Modelagem e costura de capuzes para gabardinas e gabardinas

Às vezes, ao ir à loja, você não encontra o item certo, seja porque o tamanho não serve, ou porque a cor ou o estilo não combinam com você. Nesse caso, você pode costurar o item você mesmo. Por exemplo, você pode comprar uma ótima capa de chuva com capuz se seguir rigorosamente todas as instruções.

O capuz será um ótimo complemento para qualquer agasalho. Ficará ótimo em capas de chuva, jaquetas, jaquetas esportivas e moletons, e muitos casacos de pele natural têm um lindo capuz, e como costurar uma capa de chuva será discutido abaixo.

Como é o capuz de uma capa?
Como é o capuz de uma capa?

Preparação: tecido e tomada de medidas

O molde de uma capa com capuz deve começar com as medidas. Vale lembrar que o capuz é costurado exatamente de acordo com o tamanho da cabeça, para que depois não caia na testa ou, ao contrário, não caia para trás.

Tecido para o capuz
Tecido para o capuz

Para fazer um molde de capa de chuva com capuz e costurá-la, primeiro você precisa preparar tudo o que precisa. A capa de chuva com capuz mais comum é o poncho. Para costurá-lo, você precisará de:

  • centímetro. Será útil para tirar medidas. Se uma pessoa costura uma capa de chuva para si mesma, para tirar as medidas, você precisa pedir a outra pessoa. Porque, nesse caso, você pode medir seus parâmetros incorretamente, o que posteriormente afetará o produto;
  • caneta para anotar as dimensões;
  • molde pronto de capa com capuz;
  • papel para criar um padrão;
  • giz para transferir o desenho para a tela;
  • tecido para costura;
  • linha e agulha;
  • máquina de costura.
Ferramentas de costura
Ferramentas de costura

Como costurar uma capa com capuz

Para costurar uma capa com capuz, você deve escolher o material. Normalmente, para costurar uma capa, usam-se tecidos de parafina ou teflon, além de membranas. Se você decidir cortar uma capa comum, poderá usar não apenas tecidos à prova de vento e água, mas também couro, veludo, veludo cotelê, camurça, capa de chuva, algodão e outros.

Padrão #1
Padrão #1

Molde e costura de uma capa de chuva

Depois de preparar tudo o que precisa, você pode começar a trabalhar. Muitas pessoas se perguntam como costurar um capuz sozinhas. Todo o trabalho de costura de uma capa de chuva pode ser feito em várias etapas:

  1. fazer medições;
  2. transfira o molde para o papel e depois para o tecido;
  3. faça fragmentos separados, alinhave-os e costure-os na máquina;
  4. costure todas as partes juntas formando um único todo.

O poncho feminino possui vários fragmentos. Suas partes principais são: frente, costas e gola. Há também mangas, mas elas pertencem à parte principal. Além disso, modelos prontos podem ser decorados.

Primeiro, a parte principal é feita, a frente e as costas, depois as mangas e o capuz. O próximo passo será processar a gola. Depois, você precisa costurar as mangas e o capuz.

A capa é costurada quase da mesma maneira, com exceção de alguns detalhes.

Você pode estar interessado nisto:  Usando o calcador de ponto invisível em máquinas de costura

Coloque o tecido sobre uma superfície plana e corte um pedaço retangular com as dimensões desejadas, cujas medidas são tiradas com antecedência. Não se esqueça de deixar recuos para as margens.

Atenção! Para dar forma à capa, você precisa aparar os cantos do tecido, dobrando-o previamente ao meio. Assim, as bordas ficarão arredondadas.

Padrão #2
Padrão #2

Molde e costura de um capuz

Como cortar um capuz para que ele se ajuste perfeitamente à sua cabeça. Afinal, no frio, um capuz será uma ótima alternativa ao chapéu.

Pegue qualquer capuz costurado e marque o ponto central da frente. A partir desse ponto, desenhe uma fita métrica ao redor do rosto. Ao começar a cortar o capuz, você precisará adicionar 820 cm ao valor resultante, dependendo do estilo do capuz. Para calcular a altura da borda frontal do capuz, você precisa dividir o número resultante pela metade. Em seguida, no molde de papel, desenhe a parte da frente de acordo com essa medida.

A largura do capuz também é selecionada individualmente. Para obter um capuz justo, você precisa medir a distância de orelha a orelha. Para deixar o capuz largo, meça a distância da parte externa da sobrancelha. Em seguida, adicione 510 cm para a margem e divida o resultado pela metade.

Feito um molde preliminar, é necessário aplicá-lo no decote da peça para ajustá-lo ao decote.

Depois de tirar as medidas, você precisa desenhar um molde em papel ou papelão e recortá-lo. Em seguida, aplique o molde ao tecido e trace-o. Não se esqueça de deixar alguns centímetros para a margem e a costura. Recorte o molde resultante no tecido.

Ao costurar um produto com capuz, você precisa se lembrar das regras básicas: ao costurar o capuz, certifique-se cuidadosamente de que a costura dos ombros do molde corresponda à costura dos ombros do produto. E o meio das costas do produto deve coincidir com a costura occipital. Antes de costurar o capuz, você deve primeiro costurar as costuras dos ombros.

Interessante! Se o produto for composto por 2 ou 3 partes, dobre-as com os lados direitos para dentro e costure as costuras. Se o capuz for composto por uma parte, dobre-o de forma que o lado direito fique para dentro e costure a parte de trás.

Padrão #3
Padrão #3

Como costurar um capuz com as próprias mãos: moldes

Um capuz pode complementar não apenas uma capa de chuva ou casaco, mas também uma jaqueta. Para escolher um capuz para uma jaqueta, primeiro você precisa entender quais são os tipos disponíveis. Existem vários tipos de capuz:

  • baixo volume;
  • volume;
  • bem ajustado;
  • caindo no pescoço;
  • Há também muitos modelos que combinam vários dos tipos listados.

A versão mais simples de uma jaqueta feminina com capuz é o modelo com capuz.

O molde para tal jaqueta incluirá os seguintes elementos:

  • voltar;
  • prateleira com capuz;
  • detalhes de bolso;
  • padrão de manga.

Para costurar um modelo de moletom com capuz, você pode usar lã, velsoft, footer e pele sintética. Você também pode combiná-lo com malhas, o que criará uma imitação de tricô manual.

Você pode estar interessado nisto:  Criando um molde e costurando você mesmo uma cadeira tipo pufe de acordo com as instruções

Para determinar o consumo de material, você precisa decidir qual será o tamanho da jaqueta e a largura do tecido. Por exemplo, com uma largura de tecido de 180 a 200 cm (rodapé e velsoft), você precisará de 180 a 200 cm de material. Para lã e pele sintética, a largura é de 140 a 160 cm, e você precisará de 170 a 220 cm de material. Ao comprar o tecido e fazer os cálculos, você precisa adicionar alguns centímetros para alinhar o corte ou se houver algum defeito.

Capuz Medieval: Padrão de Manto

Uma capa é um ótimo complemento para uma fantasia de carnaval ou de moda. Esta peça de roupa tem sido usada desde os tempos antigos para se manter aquecido, para indicar status ou simplesmente para embelezar.

Como é uma capa medieval?
Como é uma capa medieval?

Em geral, o capuz também serve em uma jaqueta:

  1. O primeiro passo é escolher o tecido. Lã, cetim, flanela e algodão são adequados para essa capa. É necessário comprar tecido em dois tons: um para a parte externa e outro, mais claro, para o forro.
  2. O próximo passo é medir a circunferência do pescoço e escolher o comprimento da capa. O pescoço deve ser medido na base. Em seguida, meça a distância do ombro até o comprimento desejado. Anote todas as medidas em um pedaço de papel. O comprimento do produto também pode depender do modelo. O modelo que lembra um robe geralmente é feito até os tornozelos ou panturrilhas. O modelo que lembra uma capa é feito até o cotovelo ou um pouco abaixo.
  3. Em seguida, meça a circunferência do pescoço para calcular o raio. Para calculá-lo corretamente, divida a circunferência por dois e, em seguida, divida o resultado por Pi. Arredonde o resultado para um número inteiro maior, que será o raio.
  4. Pegue o tecido e dobre-o em quatro camadas. Primeiro, dobre-o ao meio transversalmente, depois ao meio novamente, até formar um quadrado. Vire o tecido, e o ponto central deve ficar no canto superior esquerdo.
  5. Desenhe um decote no tecido. Pegue um pedaço de barbante e prenda-o no canto esquerdo do material dobrado. Coloque giz na outra ponta; você deve obter uma espécie de compasso. Desenhe um arco com este compasso, do topo até a borda esquerda.
  6. Desenhe a linha de baixo. Some o comprimento da capa que você deseja obter ao raio. Se o barbante não for suficiente, você pode estendê-lo e desenhar outro, que marcará a base.
  7. Prossiga para o molde. Você pode começar a fazer o molde, adicionando 1,5 cm para as costuras. Depois que o molde estiver pronto, você pode cortar o forro. Você precisa fazer o mesmo que descrito acima, apenas com o material preparado para o forro.
  8. Faça um corte frontal na capa. Desdobre as partes principal e do forro e sobreponha-as. Em seguida, dobre-as ao meio para formar um semicírculo. Corte o tecido ao longo de qualquer dobra. Não toque na outra dobra. É assim que você faz o corte frontal.
  9. O material é dobrado e fixado com alfinetes, com o lado direito voltado para dentro. Os semicírculos resultantes precisam ser desdobrados, uma peça sobre a outra, de modo que o lado direito fique para dentro. Verifique cuidadosamente se todos os cortes estão exatamente alinhados e se podem ser fixados com alfinetes.
  10. Uma margem de 1,5 cm é deixada ao longo de todo o perímetro. Um dos lados retos não precisa ser costurado até o final, deixe espaço para que a parte possa ser virada do avesso posteriormente. Ao costurar o material, você precisa prender a linha no início e no final, para que o produto seja costurado com segurança.
  11. Vire o produto do avesso e passe-o a ferro.
  12. Costure o buraco restante. Você pode usar uma máquina de costura ou costurar à mão.
  13. Para costurar, estenda a peça com o avesso voltado para você. Faça a bainha de um lado, como se fosse uma capa.
  14. Dobre e costure ao longo da costura traseira. Dobre novamente com o avesso para fora. Depois de dobrada, a peça deverá ter 45 cm de comprimento.
  15. Para montar o produto, a borda superior é costurada com duas linhas, permitindo a montagem. Você também pode costurar à mão ou à máquina.
  16. Como costurar um capuz a uma peça de roupa. O capuz e a capa são presos juntos com os lados direitos voltados para dentro. Certifique-se de que todas as bordas estejam uniformemente posicionadas. Costure as peças, lembrando-se de deixar espaço para a margem de costura. Você também precisa prender os fios para que a costura não se desfaça.
Você pode estar interessado nisto:  Métodos para costurar camisetas em um tamanho menor

Importante! Para evitar que o tecido desfie, ele pode ser tratado.

Depois que a capa-tenda estiver pronta, você pode decorá-la. Por exemplo, você pode usar fitas em vez de fechos. Ou use uma agulha com furo para tricotar uma laçada e costurar um botão grande. Você pode tentar enfeitar o capuz com pele. Apenas certifique-se de que, ao comprar pele, ela não tenha cheiro.

Você pode fazer uma capa de super-herói para crianças usando o mesmo princípio. Basta usar um pouco menos de material. Tire as medidas da criança e prossiga a partir daí.

Uma capa de chuva é um item excelente e prático que protege uma pessoa em tempo chuvoso. Além disso, costurar uma peça dessas não leva muito tempo. O padrão de uma capa de chuva com capuz também é bastante simples.

Molde para capa de chuva
Molde para capa de chuva

Para costurar uma capa de chuva dessas, você precisa estocar material impermeável. Se você fizer uma capa de chuva de tamanho médio, precisará de cerca de 2 metros de material. Ao costurar uma capa de chuva, como qualquer outra, você deve seguir a seguinte sequência:

  • Você precisa conectar as costuras laterais usando uma máquina de costura ou à mão, usando linha e agulha.
  • O capuz deve ser costurado ao pescoço. A borda inferior do capuz deve coincidir com a borda inferior do pescoço.
  • Para dar resistência ao produto nas mangas, as bordas e a parte inferior devem receber acabamento com vivo.
  • Se houver fixadores, a escolha do material dependerá da preferência pessoal.
  • Pode ser decorado com desenhos, apliques ou strass.
Capa faça você mesmo
Capa faça você mesmo

Vale a pena notar! A capa de chuva pode ser feita em uma única peça, simplesmente cortando um buraco para a gola. Você só não conseguirá fazer um capuz nela.

De tudo o que foi dito acima, podemos concluir que qualquer produto é fácil de costurar. O principal é ter vontade, paciência e ter o material certo.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior