Slime é um brinquedo infantil feito de material gelatinoso. O mercado oferece variantes de cores diferentes. Este item ganhou grande popularidade nos anos 90 após o filme "Os Caça-Fantasmas", e o brinquedo recebeu o nome de um dos personagens. Nos EUA, esse brinquedo é chamado de "slime", que significa slime.

Slime - o que é e como se parece
Recentemente, slimes em potes se tornaram populares. Os fabricantes afirmam que tal produto despertará o interesse das crianças pela química e permitirá que os alunos se familiarizem com as propriedades dos fluidos não newtonianos. Sua viscosidade pode variar.
Se você aplicar um pouco de força, como mexer a massa lentamente com os dedos, ela ficará rala e com aparência de ranho ou água. Se aplicar muita força, como jogar a gosma na parede, a resistência será muito forte.
Acredita-se que a versão inicial tenha sido inventada por uma menina de 11 anos. A filha do dono da fábrica misturou ingredientes presentes na oficina, incluindo espessantes alimentares. Muitas pessoas acreditam que este slime surgiu depois do filme "Os Caça-Fantasmas". Os primeiros brinquedos foram lançados na cor verde. Eles lembravam o fantasma bonzinho da comédia popular.
Para referência! Houve uma época em que a coleção ninja era muito procurada. Como resultado, muitas falsificações surgiram no mercado.
Os clientes reclamaram que o produto desenvolvia um odor desagradável com o tempo. Além disso, era muito pegajoso e deixava manchas ao entrar em contato com paredes ou móveis.

O slime é perigoso - um novo hobby para crianças e adolescentes
Muitos pais não entendem do que é feito o slime e querem saber se o brinquedo pode causar danos. Na verdade, este item pode ser feito por você mesmo. E nas lojas, eles vendem kits prontos para fazer slime.
Infelizmente, os tutoriais do YouTube que explicam às crianças como fazer slime com bórax não alertam sobre os perigos das substâncias usadas na fabricação do brinquedo. Ao mesmo tempo, até mesmo pessoas instruídas costumam se preocupar com a composição. Por exemplo, o bórax (um dos principais ingredientes da maioria das receitas) irrita a pele e os olhos e pode causar problemas de fertilidade. A ingestão acidental pode causar problemas renais, respiratórios e hepáticos.
O pior é que o bórax não deve ser consumido em grandes quantidades; uma colher de chá é suficiente para afetar a saúde de uma criança pequena. Especialistas aconselham usar um pouco de sabão líquido e cola transparente em vez de uma substância tão perigosa.
Atenção! A produção de slime deve ser feita por adultos. Crianças só podem fazer slime em casa a partir dos 12 anos, sob a supervisão dos pais.
Os pediatras acreditam que o contato com o slime deve ser interrompido imediatamente se os seguintes sintomas ocorrerem:
- tosse;
- dificuldade para respirar;
- o aparecimento de uma erupção cutânea no corpo ou nos braços;
- vermelhidão dos olhos;
- dermatite de contato;
- coceira;
- rinite alérgica.
É importante lembrar que a gelatina e o amido são ambientes propícios à proliferação de bactérias e fungos.
Importante! Ao trabalhar com cola, use óculos e luvas de proteção. Crianças não devem ter contato com o gosto da substância.

Do que é feito o slime - composição química dos brinquedos de slime
Ao analisar a composição de um slime industrializado, é importante destacar que a composição depende muito do fabricante. Na maioria das vezes, a composição inclui celulose, cola, gelatina e amido.
Uma das empresas britânicas testou 11 slimes disponíveis no mercado, dos quais 8 continham tetraborato de sódio. A substância é usada como espessante. Químicos e médicos não recomendam a compra de slimes para crianças que contenham tetraborato de sódio, pois pode causar sérios problemas de saúde.
Na produção, utiliza-se cola, que impede que a massa gelatinosa se desfaça. Os fabricantes também costumam usar gelatina. Além disso, um componente importante da composição do slime é a glicerina, que pode incluir glitter, neve artificial e pequenos brinquedos.
Importante! Informações sobre a composição do slime podem ser encontradas na embalagem. Se a criança tiver alguma alergia, produtos com tinta e fragrâncias podem ser prejudiciais à saúde.

Como os slimes são feitos em uma fábrica
A maioria das receitas de slime exige cola vinílica, que contém dois tipos de polímeros lineares e termoplásticos (acetato de polivinila e álcool polivinílico, comumente conhecido como PVA). Não é difícil adivinhar como os slimes são feitos em uma fábrica, mas certas nuances dependem do fabricante específico.
A aparência do slime depende dos materiais utilizados, incluindo agentes gelificantes, corantes, cargas e conservantes. Água deionizada especialmente tratada também é utilizada.
O slime é classificado como líquido e geralmente é feito pela combinação de soluções de álcool polivinílico e íons de borato em um grande recipiente de mistura. A solução geralmente tem um odor desagradável.
A mistura de fios de polímero resultará em uma estrutura viscosa; o muco também contém um agente de reticulação. Tal líquido não obedece às leis descritas por Newton.
Para referência! Reticuladores são íons que ajudam a conectar temporariamente as cadeias poliméricas com ligações iônicas relativamente fracas. Essas ligações são fortes o suficiente para manter as cadeias poliméricas unidas, mas não o suficiente para tornar a massa rígida.
O slime comercial pode ser feito de álcool polivinílico, goma guar ou até mesmo leite fortificado.
Felizmente, muitas fábricas se preocupam com o controle de qualidade. As matérias-primas utilizadas na fabricação do slime não devem irritar a pele ou os olhos, e a composição química deve ser cuidadosamente planejada. Além disso, os consumidores exigem que os slimes (e brinquedos similares) não danifiquem itens como roupas, estofados, tecidos ou carpetes. Os fabricantes buscam fórmulas que reduzam a nocividade do brinquedo.
Em grandes empresas, a fórmula do slime é desenvolvida em laboratório. Os químicos decidem qual será a consistência, a cor do brinquedo e o cheiro. Em seguida, um pequeno lote de brinquedos é produzido para testes. Se os especialistas estiverem satisfeitos com a aparência do slime e sua composição química, inicia-se a produção em massa do produto.

Opções para fazer slime em casa
Existem muitos vídeos na internet sobre como fazer slime em casa. Alguns ingredientes podem ser perigosos.
É seguro usar cola feita de amido e água. A massa deve ser bem misturada. A criança vai se interessar em aprender a fazer um slime com xampu, corante e farinha. A receita requer ingredientes simples:
- Shampoo espesso de 50 ml;
- corante alimentício;
- 30 gramas de farinha;
- glitter (opcional).
Adicione gradualmente corante de qualquer cor ao xampu e, em seguida, a farinha. Misture os ingredientes com uma espátula de madeira. É fácil fazer um slime em casa, requer o mínimo de ingredientes.
Um brinquedo antiestresse também pode ser feito com cola e espuma de barbear. Pratos velhos ou desnecessários podem ser usados como recipiente para misturar. Para fazer slime, você precisa de:
- 100 ml de cola PVA;
- 2-3 gotas de corante líquido para ovos;
- espuma de barbear.
Despeje toda a cola no recipiente. Adicione um pouco de espuma de barbear aos poucos e misture bem. É melhor usar uma espátula de madeira.
Todos os ingredientes custam no máximo 500 rublos. Adicione espuma de barbear até a massa engrossar. Adicione o corante de ovo e misture novamente.

Slimes se tornaram muito populares. Antes de comprar um brinquedo desses, você definitivamente deve ler a composição. Se a criança for pequena ou tiver alergias, é melhor fazer um slime em casa com ingredientes seguros.




