Pequenos brinquedos feitos no estilo japonês podem ser encontrados em quase todas as lojas. Seu charme reside na capacidade de retornar à forma original mesmo após compressão prolongada. Devido à falta de escrúpulos de alguns fabricantes e à produção de brinquedos com substâncias cancerígenas, muitos pais preferem fazer squishies com as próprias mãos, usando materiais seguros e comprovados.
- O que são squishies e para que servem?
- Que figuras podem ser feitas?
- Materiais e ferramentas para trabalho
- Como fazer squishees com suas próprias mãos: opções
- Squishies de Foamiran
- Squishy de plasticina leve faça você mesmo
- Balão Squishy
- Esguichos de um saco de celofane
- Squishy da capa
- Squishies de esponja (borracha de espuma)
- Macio devido a meias/calças
- Papel amassado sem fita
O que são squishies e para que servem?

Squishes são pequenas figuras que mudam de forma sob a pressão da mão. São brinquedos antiestresse e permitem que pessoas sob estresse emocional se distraiam. A técnica tátil permite que você não se preocupe e controle suas emoções.
A estatueta é usada para desabafar a raiva acumulada, o mau humor e a irritabilidade irracional. Ajuda a suprimir a depressão e melhora o humor. O brinquedo pode ser usado em diversas situações:
- Itens grandes e volumosos são adequados para casa;
- Para o escritório é melhor usar pequenas bolas de silicone e canetas.
O Squish permite que você passe o tempo ou organize seus pensamentos antes de uma reunião ou reunião desagradável. É usado não apenas por adultos, mas também por crianças. Estas últimas precisam de treinamento constante dos dedos – a coordenação motora fina das mãos é necessária para segurar pequenos objetos, desenvolvendo destreza e força.
As estatuetas ganharam popularidade particular devido às diferentes maneiras como podem ser usadas:
- eles podem ser esmagados e esticados sem medo de danificá-los acidentalmente;
- jogar de uma mão para outra;
- nadar com eles;
- usar como chaveiro ou decoração de mochila escolar;
- aprenda cores, nomes de produtos.
Os benefícios dos itens antiestresse incluem:
- cheiro agradável - produtos prontos comprados em lojas também são perfumados;
- alívio do estresse;
- o material macio utilizado na criação não causa nenhum desconforto;
- o tamanho compacto permite que você o carregue com você o tempo todo;
- design interessante e bonito, ajudando a escolher uma estatueta que se adapte ao seu humor e preferências pessoais.
Importante! Se quiser, você pode criar um objeto antiestresse usando materiais à mão. O processo ajuda não só a distrair, mas também a interessar a criança.
Que figuras podem ser feitas?

Ao criar um assistente antiestresse, sua aparência depende da imaginação do autor. O Squishy pode se parecer com:
- heróis de desenhos animados famosos;
- unicórnios;
- dragões;
- emoticons;
- bolinhos;
- sorvete;
- bolos;
- rosquinhas;
- hambúrgueres;
- bolas - com ou sem rede;
- pedaços de melancia, limões, laranjas;
- cactos.
Importante! A aparência final depende diretamente da engenhosidade do fabricante. Alguns autores preferem fazer almofadas com inscrições engraçadas e divertidas, outros criam almofadas com animais inexistentes ou personagens de contos de fadas.
Materiais e ferramentas para trabalho
Antes de fazer um squishy, você precisa decidir sua aparência. Depois de desenhar o layout desejado, você precisa escolher os materiais e as ferramentas para o trabalho.
Do que são feitos os squishies caseiros: o enchimento é selecionado de acordo com as sensações táteis preferidas. Para o conteúdo interno, você pode usar:
- borracha de espuma, inverno sintético;
- farinha, cereais, bolas de espuma (elas vão ficar crocantes);
- fita adesiva ou filme plástico.
A superfície externa deve ser o mais confiável possível. Materiais frágeis serão danificados rapidamente e o enchimento começará a vazar. Autores experientes preferem trabalhar com papel, balões, fita adesiva e capas de livros. A superfície também pode ser decorada com glitter, pintada com guache, canetas hidrográficas, marcadores ou tintas acrílicas.
Dependendo do tipo de estatueta escolhida, tesouras e pincéis são utilizados na sua fabricação. Estes últimos são necessários para pintar a parte externa do produto. A colagem das diferentes partes é feita com cola PVA ou cola quente.
Importante! Se o artesanato for destinado a uma criança, os materiais mais seguros são selecionados. As crianças colocam tudo na boca constantemente, e o contato direto com adesivos ou corantes pode causar intoxicações graves.

Como fazer squishees com suas próprias mãos: opções
Os squishies antiestresse não precisam necessariamente ser comprados prontos; existem muitas técnicas que permitem que você mesmo os crie em casa. Você pode fazer squishies de papel, espuma, plasticina, balões e qualquer outro material.
Squishies de Foamiran
Para fazer um squish caseiro, você precisará da seguinte lista de ferramentas disponíveis:
- várias folhas multicoloridas de foamiran (camurça plástica);
- caneta esferográfica que não funciona;
- um molde feito no formato de uma caixa de leite;
- tesoura, cola e lápis;
- tinta acrílica preta.
Bolas de espuma, esponja de espuma, enchimento sintético ou têxteis são usados como camada interna. O produto é criado de acordo com o esquema padrão:
- Um molde de caixa de leite (ou outra bebida) é pressionado contra uma folha de foamiran e as bordas são contornadas com uma caneta que não esteja funcionando. O layout resultante é recortado, dobras são criadas (orientadas ao contorno) e a caixa é colada ao longo delas. A parte superior é deixada aberta.
- O enchimento é inserido pela abertura superior; se for utilizada espuma de borracha, ela é cortada no formato do brinquedo. Em seguida, a tampa é cuidadosamente fechada e colada, seguindo o princípio de uma embalagem tetra-pak de leite de verdade.
- O último passo é criar a decoração. Em uma pequena tira de foamiran de cor diferente, desenhe gotas pingando (com um lápis). Após o corte, cole-a na parte inferior da caixa e prenda uma tira fina de camurça plástica no meio (a cor deve combinar com o tom geral do brinquedo). Desenhe os olhos e a boca por cima, usando tinta acrílica.
Importante! Para colar as peças, você precisa usar cola própria para borracha.

Squishy de plasticina leve faça você mesmo
Os materiais utilizados para a sua confecção são plasticina leve de várias cores, marcadores rosa e preto. Os squishies de plasticina caseiros são criados de acordo com o esquema:
- Primeiro, a plasticina deve ser amolecida. A partir dela, são formadas bolinhas (de acordo com a cor), cada uma delas levemente achatada.
- As orelhas são feitas na parte superior e parecem uma cabeça de gato.
- O focinho é pintado com um marcador preto, e a língua, as bochechas e as orelhas são destacadas com rosa.
Importante! Depois de feito o artesanato, ele é deixado para secar por 6 horas.
Balão Squishy
Prepare um balão, uma garrafa de plástico, uma agulha e uma tesoura com antecedência. Use bolas de farinha, amido ou espuma como enchimento. As instruções de preparo incluem os seguintes passos:
- Bolas de isopor são colocadas em uma garrafa.
- Depois de inflar o balão, ele é colocado no gargalo de uma garrafa plástica e virado de cabeça para baixo.
- Espere o recheio escorrer, retire a bola do gargalo e retire o excesso de ar.
- Depois de amarrar o pescoço do balão, desenhe cuidadosamente uma focinheira nele.
Importante! Ao comprar balões, preste atenção à espessura deles. Borracha muito fina se desgasta rapidamente.

Esguichos de um saco de celofane
Para criar o brinquedo, pegue um saco plástico, várias fitas finas coloridas, um elástico de silicone, canetas hidrográficas e tesouras. Para preencher o interior, você pode usar um enchimento de algodão, sintético ou base de espuma.
O processo não é complicado:
- O canto afiado do saco é preenchido para formar um cone. Essa parte é presa com um elástico e uma bola é criada. Sua extremidade é torcida, cortada e colada com fita adesiva. O resultado é uma figura semelhante a uma casquinha de sorvete.
- A parte superior é coberta com tiras multicoloridas de fita adesiva. A cor geral do artesanato deve ser cor de pele ou marrom claro. Uma rede é desenhada sobre ela, imitando um cone de waffle.
Importante! Se desejar, você pode criar qualquer aparência para o brinquedo, ele não precisa necessariamente se parecer com uma casquinha de sorvete.
Squishy da capa
A figura é criada usando uma capa transparente, glitter, pastel seco ou guache, marcador preto e canetas hidrográficas. O enchimento é feito com algodão ou enchimento sintético.
O algoritmo passo a passo é simples:
- Primeiro, cria-se um estêncil de papel (em forma de losango) e ele é colocado sob a capa dobrada ao meio. Depois de desenhar a figura com um marcador, ela é recortada ao longo do contorno.
- Rale um pastel seco de tons rosa, azul, azul-claro ou violeta. Divida o enchimento em partes e polvilhe com pó de diferentes tons. Depois de esfregar o pastel no enchimento sintético, coloque-o em um saco e pressione para obter uma coloração mais uniforme. Em seguida, adicione glitter.
- Os dois lados são colados com fita adesiva, deixando uma pequena abertura para preenchimento. O poliéster de enchimento é inserido internamente, observando a sequência de cores. Quando o processo é concluído, a parte aberta é selada com fita adesiva.
Importante! O toque final será criar inscrições com um marcador na superfície do artesanato.

Squishies de esponja (borracha de espuma)
Antes de começar a trabalhar, selecione o material: esponja, guache, espuma de barbear, cola PVA, tesoura e corante alimentício. As demais ações são realizadas de acordo com o algoritmo:
- Dê ao bolo de espuma o formato desejado (muffin, bolo, donut ou outro alimento) aparando as bordas.
- A figura resultante é embebida em guache e pintada para combinar com a cor da massa, marrom claro ou marrom escuro.
- Deixa-se a base secar, enquanto se prepara um creme composto por espuma de barbear, algumas gotas de tinta e uma pequena quantidade de cola.
- Após a secagem, aplique o creme líquido por cima e polvilhe com glitter. A etapa final é secar o produto por 20 a 30 minutos.
Este método é adequado para criar figuras de várias camadas feitas de esponjas. Elas são coladas umas sobre as outras, observando a ordem das cores. A parte superior é decorada com "creme" e glitter.
Macio devido a meias/calças
A criação do brinquedo começa com a coleta de materiais disponíveis: meias-calças de náilon verdes, elásticos de silicone, tesouras. Bolas de espuma, algodão ou enchimento sintético são adequados como enchimento.
As instruções de fabricação indicam o seguinte diagrama:
- As "pernas" são cortadas da meia-calça e uma é inserida na outra. A parte aberta é bainhada, deixando espaço para a adição de enchimento.
- O vazio é bem preenchido com algodão, e a borda é amarrada com um elástico.
- A figura é virada e os olhos são desenhados na parte da frente (você pode pegar adesivos prontos e colá-los).
- Usando elásticos de silicone, crie espinhos arredondados: amarre uma pequena seção de tecido junto com o enchimento.
Importante! Muitas artesãs guardam o “cacto” em um vaso de flores vazio ou em um recipiente de bebida.

Papel amassado sem fita
Como fazer squishies de papel desta forma: antes disso, você precisa encontrar um molde para fazer um brinquedo de papel tridimensional. A melhor ideia são modelos com o formato mais simples (melancias, smileys, sorvete):
- O desenho é aplicado em 2 folhas, e deve ser deixada uma margem de 0,5 cm ao longo do contorno de uma das folhas em branco.
- Ambas as metades são cuidadosamente coloridas com tinta ou canetas hidrográficas.
- As sobras são lubrificadas com cola, deixando uma pequena parte sem processamento.
- Depois de colar as metades, preencha cuidadosamente o meio com enchimento sintético picado ou algodão.
- A área aberta restante precisa ser selada.
Squishies feitos à mão com papel não duram muito devido à falta de uma camada protetora externa. O contato constante com as mãos os polui rapidamente, e o papel desgastado começa a rasgar.
Squishies de papel ou borracha são adequados para desenvolver a coordenação motora fina das mãos, bem como para acalmar ou aumentar a concentração. Podem ser comprados prontos (fabricados) ou feitos por você, gastando o mínimo de tempo no processo de criação de uma coleção. As melhores opções podem ser encontradas em sites especializados em artesanato, onde você também pode encontrar um molde e imprimi-lo. As crianças podem facilmente colar figuras simples sozinhas.




