilitar o uso, um elástico e um fecho são costurados para que a criança não perca o chapéu. Um produto com várias cunhas na frente ficará bonito, mas esse processo de costura será mais difícil.
Atenção! Também é necessário lembrar dos cuidados adequados com os panamás de verão. Como são feitos principalmente de algodão, é aconselhável lavá-los apenas com talcos especiais para bebês, sem alvejante.
É aconselhável passar a ferro a uma temperatura não superior a 80 graus para não deixar marcas amareladas no tecido.
A grande vantagem desses chapéus é que podem ser costurados em apenas meia hora, sem a necessidade de medidas precisas e sem erros. Um cachecol como esse pode ser usado de um a cinco anos, bastando ajustar o tamanho do produto. Este acessório de cabeça é adequado tanto para meninos quanto para meninas, bastando escolher a cor do tecido. Desde a década de 70 do século passado, este produto tem sido extremamente popular entre as mães.

É muito fácil costurar panamás infantis com as próprias mãos, com moldes e até mesmo sem eles. Eles podem ser usados não apenas em caminhadas, mas também em passeios de férias. O processo de costura não leva mais de 40 minutos, então até mesmo uma mãe sem experiência em costura pode realizar o trabalho.




