Uma nova tendência da moda trouxe de volta o veludo, há muito esquecido, usado na confecção de diversos itens, desde detalhes de guarda-roupa até elementos de decoração de interiores. Esta opção têxtil tem um visual muito rico e aristocrático. Mas existem algumas nuances em relação ao corte e à costura, bem como aos cuidados.
Características do material
Este tecido é associado ao luxo, às joias e aos boudoirs reais. Essa ideia surgiu devido à história real de uso e produção. O veludo é um tecido único que possui muitas características positivas. Mas também tem suas desvantagens.

As vantagens deste tipo de material incluem as seguintes características:
- Os tipos mais caros são feitos de materiais naturais. Este tipo é considerado completamente hipoalergênico.
- A tela de alta qualidade tem uma aparência esteticamente atraente, elegante e cara.
- A tela pode ser bordada com fitas, miçangas, fios de seda, o que melhorará ainda mais a aparência.
- Cada fibra será colocada em uma camada densa de revestimento macio, agradável ao toque e com brilho intenso.
- O tecido não é eletrizante. Não gruda no corpo. Portanto, não causa irritação ou reações alérgicas.
- Tecido duradouro e resistente ao desgaste que mantém uma aparência atraente.

Observe! Muitas pessoas classificam veludo, camurça, pelúcia e outros tecidos semelhantes como este tipo, mas este é um tipo de material completamente diferente. Até mesmo o veludo cotelê é um "parente distante" deste material.
As desvantagens deste tipo de tecido são:
- Tecidos feitos à máquina são de baixa qualidade, não duram muito e são prejudiciais à pele.
- O tecido absorve fortemente odores, acumula poeira e fios e pequenos detritos grudam nele.
- Para melhorar a densidade, é necessário utilizar tecido de forro para formar um produto atraente.
- É difícil de trabalhar, então somente uma artesã experiente pode costurá-lo em casa.
Como costurar veludo corretamente
Para deixar o produto bonito e atraente, você precisa conhecer alguns segredos de corte. Regras e recomendações sobre como cortar veludo:

- Ao preparar moldes para peças individuais de um produto, atenção especial deve ser dada à direção da pilha. Todas as peças devem ser moldadas de forma que a pilha fique localizada na mesma direção.
- Para não confundir a direção da pilha, todas as marcas devem ser desenhadas no verso do tecido com um pedaço de sabão.
- Para costurar partes de um produto, é melhor usar um spray adesivo temporário. Isso permitirá que você "cole e recole" as costuras sem precisar furar com agulha e passar por um longo processo de alinhavo.
- Evite usar ferramentas muito afiadas durante o trabalho, como facas finas ou rodas de corte de tecido, lâminas ou fios muito grossos (sem corte).
- Para evitar que a superfície das peças escorregue durante a costura na máquina, é necessário afrouxar a tensão da linha o máximo possível, usar um calcador de Teflon com passo gradual, o tecido precisa ser esticado durante a costura.
- Passar este tipo de tecido é estritamente proibido. Somente vapor pode ser usado. Neste caso, é aconselhável estender o material sobre uma tábua revestida com a mesma base felpuda.
- A bainha ou outra parte é levantada manualmente. Geralmente, utiliza-se um ponto enviesado. Graças a essa técnica, o tecido não deforma.
- Se você precisar criar bordados, precisará usar uma agulha Luneville especial que não danifique as fibras do tecido.

Importante! Antes de começar a costura final das peças, você precisa fazer alguns pontos em um pequeno pedaço de tecido para avaliar a qualidade das configurações.
Se o bordado for feito à mão ou à máquina no veludo, o procedimento será realizado de acordo com as mesmas regras.
Produtos
O tecido já foi definido, mas o que pode ser costurado de veludo, ainda não? Acontece que esse tipo de tecido pode ser universal — uma enorme variedade de produtos e coisas pode ser feita a partir dele:
- Cortinas, cortinas, cortinas.
- Vestidos, jaquetas, tops, saias, calças.
- Flores decorativas, babados e montagens feitas com tiras e retalhos. Usado para decorar roupas, como acessório.
- Trajes, capas, toucados.

Além disso, você precisa saber exatamente como costurar veludo, formando este ou aquele item, formato ou detalhe.
Costurando um vestido
Primeiro, é recomendável decidir o tipo de material. Existe o tecido elástico, ideal para costurar. Ao escolher o esboço de um vestido, você precisa decidir imediatamente como cortar o veludo, para cima ou para baixo. Em seguida, a costura é feita:
- Primeiro, você precisa escolher um modelo. Depende muito das preferências, idade e evento. A opção mais simples seria um vestido de uma peça com duas partes.
- Em seguida, prepara-se um molde. É preciso tirar as medidas e transferir os dados primeiro para o papel, formando um detalhe que lembra uma camiseta alongada e outro igual.
- O próximo passo é costurar essas duas partes. O princípio do trabalho é determinado pelas regras básicas do trabalho com veludo.

Nesta versão, você pode fazer o vestido em qualquer comprimento e largura. O produto final pode ser usado com um cinto para marcar a cintura. O tecido pode ser decorado, por exemplo, com bordados de miçangas. Para conquistar a todos e não se preocupar em decorar, você deve escolher inicialmente vermelho ou preto.
Cortinas
Cortinas de veludo eram geralmente usadas em teatros e grandes salões. Essa decoração confere pompa e aristocracia ao ambiente. Além disso, o tule fica muito bonito nesse cenário.
Antes de começar a trabalhar, você precisa decidir sobre uma ideia. Geralmente, são cortinas retas que podem ser moldadas com cordões e amarrações.
Como costurar cortinas de veludo corretamente:
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana. É importante levar em consideração a direção do pelo ao cortar o veludo.
- É melhor tratar imediatamente as bordas dos cortes com uma solução adesiva especial para que os fios não caiam.
- Vire as bordas e costure. Use apenas fios de seda e agulhas finas com ponta arredondada.

Além disso, a cortina pode ser decorada com tranças ou babados dourados feitos de tecido grosso. Este tipo de cortina será relevante para um quarto, corredor ou hall grande.
Flores
Para decorar o interior, roupas, bolsas ou cabelos, você pode fazer flores de veludo com as próprias mãos. Tal acessório parecerá caro e elegante. Um tipo de tecido denso é adequado para o trabalho, para que o botão mantenha sua forma. Você precisa escolher uma cor de acordo com sua preferência: branco, vermelho, azul, amarelo. A malaquita fica muito bonita.
Como fazer flores de veludo, nomeadamente uma rosa volumétrica:
- Dobre os cantos do tecido ao meio e recorte os elementos, formando uma tira inusitada.
- Usando um fio de seda e uma agulha fina, costure as bordas dos cortes com pontos de alinhavo. Aperte um pouco o fio.
- Faça mais algumas dessas peças. Cada uma deve ter um tamanho e formato individual.
- Costure todas as partes para formar um botão de rosa.

O motivo floral feito de material macio é muito relevante. Os botões parecem muito naturais e são agradáveis ao toque. Para decorar o produto, você pode bordar pequenas áreas com miçangas.
Veludo amassado para cortinas
O veludo para cortinas é um tipo distinto do material apresentado. As telas são pesadas, o pelo é disposto ordenadamente e a textura é levemente enrugada. O veludo amassado para cortinas é considerado especialmente relevante.

Este tipo de cortina segue o mesmo princípio das cortinas comuns. Se o padrão não for adequado, você pode fazer pregas com esse tecido.
Combinação com outros tecidos
Um artesão experiente determinará com precisão quais tecidos podem ser combinados com sucesso em um único produto. Artesãs iniciantes podem enfrentar o problema das combinações. Que veludo combina com:
- atlas;
- guipura;
- fita de cetim;
- renda;
- couro;
- seda.

Bordados em veludo com miçangas, lantejoulas e fios brilhantes parecem interessantes. A versão de Páscoa dos tecidos, usada para fazer "ovos pintados", é especialmente adequada para bordados.
Cuidados com veludo
Produtos de veludo são bastante caprichosos e exigem atenção especial. Você precisa conhecer algumas regras básicas que ajudarão a manter a atratividade do tecido:

- Não é aconselhável lavar na máquina; é melhor recorrer a serviços de lavagem a seco. Se isso não for possível, é melhor lavar à mão.
- Não utilize talcos ou amaciantes durante o processo de lavagem. A espuma é mal removida das fibras, o que leva à deterioração da estrutura do pelo.
- Peças de veludo não devem ser guardadas dobradas, mas sim penduradas em cabides. Isso se aplica especialmente a tecidos bordados.
- Não é possível torcer ou esfregar o material; basta passar a mão no sentido do pelo para retirar o excesso de umidade.
- O produto deve ser seco em uma superfície plana, que deve ser previamente coberta com uma toalha felpuda.

Se você levar em conta apenas algumas nuances simples, cuidar do veludo não apresentará muitas dificuldades.
Se você estudar veludo e trabalhar com ele, poderá costurar qualquer coisa. Ficará até claro como costurar um turbante de veludo, um vestido, cortinas e muito mais, sem erros e problemas. Para atingir esse nível, você precisa assistir a master classes e se familiarizar com as características do material.




