Todos nós podemos precisar costurar um remendo em algum momento. Isso é necessário principalmente nos casos em que a parte da frente do tecido está danificada, pois a costura pode prejudicar a aparência. Um remendo feito ajudará a restaurar a aparência apresentável, que, graças à grande variedade de remendos, pode ser facilmente costurada.
Tipos de patches
Hoje em dia, existem muitos tipos de remendos. Antes de começar a consertar roupas, você precisa decidir qual será usado.
Dependendo de suas propriedades, os patches são divididos em vários grupos:

- Os remendos embutidos são itens decorativos que podem ter qualquer formato. São costurados na parte da frente e ajudam a evitar danos aos tecidos, além de serem usados como elementos decorativos. Com a ajuda desses remendos, você pode restaurar a área entre as pernas.
- Dupla face - estes remendos são apresentados como duas peças idênticas, diferindo apenas no tamanho. Para que os remendos desempenhem uma função decorativa, são costurados com pontos invisíveis feitos à mão. São usados para restaurar peças com joelhos e cotovelos desgastados.
- Os remendos de patchwork são o tipo mais simples de remendo. No entanto, não são muito confiáveis. São usados para reparar danos em qualquer peça de roupa.
- Interno - costurado ao longo do contorno do material, de dentro para fora. Usado nos casos em que o tecido começa a rasgar de dentro para fora.
- Funcionais - usados para reforçar partes da roupa, conferindo-lhe uma aparência esteticamente agradável. Esses remendos podem até ser usados para realçar roupas novas. São usados nos cotovelos e joelhos, como reforço do material.
- Decorativos - esses adesivos são feitos de tecidos brilhantes e são encontrados em qualquer peça de roupa para atrair atenção.
- Artísticos - são logotipos, flores ou animais que desempenham um papel não apenas funcional, mas também decorativo. São costurados em diversas partes da roupa.

Além disso, antes de costurar um remendo à mão, você precisa decidir o material que será usado.
Observe! Qualquer remendo deve ser vários centímetros maior que o buraco.
Tecido nativo
A maneira mais fácil é fazer remendos com tecido que combine com a textura e a cor. Para não precisar comprar tecido, você pode usar um fragmento. Ele pode ser cortado de lugares escondidos, por exemplo, embaixo dos bolsos. E outros tecidos são costurados no lugar do fragmento cortado.

Tecido adesivo
Ao trabalhar com arranhões, este é o tipo de tecido mais utilizado. Antes de costurar um remendo feito de tecido adesivo, passe vapor na área danificada e cole a tela com um ferro de passar. Após concluir todos os passos, recomenda-se costurar à máquina com ponto zigue-zague. Os fios devem combinar com a cor do produto.

Renda
Um método original para eliminar buracos em um produto e decorá-lo. Esses remendos ficam especialmente impressionantes em produtos jeans. Eles são costurados da mesma forma que todos os outros. Para criá-los, você pode usar guipura de qualquer cor, mas a renda branca fica mais eficaz, por exemplo, em jeans pretos e, inversamente, em jeans claros, é melhor costurar renda preta.
Adesivos térmicos
Este método é considerado o mais básico. Os remendos termocolantes são imagens têxteis sobre uma base adesiva. Podem ser feitos em forma de flores, logotipos ou ratos, bem como outros animais. São muito fáceis de colar, especialmente em calças ou pantalonas. Para isso, você precisa aplicar o remendo de fora para dentro para esconder a área rasgada e passar o ferro quente por cima.

Tecnologia de costura de patch
É muito fácil costurar um remendo. Para isso, primeiro você precisa preparar os materiais e ferramentas necessários. Você definitivamente precisará de tesouras, linhas, alfinetes e os próprios remendos.
Observe! Antes de começar a consertar ou decorar uma peça, certifique-se de que ela esteja limpa e seca. O remendo também deve estar limpo.
Manualmente
Existem várias maneiras de costurar um remendo manualmente. O método mais adequado é selecionado para cada caso específico. Você pode costurá-lo com um ponto invisível. Ficará completamente invisível. As bordas do rasgo precisam ser dobradas para dentro, o remendo preso com alfinetes e bainha.
Se você precisa dar um toque especial a uma peça de roupa, então você deve dar preferência a fios brilhantes.

Em uma máquina de costura
Você pode costurar o remendo com uma máquina de costura. Nesse caso, você obterá uma costura impecável e bonita. Antes de costurar o remendo, ele deve ser cortado de um material adequado. Vire o produto do avesso, coloque o remendo e prenda-o com pontos de alinhavo, que são feitos à mão. Em seguida, você precisará virar o produto do avesso e costurá-lo na máquina e, em seguida, passá-lo a ferro. O passo final será remover os pontos de alinhavo.
Como cerzir com ponto invisível
O ponto invisível é usado quando é necessário costurar um furo em um produto para que ele fique invisível. Para fazer tudo corretamente, você deve seguir as recomendações:
- enfie uma agulha e faça um pequeno nó;
- vire o produto do avesso;
- passe a agulha pelo furo de dentro para fora para que o nó fique ali;
- costurar o buraco;
- terminar a costura.
Depois que o buraco for costurado, você precisa puxar a linha até que ela entre na costura e fique completamente invisível na parte da frente.

Remendo elegante nos cotovelos
Você pode restaurar áreas danificadas ou itens antigos com um remendo elegante. Assim, o produto adquirirá uma aparência original.
Você pode costurar um remendo elegante nos cotovelos da seguinte maneira:
- você precisa preparar tudo o que precisa;
- marque os locais onde o patch será aplicado no produto;
- recorte os remendos e costure-os.
Importante! Depois de todo o trabalho concluído, o produto deve ser passado a vapor com ferro de passar.

Patch no joelho
Muitas vezes acontece que as calças ainda estão boas, mas há um arranhão ou um buraco no joelho. Graças aos remendos, tornou-se possível esconder esses defeitos e dar ao produto uma aparência "nova".
Para aplicar um remendo no joelho, você precisa chuleá-lo ao longo de toda a borda com linhas de uma única cor. Em seguida, fixe-o na área danificada. Primeiro, costure-o ao produto com um ponto chuleado e, em seguida, fixe-o ao tecido à mão ou à máquina de costura.

Remendo no jeans entre as pernas
Jeans são um material muito comum. Vestidos, camisas e calças agora são feitos com eles. Mas os problemas mais comuns são com calças. Elas se desgastam principalmente entre as pernas devido ao atrito sistemático. A situação pode ser corrigida costurando um remendo. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- desmonte as costuras de conexão;
- passar o material a ferro;
- remover linhas desnecessárias;
- Use giz para marcar as linhas ao longo das quais o tecido será cortado;
- cortar remendos;
- costure-os juntos com um ponto de conexão.
Importante! Todas as ações devem ser realizadas em imagem espelhada. Nesse caso, o produto terá uma aparência esteticamente agradável.

Quando aparecerem arranhões ou buracos, você pode dar uma segunda vida às coisas com um remendo. Eles são fáceis de escolher para qualquer material e produto. O principal é que combinem e fiquem bonitos. Existem várias maneiras de costurar remendos, mas, independentemente disso, o processo não causará dificuldades, mesmo para quem não tem experiência em costura.




