Tirar medidas é uma das etapas mais importantes no design e na costura de roupas femininas. Saiba como tirar medidas para criar calças e saias, quais são as regras para tirar medidas de agasalhos nos tamanhos 42, 48 e 50, peças de ombro e cintura nos tamanhos 52, 54 e 56, roupas íntimas, etc.
Tabela de medidas de roupas femininas
A tabela, que fornece os parâmetros médios de uma figura típica, é usada ativamente por costureiras para controlar os valores medidos, pois, se houver grandes desvios do padrão, existe a possibilidade de medições individuais incorretas. É claro que você não pode confiar apenas na tabela abaixo, pois a figura de cada mulher, por exemplo, tamanho 58, 60, é individual. Portanto, é necessário medir os parâmetros horizontais, verticais, de controle e adicionais da figura de acordo com GOST e altura.

O parâmetro horizontal inclui as circunferências do pescoço, tórax, quadril e ombros. Inclui também a circunferência abaixo e acima do tórax e o volume da cintura. Vale ressaltar que o tórax é medido para determinar o tamanho da solução de pinça e garantir uma camada adjacente.
Observe! O parâmetro vertical inclui a medição do comprimento da frente e de trás da peça até a cintura, a localização da linha do quadril, a altura do peito e todo o comprimento da peça.
O parâmetro de controle inclui a medição da distância entre a cintura e os quadris, e o parâmetro adicional inclui a altura dos ombros, a largura das partes frontal e traseira, a circunferência dos ombros e o comprimento total da manga do agasalho feminino.

Tabela de medidas para produtos de ombro e cintura
Se a figura estiver próxima do padrão, mesmo sem tirar medidas, você poderá determinar o tamanho usando uma tabela e uma tabela de tamanhos típicos. Mas hoje em dia é difícil encontrar um modelo cuja figura não apresente algumas variações. Além disso, os parâmetros indicados na tabela abaixo são aproximados.
Existe um método de medição mais simples, baseado no estudo da circunferência do peito e em cálculos matemáticos simples. O valor da circunferência resultante é dividido pela metade. Este indicador será o tamanho da futura peça de roupa para ombros ou cintura, de acordo com as medidas domésticas. Por exemplo, se o volume do peito for 80, o tamanho será 40. O mesmo se aplica a outras medidas com circunferência. Os valores que são divididos por dois são indicados abaixo.

Medidas para roupa íntima
Atualmente, assim como no caso de agasalhos, peças de ombro e cintura, a roupa íntima feminina tem sua própria grade ou tabela de medidas. Ela ajuda a determinar o volume padronizado dos bojos do sutiã.

Naturalmente, devido à percepção distorcida da própria figura, é necessário conhecer os parâmetros exatos ao criar roupas íntimas. Portanto, é necessário tomar medidas padrão para mulheres, seguindo as recomendações apropriadas:
- A fita métrica deve ser aplicada o mais próximo possível.
- É melhor usar um modelo antigo de sutiã e calcinha como base para o produto e as medidas.
- Para garantir medições precisas, elas devem ser tiradas em um estado relaxado. A fita métrica deve acompanhar a silhueta. Ela não deve ficar cortada ou solta.
- O centímetro deve ser posicionado paralelo ao chão.
- Não é recomendado fazer leituras sozinho.
Observe! Para bordar roupas íntimas, você precisa saber a circunferência do peito, do quadril e da cintura. Você também pode precisar saber o comprimento do produto. Quanto ao parâmetro de volume da copa, esta é a diferença entre a circunferência do peito e o volume sob ele. É determinado claramente de acordo com a tabela.

Tirando medidas
Independentemente do tipo de produto, as medidas do tamanho 46 feminino e de outros tamanhos devem ser tiradas corretamente. Você pode aprender a fazer isso sem erros seguindo as recomendações relevantes:
- As medidas devem ser tiradas com roupas íntimas. Roupas adicionam centímetros extras. Isso é especialmente importante ao montar um conjunto de sutiã e calcinha ou vestidos com corte ajustado.
- A cintura deve ser amarrada com um cordão ou elástico. Isso facilitará a tomada de medidas e a obtenção de um resultado mais preciso.
- Dependendo das peculiaridades do pensamento, as medidas devem ser feitas no lado direito ou esquerdo do corpo. Por exemplo, canhotos se beneficiam mais medindo o corpo do lado direito e vice-versa.
- Ao fazer as medições, você deve ficar em pé, ereto e não curvado. Quaisquer movimentos desnecessários alterarão os volumes finais e adicionarão novos problemas associados à correção do produto final.
Vale a pena entender que algumas medidas são tiradas e depois divididas por 2. Esta é a circunferência do quadril, tórax, pescoço e costas. Esta também é a medida da cintura.
Se você está calculando volumes pela primeira vez, muitos artesãos recomendam que costureiras iniciantes estudem informações detalhadas em tutoriais passo a passo ou assistam a vídeos de treinamento sobre como tirar medidas de calças de uma costureira. Experimente se inscrever em uma master class sobre como tirar medidas de saias com costureiras famosas. A maneira mais fácil de fazer isso é com produtos prontos.

Para calças
Para criar calças práticas de verão ou inverno, você precisa tirar as medidas adequadas do comprimento, da circunferência da parte mais fina do corpo e das nádegas. Para facilitar a costura, você pode recortar jeans ou calças velhas e criar um novo produto a partir delas.

Ou você pode usar indicadores típicos para um valor padrão e completo. Eles são apresentados abaixo.

Não vale a pena confiar inteiramente nos dados de medidas fornecidos pela tabela, pois cada representante do sexo frágil é único e não possui formas padronizadas ideais. Portanto, é importante tirar as medidas.
Além dos indicadores acima, são necessárias medidas femininas para altura do assento, altura do joelho e largura do joelho. Informações sobre a largura da barra da calça e o comprimento total do produto também serão necessárias.

A primeira medição é feita na posição sentada. Para isso, leve a fita métrica até a cintura e estique-a em direção à cadeira. A segunda medição é feita em pé. Para isso, estique a fita métrica da cintura até a costura lateral do joelho.
Observe! Para fazer e registrar a próxima medição, você precisa enrolar a fita métrica em um anel no joelho, e a penúltima - bem na parte inferior.
O comprimento das calças deve ser medido em pé, começando na cintura e terminando no tornozelo ou abaixo dos joelhos, dependendo do produto. Se a intenção for criar uma calça justa, a medida é tirada até o osso acima do pé. Na criação de calças harém, o indicador é tirado até o calcanhar.
Para a saia
Para costurar uma saia, independentemente de sua estrutura, material, comprimento e textura, é necessário medir o comprimento do produto, cintura e quadris. Para facilitar a tarefa de costura, você pode pegar um produto pronto, recortá-lo e fazer os moldes apropriados. Se isso não for possível, as medidas devem ser tiradas com a máxima atenção aos detalhes.

Você também pode simplificar a tarefa e usar grades de tamanhos prontas. Abaixo, duas tabelas com volumes típicos para criar uma saia para uma mulher dos tamanhos P e GG.

É claro que você não pode confiar inteiramente nas leituras das tabelas, por exemplo, na tabela de medidas de um vestido. Portanto, para ajustar os dados às características individuais, é necessário anotar o indicador da distância da cintura até a ponta do futuro produto, o volume da parte mais fina do corpo sem puxar e projetar a barriga, e a circunferência das nádegas. Se o produto exigir, você também pode medir a circunferência logo acima dos joelhos. Por exemplo, essa medida é usada se você precisar criar moldes para uma saia ou terno de couro.

Observe! Frequentemente, quando tabelas adicionais de medidas são usadas para costura. Por exemplo, ao fazer uma saia de duas ou três camadas do tipo vertical ou ao decorar um produto com detalhes volumosos.
Tirar medidas para o tamanho 44 feminino ou outro tamanho para criar roupas femininas é fácil se você seguir as recomendações acima e consultar a tabela de medidas para um corpo típico. O principal é tirar todas as medidas com a maior precisão possível para obter agasalhos, peças para ombros e cintura, roupas íntimas, calças e saias femininas que se ajustem ao seu corpo.




