Durante a gravidez, as gestantes tentam evitar tudo que possa prejudicá-las. Por isso, prestam atenção especial aos presságios. Costureiras questionam se grávidas podem costurar, porque a superstição não surgiu do nada.
- Por que mulheres grávidas não podem costurar
- "Você não pode costurar - você "costurará" o caminho da criança para este mundo"
- "Você não pode dar ou desatar nós - o bebê ficará preso no cordão umbilical"
- "Você não pode preparar as roupas do seu bebê sozinha - o parto será problemático"
- História da origem dos signos
- É possível costurar e tricotar à mão durante a gravidez (regras de costura durante a gravidez)
- O que os médicos pensam sobre costurar durante a gravidez?
- Beneficiar
- Ferir
Por que mulheres grávidas não podem costurar
As placas estão gradualmente perdendo sua relevância. Mas antigas crenças surgiram por algum motivo, e isso levanta dúvidas sobre a segurança de alguns tipos de bordado durante a gravidez. Por que vale a pena deixar os equipamentos de costura no canto mais distante, segundo nossas avós:
- “Você não pode costurar – você costurará o caminho da criança para este mundo”;
- “Não se pode dar nem desatar nós – o bebé fica preso no cordão umbilical”;
- "Você não pode preparar as roupas do seu bebê sozinha. O parto será problemático."

De acordo com os sinais, é proibido costurar, bordar, fazer e costurar por vários motivos. Antigamente, acreditava-se que todas as ações da futura mãe se refletiam no bebê.
Importante! Alguns tipos de artesanato são proibidos não por superstição, mas por causa do possível perigo das substâncias utilizadas.

"Você não pode costurar - você "costurará" o caminho da criança para este mundo"
A gravidez é um momento de responsabilidade, por isso é preciso fazer de tudo para que a criança nasça. Segundo crenças antigas, ao costurar uma manga ou um buraco em suas roupas, uma mulher cria um obstáculo para o bebê e não permite que ele venha ao mundo facilmente. Se algo estiver rasgado, deve ser deixado como está. Algumas pessoas particularmente supersticiosas também aconselham não tocar nas roupas rasgadas de uma gestante, nem mesmo para outras pessoas. Nesse caso, não importa se a máquina costura ou se a gestante tenta com as mãos.

"Você não pode dar ou desatar nós - o bebê ficará preso no cordão umbilical"
O segundo mito relacionado às ações da mulher durante a gravidez é o de dar nós. Para costurar qualquer peça, é preciso dar pelo menos alguns nós em uma linha. Anteriormente, acreditava-se que isso causava problemas durante o parto. E o emaranhamento levava ao natimorto. A tragédia foi atribuída ao fato de a mulher estar usando uma agulha durante a gravidez. Agora, essa crença também se aplica à costura à máquina.
Importante! Pelo mesmo motivo, o ponto cruz geralmente não é recomendado para gestantes.

"Você não pode preparar as roupas do seu bebê sozinha - o parto será problemático"
O sinal mais comum entre as mulheres é que não é possível preparar as roupas do bebê antes do nascimento. Isso não se aplica apenas à costura manual ou à máquina de costura a pedal. Também não é recomendado comprar fraldas, roupas, berço, carrinho e outros acessórios antes do nascimento.

História da origem dos signos
Pessoas supersticiosas não conseguem dizer com certeza por que grávidas não devem costurar ou tricotar. Acontece que essa crença é transmitida de geração em geração, e as mulheres tentam ouvi-la, pois desejam proteger o bebê de doenças e outros infortúnios. A sensibilidade e o desejo das mulheres de proteger a si mesmas e a seus entes queridos entram em jogo.

A maioria das pessoas modernas acredita em presságios, pois eles surgiram por algum motivo. As proibições durante a gravidez surgiram na época em que parteiras, mulheres sem educação, faziam o parto. O nível da medicina era extremamente baixo, o menor desvio levava à morte de uma mulher ou criança, e as crianças frequentemente nasciam doentes. Era impossível explicar a causa do infortúnio do ponto de vista médico. E a parteira tinha que se isentar de toda a responsabilidade pela tragédia. A maneira mais confiável é dizer que as ações da mulher influenciaram os problemas durante o parto.

É possível costurar e tricotar à mão durante a gravidez (regras de costura durante a gravidez)
Há outra explicação para a origem do sinal de que costurar é proibido durante a gravidez. As condições em que as costureiras trabalhavam antes eram precárias. Isso se deve à falta de iluminação normal e a um local desconfortável. As meninas tinham que ficar sentadas em uma posição desconfortável por muito tempo, costurando e bordando no escuro. A permanência prolongada nessas condições levava à má circulação sanguínea e, consequentemente, à dificuldade de dar à luz. Mas era difícil explicar a tragédia dessa maneira. E a causa da morte e da doença, na maioria das vezes, não era o sedentarismo, mas a falta de higiene e a falta de medicamentos. Agora, existem regras que podem garantir a segurança de uma menina, e elas são fáceis de seguir.
Importante! Acredita-se também que no domingo não se deve fazer artesanato.

O que uma garota grávida precisa lembrar:
- É importante fornecer uma boa iluminação. Durante períodos de estresse corporal, você deve prestar ainda mais atenção à sua visão;
- Não fique sentado na frente da máquina ou da agulha por muito tempo. Isso pode causar estagnação do sangue;
- Você deve sempre prestar atenção à sua postura e à carga nas suas costas.

O que os médicos pensam sobre costurar durante a gravidez?
Você pode perguntar aos médicos se deve ou não dedicar tempo à costura, ao bordado ou ao tricô durante a gravidez. Mas especialistas com formação médica acreditam que não há relação entre a formação de nós, a sutura de buracos e anormalidades no bebê. O desenvolvimento inadequado do bebê e o parto problemático são resultados de doenças, nutrição inadequada e outros fatores explicados pela medicina. Todos os problemas do corpo humano agora podem ser explicados de um ponto de vista científico, e sinais não são necessários para isso.

Um médico pode proibir a prática de artesanato pelos mesmos motivos que uma mulher que não esteja grávida. O trabalho sedentário tem contraindicações que se aplicam a uma pessoa, independentemente de haver ou não um bebê no útero.

Beneficiar
O tempo gasto com uma agulha ou máquina de costura durante a gravidez também pode ser benéfico. Quando os médicos aconselham as pacientes a fazer bordados?
- quando a pressão arterial está alta. Artesanato de qualquer tipo ajuda a reduzir os indicadores e normalizar o estado de saúde. O aumento da pressão arterial leva a problemas cardíacos e renais. Portanto, recomenda-se a prevenção de seus picos;
- Tricô e costura à mão, assim como bordados, ajudam a evitar artrite e outros problemas nos dedos e nas mãos. O movimento constante é benéfico para quem tem tendência a doenças articulares;
- Flutuações hormonais contribuem para a ansiedade e as oscilações de humor. Isso leva a problemas de saúde física. Artesanato, se não forem um fardo, ajudam a relaxar e normalizar o estado emocional.

Durante a gravidez, as pernas e as costas costumam doer. As mulheres costumam sentir outros desconfortos físicos. Costurar, bordar e tricotar também ajudam a se distrair e a aliviar a dor. Se ficar em uma posição não causa dor nas costas, você pode criar com segurança.

Ferir
Bordar, costurar ou tricotar só é perigoso se as regras não forem seguidas e houver certas doenças. Portanto, a questão de se mulheres grávidas podem costurar à mão só pode ser respondida com precisão levando-se em consideração diversos fatores.
Importante! A gravidez costuma levar à diminuição da visão, por isso é importante monitorar a saúde dos olhos durante a gravidez. O artesanato é uma das causas dos problemas de visão, portanto, se você precisar observar por muito tempo, deve adiar o hobby para mais tarde.
O principal dano do trabalho sedentário é que ele aumenta a carga nas costas e leva a problemas no sistema musculoesquelético. Como resultado, surgem osteocondrose, escoliose e outras doenças. A gravidez já aumenta a carga na coluna. Portanto, ficar sentado por muito tempo é contraindicado. Outro motivo pelo qual não é recomendado ficar sentado por muito tempo é a má circulação sanguínea, que prejudica o desenvolvimento do feto.

Segundo a crença popular, costurar durante a gravidez é proibido. Mas, no passado, era uma forma de justificar partos malsucedidos. Os médicos garantem que não há relação entre bordado e a saúde da criança. No entanto, a mulher deve cuidar das costas, da circulação sanguínea normal e da saúde dos olhos.




