Se o seu vestido favorito ficou grande demais, é um bom sinal, mas para continuar usando-o, você precisa ajustá-lo ao seu corpo. Há duas opções: levá-lo a um estúdio ou modelá-lo você mesma. O artigo explica como ajustar um vestido sem a ajuda de um especialista.
Como ajustar a cintura de um vestido
Se o vestido se ajusta bem nos ombros e no peito, mas fica um pouco largo na cintura, você pode ajustá-lo em um tamanho. Há várias maneiras de fazer isso. Primeiro, você pode fazer uma fenda na frente e costurar botões ou um zíper; segundo, fazer pinças; terceiro, ajustar as laterais. A escolha do método dependerá do estilo do produto, do tamanho desejado, do tecido e da habilidade do profissional.
Atenção! Se você precisar reduzir o vestido em 3 ou mais tamanhos, os métodos descritos não funcionarão, você terá que cortá-lo novamente.
Vestido com botões
Para reduzir o tamanho de um produto com botões ou zíper, você precisa saber como ajustar as laterais do vestido em casa. Se os botões estiverem nas laterais, basta costurá-los 1 a 2 cm a mais, o que deixará o produto mais estreito.

Com a ajuda de um zíper
O zíper é outra opção bacana para costurar um vestido. Além disso, ele permite atualizar o modelo, alterá-lo e diversificá-lo. Então, o algoritmo de ações:
- Primeiro, você precisa experimentar o vestido para entender quantos centímetros ele precisa ser ajustado;
- depois é cortado ao meio ao longo das costas ou rasgado ao longo da costura, se houver;
- de cada lado, o tecido é dobrado o quanto for necessário para reduzir o volume do vestido (se precisar retirar 5 cm no total, a dobra é feita em 2,5 cm);
- É importante selecionar um zíper de acordo com o comprimento do corte e alinhavá-lo de um lado e depois do outro;
- O próximo passo é experimentar o vestido para ver se o tamanho está certo ou se são necessários mais ajustes.
- Se tudo estiver OK, o zíper é costurado na máquina e passado a ferro.
Você pode usar pequenos zíperes ocultos que são embutidos na costura e são praticamente invisíveis, ou enormes zíperes decorativos que se tornarão uma nova decoração para o vestido.

Redução de mama
Para diminuir o busto de um vestido, o método com botões ou zíper não é muito adequado. É melhor usar o método das pinças. Elas podem ser verticais e horizontais.
Pinças horizontais ajudam a reduzir o tamanho da peça na área do peito, e pinças verticais podem estreitar o vestido ao longo de todo o comprimento do corpete.
Primeiro, você precisa vestir o produto e medir com giz aproximadamente a área onde precisa ajustar a peça. Depois, faça uma pinça com ponto alinhavo. Antes de costurar bem, você precisa experimentar o produto.

Troca de dardos
As pinças são ajustadas apenas se o vestido não ficar totalmente saliente na silhueta, mas apenas em alguns pontos, por exemplo, se estiver largo demais no busto. Nesse caso, é preciso ajustar as pinças, ou seja, ajustá-las um pouco para que o produto fique um pouco mais estreito.
Método passo a passo para atualizar dardos:
- Você precisa colocar o vestido, girar na frente do espelho e determinar em quais lugares ele precisa ser menor;
- todo o “excesso” é fixado para marcar os locais de ajuste;
- então o item é removido e virado do avesso;
- Com base nos volumes pretendidos, é necessário alinhavar as pinças, experimentá-las e costurá-las com ponto à máquina.
Para garantir que as costuras não fiquem visíveis, elas devem ser passadas a ferro ou vaporizadas antes de usar a peça.

Costure na cava
Se o vestido for largo nas mangas e nas axilas, recomenda-se ajustar a cava para que a peça se ajuste perfeitamente ao corpo. Para afinar o decote da manga, você deve primeiro marcá-lo. Em seguida, vista a roupa e encontre a ponta dos ombros e as dobras das axilas. Para isso, segure uma régua sob a mão e marque os entalhes da frente e de trás com giz ao longo da linha superior. É necessário medir a peça com a roupa íntima e com as ombreiras, caso elas sejam usadas ao usar o vestido.

Encurtar a saia
Existem várias maneiras de encurtar uma saia, e elas vão depender do estilo do vestido:
- A linha A significa expansão uniforme na parte inferior. Para encurtar este estilo, primeiro você precisa vestir a peça e marcar o comprimento desejado da saia. A partir da linha marcada, meça 2 a 3 centímetros para baixo para obter folgas e faça um alinhavo ou desenhe uma linha com giz. Você precisa medir da bainha até a cintura, mas não o contrário! É importante medir a mesma distância em todos os lados e depois cortar. Antes de costurar, uma nova costura é dobrada ligeiramente e alinhavada. Recomenda-se costurar após uma verificação de controle.
- Uma saia reta é muito mais fácil de encurtar do que outros modelos. Até mesmo um iniciante consegue fazer isso. O produto precisa ser dobrado ao longo das costuras e alisado sobre uma superfície dura e plana. Em seguida, de baixo para cima (até o comprimento desejado), são feitas marcas à direita e à esquerda com giz. Em seguida, as linhas são conectadas, desenhando uma linha reta paralela à parte inferior. Resta cortar a borda livre uniformemente, fazer a bainha e costurá-la. É importante não se esquecer de passar a costura para que ela não fique perceptível.
- Saia com pregas. Antes de vestir ou encurtar uma peça plissada, é preciso lavá-la e deixá-la pendurada em um cabide por alguns dias. Em casa, é mais fácil encurtar uma saia desse tipo pela parte de cima do que pela de baixo. Primeiro, a saia é descosturada do corpete e do cinto, removendo os centímetros extras, e então o cinto é costurado de volta no lugar. No ateliê, o processo é diferente. As pregas são niveladas com uma costura especial, o comprimento é aparado, como um trapézio ou um flare, e então as pregas são dobradas para trás.

No estúdio
A necessidade de entregar um sarafan ou vestido a um ateliê surge se você não consegue fazê-lo sozinha ou não tem uma máquina de costura. Também é melhor confiar em um mestre se o vestido tiver um corte complexo ou precisar ser ajustado em 3, 4 ou 5 tamanhos (nesse caso, somente um profissional pode refazê-lo).
Também é importante lembrar que existem certas especificidades ao trabalhar com tecidos elásticos. Eles podem encolher ou deformar durante a costura e, para não estragar o produto, é melhor confiar na costureira.
Se o vestido tiver um padrão complexo e muitos elementos, será difícil reduzi-lo sozinha. Nesse caso, é melhor levar o vestido para menina ou mulher a um ateliê; costureiras experientes farão isso com perfeição. Avalie a racionalidade da sua escolha, pois essa opção nem sempre se justifica economicamente. Lembre-se de que os diferentes tecidos usados para costurar vestidos têm características de qualidade diferentes, como, por exemplo, linho e malhas. Eles esticam e se ajustam de forma diferente, o que deve ser levado em consideração ao alterar o produto final.
Encolhimento após lavagem
Este método é adequado apenas para peças de lã natural. Quando expostas a altas temperaturas, elas tendem a encolher, ou seja, a encolher. Se o vestido perdeu a forma ou esticou, recomenda-se deixá-lo de molho em água a +50–80 graus. Quanto mais quente, mais ele encolherá.

Vale lembrar que a peça não estica, por isso é importante ter cuidado. É melhor lavar à mão para controlar o desgaste em tempo hábil.
Assim, o processo de mudar o tamanho do seu vestido favorito depois de ler este artigo não será tão difícil para nenhuma menina ou mulher.




