A Alemanha é considerada o berço do coelhinho da Páscoa, pois na cultura deste país ele é há muito tempo um símbolo de fertilidade e vitalidade. Com o tempo, esse personagem se tornou tão amado por adultos e crianças que se espalhou pelo mundo. Agora, esse bichinho fofo não é apenas um símbolo do feriado festivo, mas também um personagem favorito de contos de fadas infantis, desenhos animados e, muitas vezes, um brinquedo favorito das crianças. E antes do início do Ano do Coelho, costureiras tentam tricotar um brinquedo com as próprias mãos.

Descrição do brinquedo
Quem só sabe tricotar ou fazer crochê, mas tem medo de assumir projetos grandes (um casaco ou um gorro), vai adorar este bichinho de pelúcia fácil de fazer. Este coelho de crochê pode se tornar o brinquedo favorito de uma criança, principalmente se ela participar da sua criação.
Apesar da simplicidade da execução, o animal se mostra bastante realista, graças ao uso de lã de pelúcia na obra. O brinquedo é tão semelhante a um herói de conto de fadas vivo que fica difícil saber se se trata de um coelho de crochê ou daquele que Alice perseguia ao chegar ao País das Maravilhas.
O que você precisará para o trabalho

Se criar um amigurumi estiloso em forma de coelho for sua primeira experiência com crochê, antes de ir à loja você deve decidir quais materiais e ferramentas precisará para o trabalho:
- fio cinza - claro, você pode usar qualquer linha de tricô com uma metragem de 120 m por 100 gramas, mas brinquedos feitos de pelúcia ou fio de veludo, por exemplo, Himalaya Dolphin Baby, parecem mais realistas;
- agulha de crochê nº 4;
- marcador - como o tricô é feito em círculo, para não se confundir no número de carreiras, é melhor marcar o início do trabalho;
- enchimento - holofibra é ideal, mas algodão não deve ser usado em nenhuma circunstância;
- tesouras - você pode pegar "garças" especiais ou qualquer outra, mas afiadas.
- agulha e linha para costurar todos os detalhes do coelho e costurar os olhos;
- contas pretas grandes para os olhos.
Conselho! O nariz do brinquedo pode ser bordado com linhas pretas ou rosas, ou você pode comprar uma conta maior para ele.
Coelho de crochê: master class sobre tricô com descrição passo a passo
Este MK é adequado tanto para tricoteiras experientes quanto para iniciantes. Todos podem fazer um coelho de pelúcia que parece um de verdade. Tricotar o brinquedo é bem fácil, pois para criá-lo você só precisa dominar dois elementos básicos do crochê: um ponto corrente e um ponto baixo.
Designações convencionais
Antes de prosseguir para a master class passo a passo sobre como fazer crochê uma boneca de coelho, você deve se familiarizar com os símbolos que serão usados para a descrição:
- v. p. — circuito de ar.

- sc - ponto baixo, coluna curta ou básica.

Para deixar o início do trabalho mais organizado, você pode começar a tricotar com um anel amigurumi. Ele permite que você aperte as colunas da primeira carreira para que não haja buracos ou lacunas.

Etapas do trabalho

O coelho de brinquedo é composto por partes como cabeça, corpo, orelhas, rabo e quatro patas. Abaixo, você encontra diagramas passo a passo de como tricotar um coelho a partir de partes individuais.
Corpo - primeiras 12 carreiras:
- Primeiro, tricote um anel amigurumi com 6 pb ou 3 correntinhas e depois 6 pb na primeira laçada.
- Em seguida, tricote 6 aumentos, ou seja, de cada pb da primeira carreira, você precisa tricotar 2 pb.
- Na terceira carreira, tricote 1 pb, 1 aumento. Repita até o final da carreira. Você deve ter 18 laçadas.
- Na próxima carreira - 2 pb, 1 aumento até o final da carreira.
- Das carreiras 5 a 12, tricote 24 pb em círculo.

Você precisa continuar assim:
- Na carreira 13, há 2 pb, 1 diminuição até o final da carreira. Para diminuir, passe o fio por duas laçadas da "trança" da carreira anterior, de modo que haja 2 laçadas na agulha, que são tricotadas como em um pb regular. No total, serão 6 diminuições.
- Em seguida, corte o fio, deixando uma pequena “ponta” que é puxada por baixo das laçadas da trança da última carreira.
- Depois disso, encha o corpo com holofibra, aperte e prenda a linha puxada sob as alças da última fileira. Esconda o restante da linha no meio da peça.

Conselho! Você precisa apertar o anel no corpo, segurando o enchimento dentro da parte com o dedo, e fazer isso com muito cuidado para que a rosca não se quebre.
Cabeça:
- A primeira e a segunda carreiras são tricotadas da mesma forma que o corpo: um anel amigurumi com 6 pb e 6 aumentos.
- Carreira 3 – 12 aumentos, ou seja, tricotar 2 pb em cada laçada.
- Carreiras 4-6: tricotar 24 pb.
- Carreira 7 - 2 pb, 1 diminuição.
- Carreira 8 - 1 pb, 1 diminuição.
- Em seguida, como no tricô do corpo, corte o fio e puxe-o por baixo das alças da última carreira. Encha a cabeça com enchimento, puxe o fio firmemente e prenda-o.
Ouvidos:
- Primeiro, tricote um anel amigurumi com 6 pb ou 3 correntinha e 6 pb na primeira laçada.
- Em seguida, 6 st/b, e na 3ª carreira faça 6 aumentos.
- Depois disso, vire o tricô do avesso e tricote da 4ª à 6ª carreira 12 pb.
- Na 7ª carreira, 1 pb, 1 diminuição até o final da carreira. Você terá 4 conexões.
- Carreira 8 - 8 pb, faça um ponto baixíssimo e corte o fio.
O outro olho é tricotado de maneira semelhante.
Cauda:
- Primeiro faça 3 corr e 4 pb no primeiro laço.
- Na segunda carreira faça 4 aumentos
- Na 3ª carreira, 8 pb, ponto baixíssimo. Corte o fio e esconda-o dentro da ponta.
As patinhas são muito fáceis de tricotar: 3 correntinhas e 6 pb na primeira laçada, ponto baixíssimo e corte o fio. Você precisa fazer 4 patinhas.
Como montar um brinquedo

Quando terminar de fazer o crochê das partes do coelho, você pode começar a montar este lindo milagre feito à mão. A sequência deste processo será a seguinte:
- Prenda a cabeça ao corpo e costure-a em um círculo usando uma agulha e linhas de costura simples que combinem com o fio.
- Em seguida, prenda a cauda ao corpo do lado oposto e costure da mesma maneira. Como o fio é macio, não há necessidade de preencher esta parte com holofibra.
- Em seguida, você precisa costurar as orelhas na cabeça. Graças às propriedades dos fios de pelúcia, elas ficarão eretas e divertidas.
- Depois das orelhas, você precisa costurar as patinhas, garantindo a estabilidade da boneca.
- Agora é hora de "dar vida" ao coelho de crochê, ou seja, costurar os olhos com miçangas pretas e bordar o nariz no rosto com linha preta.

Conselho! Para deixar a cabeça mais realista, ao costurar as contas, você precisa juntá-las um pouco.
Concluindo, vale ressaltar que um coelho de tricô requer cuidados especiais. Para evitar que os pelos se amontoem e desfiem, lave o brinquedo apenas à mão, em água morna com sabão, torça-o levemente e seque-o sobre uma superfície horizontal. Se essas condições forem atendidas, o animalzinho fofinho decorará sua casa por muitos anos.




