Ao confeccionar roupas de qualquer tipo, todas as etapas são importantes, desde a modelagem do estilo futuro até a escolha do tecido e a costura. Saias de diferentes classes, como meia-calça, sol ou tule, e vestidos não são exceção, assim como seus zíperes ocultos com botões, que podem ser costurados corretamente para que não fiquem visíveis. Costuras malfeitas prejudicam não apenas a aparência, mas também a funcionalidade da peça.
Se você costurar um zíper incorretamente, o tecido ficará repuxado ou, ao contrário, poderá ficar saliente e deformado. Para evitar tais situações, você precisa conhecer a regra que lhe permite entender como costurar um zíper em uma saia e fazê-lo corretamente. Este material fornece instruções passo a passo: como costurar um zíper invisível em uma saia com cinto e como costurar um zíper em uma saia.

Materiais e ferramentas
Primeiro, precisamos descobrir exatamente como o processo de costura ocorrerá. Há dois cenários possíveis:
- Usando as mãos. Você precisará de alfinetes de segurança, linhas da mesma cor do material, uma agulha e o próprio zíper.
- Usando uma máquina de costura. A mesma lista de ferramentas, exceto pela ferramenta. Não será uma agulha, mas uma máquina.
Importante! Outro ponto: ao inserir um zíper em um tecido delicado, ele pode ser danificado. É por isso que algum tipo de material de forro é usado durante o procedimento. Na maioria das vezes, é o dublin. Uma pequena tira dele é fixada com alfinetes no local onde o zíper será costurado com a superfície adesiva ao tecido e passada a ferro.

Variedade de raios
Há uma enorme variedade de zíperes. Suas variações dependem da cor, tamanho, qualidade, finalidade, material e assim por diante. A corrediça ou o fecho de correr são selecionados levando-se em consideração o zíper escolhido. O tipo mais comum é o corrediça universal, pois se adapta tanto a zíperes torcidos quanto a zíperes de trator, elos de conexão e espirais. Também populares são os corrediças de trator com largura separada, capazes de prender os elos com mais firmeza. Há também zíperes espirais, ocultos, fundidos e outros.
Os fechos correspondentes são adequados para eles. As diferenças entre esses tipos de zíperes estão na largura e na sola. Embora todos os zíperes pareçam quase iguais, eles apresentam muitas diferenças na técnica de fixação dos elos e na qualidade.

Qual calcador de máquina de costura você precisa?
Se a pessoa que costura o zíper não tiver experiência com esse assunto, ao costurar o fecho mecanicamente, recomenda-se o uso de um calcador especial na máquina. Muitas vezes, as máquinas comuns não vêm equipadas com esse dispositivo, sendo adquirido separadamente em lojas de costura ou onde máquinas de costura são vendidas ou consertadas.
Importante! Vale lembrar que um calcador especial para costurar prendedores pode ter aparência e custo diferentes dependendo do fabricante, ano de fabricação e tipo de máquina.

Passos para costurar um zíper oculto
Trabalhar com um fecho oculto é um pouco diferente de costurar um fecho comum e consiste em duas etapas.
Estágio inicial
Primeiro, você precisa processar as bordas da lateral do tecido com uma fita overloque ou viés. Em seguida, use giz especial para marcar a linha de costura na parte de trás. Isso é feito da seguinte maneira: recue um centímetro e meio ao longo das bordas do tecido e cole-as com tiras de dublin, dobre as bordas para o avesso e pressione a linha do vinco.

Palco principal
É passo a passo e é realizado da seguinte forma:
- O fecho é aplicado na borda dobrada em estado aberto, com a face para baixo, de modo que seus dentes coincidam com a linha de dobra;
- A borda do fixador está alinhada com a borda superior do produto;
- O tecido de fixação é fixado à tela com alfinetes de segurança de modo que fiquem localizados na costura;
- A vestimenta e o fecho são alinhavados juntos;
- Os dentes são cuidadosamente dobrados para trás e um lado do fixador deve ser costurado ao produto;
- A segunda metade é costurada da mesma maneira;
- O fecho é fechado e as costuras recém-criadas são passadas a ferro para evitar vincos.

Sem uma pata
É possível costurar um fecho oculto sem um calcador especial. Para isso, use um calcador comum. As instruções são as seguintes:
- Marque com giz os locais onde pretende colocar o fixador e cole-os com tiras de entretela, que são fixadas com ferro e processadas com overlock;
- Altere o comprimento do fecho a partir do topo e cinco centímetros antes do final. Marque o início e o fim com giz na parte da frente. As marcas devem coincidir e ser uniformes;
- Abra o zíper e prenda-o com alfinetes: prenda o lado direito do zíper na “face” da direita, e prenda o lado esquerdo na “face” da borda esquerda do tecido;
- Costure a peça usando costura manual, depois coloque-a sob a máquina e costure ali usando um calcador comum;
- É necessário garantir que a agulha da máquina desça um milímetro dos dentes, pois é isso que permite que o processo seja realizado sem o uso de ferramentas especiais;
- Costure o zíper escondido do início ao fim.

Mais dicas sobre como costurar um zíper oculto
Costureiras iniciantes sabem que é possível costurar um zíper aparentemente bem, mas ele ainda vai ficar para fora, não importa o quanto você o passe ou alise. Para corrigir isso, você precisa verificar a tensão das linhas superior e inferior da máquina. Acontece que a tensão está muito forte e a fibra do ponto puxa demais o zíper.
Além disso, acontece que a pressão do próprio pé precisa ser aliviada. Se ele apertar com muita força, a área da costura ficará repuxada. Não é recomendado usar agulhas e linhas grossas para esse procedimento.

O forro é costurado à fita com um calcador próprio para zíper. Você também pode usar um calcador comum de máquina de costura, mas é desejável que a máquina tenha uma agulha deslocada para a esquerda e para a direita.
Importante! A tecnologia de processamento em si envolve o processamento das bordas e a sobreposição delas. Principalmente nas áreas onde o zíper será costurado no futuro. Em seguida, um dos lados é fixado, sem atingir alguns centímetros do fecho.

Assim, descobrimos: como costurar um fecho em uma saia multicamadas e quais os tipos de fechos existentes. O processo de costura em si não é muito complicado, mas requer atenção e conhecimento preciso do processo.




