Produtos feitos de lã encantam não só as crianças, mas também os adultos. Qualquer feriado ou dia a dia pode ser abrilhantado com um animalzinho feito em casa. Uma girafa de crochê é um brinquedo simples que agradará tanto iniciantes quanto mestres do tricô. Se você tiver um pouco de imaginação e decorá-la como quiser, poderá usá-la para decorar o quarto, o quarto ou a cozinha de uma criança.

- Ferramentas e materiais necessários
- Selecionando fios
- Escolhendo um anzol
- Enchimento para brinquedos
- Acessórios
- Regras de tricô
- Tricotando uma cabeça de girafa
- Pernas de tricô
- Chifres de tricô (2 partes)
- Orelhas de girafa em tricô (2 partes)
- Tricotando o corpo de uma girafa
- Patas-alças (2 partes)
- Focinho
- Esquemas e modelos populares
- Girafa de pelúcia
- Girafa arco-íris
- Girafa amigurumi
- Girafa engraçada e fofa nas articulações
Ferramentas e materiais necessários
O tricô requer materiais especiais que são tradicionalmente usados na fabricação de brinquedos.
Selecionando fios
Cada criança gosta de brincar com brinquedos novos à sua maneira: morder, apertar, cheirar. Portanto, o fio deve atender a todos os requisitos de segurança. Muitas empresas produzem fios naturais em novelos, novelos ou rolos.
Observe! Lã, linho e seda são os materiais mais adequados para trabalhar numa girafa, pois são de origem natural.
Os tópicos devem diferir no seguinte:
- Seja macio e agradável ao toque.
- Seja hipoalergênico.
- Tenha uma pilha que não se separe do fio principal quando pressionada levemente e não com muita força (ou seja, não deslame).
As opções mais populares entre as costureiras são os seguintes fios:
- "Íris", "Lírio", "Violeta", "Yarnart Jeans". Este é um fio grosso adequado para fazer bichinhos de pelúcia e outros itens. Entre as principais vantagens, os especialistas destacam a qualidade, o preço baixo e a segurança para as crianças.
- "Softy", "Angora Ram", "NAKO Paris". Fios macios adequados para fazer brinquedos macios. Apresentam as mesmas vantagens do grupo de fios anterior.

Escolhendo um anzol
Os tamanhos das agulhas de crochê se assemelham ao sistema métrico para medir largura, às vezes chamado de bitola. Geralmente, variam de 1 mm a 20 mm de diâmetro e 120 mm a 160 mm de comprimento. Exemplares maiores são raros. Ao tricotar um padrão, você deve usar o tamanho de ferramenta e a espessura de fio recomendados para garantir que o produto final tenha o tamanho, o formato e a textura corretos.
O tamanho da sua agulha de crochê pode fazer uma grande diferença no resultado final do seu projeto. Usar uma agulha grande dará ao seu projeto um visual aberto e arejado devido ao espaço criado entre os pontos. Por outro lado, agulhas menores resultarão em pontos mais fechados e compactos, além de um tamanho geral menor.
Observe! Basicamente, para trabalhar no projeto em questão, você precisará de um gancho pequeno, mas prático. É melhor que seja de comprimento curto (cerca de 10 a 12 cm). Deve ser durável e feito de metal de alta qualidade.

Enchimento para brinquedos
Para dar forma aos brinquedos, utiliza-se enchimento. Atualmente, existem muitas variedades. Elas diferem em propriedades, textura e densidade. Enchimento natural na forma de lã, penugem ou penas não é a melhor opção para encher brinquedos de pelúcia. Embora esses materiais sejam de origem natural, frequentemente perdem a forma, formando grumos, o que dificulta a recuperação do produto ao seu estado original. Portanto, vale a pena usar material sintético para enchimento: holofibra ou sintepon. São amplamente utilizados em artesanato. Suas vantagens são textura leve, durabilidade e facilidade de manutenção.

Acessórios
Qualquer tricô exigirá materiais adicionais: fitas de cetim, "olhos" (de plástico ou metal), fio dental, tecidos de diferentes tonalidades e texturas. Esses elementos devem atender às normas e requisitos de segurança.
Observe! Uma girafa de tricô ficará elegante e atraente quando usada com acessórios industriais (comprados).

Regras de tricô
Você pode fazer uma girafa em crochê sem precisar de nenhum conhecimento ou habilidade especial. Basta seguir as regras e a ordem indicada no diagrama. Abaixo, apresentamos algoritmos aproximados de ações para criar uma girafa. Eles utilizam os seguintes símbolos:
- sc – ponto baixo;
- уб – diminuir loops;
- pr – aumentar laços;
- ka – anel amigurumi.
Tricotando uma cabeça de girafa
A imagem abaixo mostra a sequência de ações para criar a cabeça da girafa. Ela deve ficar redonda graças às laçadas com uma laçada. As carreiras devem ser tricotadas com cuidado, sem pular nenhuma.

Pernas de tricô
A imagem abaixo mostra a sequência de ações para criar as pernas da girafa. Elas devem ser feitas com um tricô bem apertado.
Observe! Após a conclusão do processo de trabalho, eles, assim como a cabeça, precisam ser preenchidos com enchimento, após o que o buraco deve ser costurado.

Chifres de tricô (2 partes)
A produção desses componentes do brinquedo animal é semelhante à das pernas. Os elementos acabados devem ser preenchidos com enchimento e a abertura deve ser costurada.

Orelhas de girafa em tricô (2 partes)
A imagem abaixo mostra a etapa de criação das orelhas do animal. Não há necessidade de preencher os detalhes com feltro ou qualquer material sintético.

Tricotando o corpo de uma girafa
A imagem abaixo mostra a etapa de criação do corpo do animal. Um preenchimento leve ajudará a dar volume e suavidade ao detalhe.

Patas-alças (2 partes)
A imagem abaixo mostra o passo a passo para fazer as alças. Elas podem ser costuradas ou de crochê.

Importante! Artesãs experientes recomendam seguir o padrão de crochê da girafa em seu trabalho. Essa é a única maneira de obter o resultado indicado na descrição.
Focinho
O detalhe final será o focinho do animal. Para isso, você precisa tricotar 5 carreiras:
- 5 pontos baixos.
- Aumentar os pontos em 5 (10).
- 1 ponto baixo e aumente os pontos em 5 (15).
- 2 pontos baixos e aumente os pontos em 5 (20).
- 3 pontos baixos e aumente os pontos em 5 (25).
Esta peça é amarrada ou costurada no meio da cabeça.

Vários elementos decorativos ou peças em branco feitas à mão (por exemplo, uma pirâmide com patas) podem ser usados como decoração. Qualquer material pode ser usado, desde que atenda aos requisitos de segurança. Isso tornará a percepção da textura do produto muito mais fácil e agradável para as crianças. Você também pode costurar um coração ou uma estrela. Itens populares do guarda-roupa incluem chapéus, calças, saias, coletes e jaquetas. Isso ajuda a criança a desenvolver a imaginação.
Esquemas e modelos populares
Artesãs experientes e iniciantes vão adorar as instruções passo a passo abaixo sobre como fazer uma girafa em crochê. Não exigirão muito esforço, tempo e materiais para serem implementadas, e o resultado agradará crianças e adultos em qualquer ocasião.
Girafa de pelúcia
Para este trabalho você precisará de fio plush, pois ele tem fios grossos que “saltam” ao tricotar.
Observe! O animal feito com ele é o mais popular entre as crianças devido à sua textura fofa e macia.
O esquema de cores pode ser selecionado a partir do mostrado na imagem. Se desejar, é permitido usar outras cores (combinações). Para o animal, você também precisará de uma agulha grossa, tesoura, feltro, "olhos", uma ferramenta de tricô e um anel de marcação.
Instruções passo a passo:
- Na 1ª carreira, você precisa tricotar 6 laçadas de ponto baixo formando um anel.
- Na 2ª carreira, você precisa adicionar 6 laçadas e depois tricotar 12 em ponto baixo.
- Para as carreiras 3 a 7, pegue um fio de cor diferente e faça 12 laçadas com ele usando um ponto baixo.
Esta é a perna. Em seguida, você precisa continuar o processo e fazer uma segunda cópia. Depois, você precisa passar suavemente para o corpo:
- 1 carreira – 12 pontos baixos, aumento, 12 pontos baixos, aumento.
- 2ª carreira – 6 pontos baixos, aumento, 14 pontos baixos, aumento, 6 pontos baixos (30).
- Carreira 3 – (4 pontos baixos, aumento) multiplique por 6 (36).
- Carreiras 4-7 – 36 pontos baixos.
- Carreira 8 – (4 pontos baixos, diminuir) multiplicar por 6 (30).
- Linha 9 – 30 pontos baixos.
- Carreira 10 – (3 pontos baixos, diminuir) multiplicar por 6 (24).
- Linha 11 – 24 pontos baixos.
- Carreira 12 – (2 pontos baixos, diminuir) multiplicar por 6 (18).
- Das carreiras 13 a 18 – 18 pontos baixos (é assim que se forma o pescoço).
A cabeça precisa ser feita em círculo. Para isso, você precisará de 4 laçadas e um aumento a cada carreira (de 2 a 10). Em seguida, preencha com feltro e costure a abertura. Repita o mesmo processo com as outras partes finalizadas. Você pode costurá-las imediatamente ao corpo.
Observe! Orelhas, chifres e outros elementos adicionais devem ser feitos de acordo com as regras especificadas acima.

Girafa arco-íris
A girafa arco-íris exigirá o uso de várias cores vibrantes e saturadas. Os materiais podem ser usados como você preferir ou como no exemplo anterior.
Antes de começar a fazer um animal, você precisa decidir suas dimensões. Você pode usar as indicadas no exemplo anterior. O principal requisito para costureiras é não misturar a alternância de cores. Ao aumentar as dimensões, você precisa recalcular - multiplique os dados (indicadores numéricos) por 50 ou 100%.
As peças acabadas precisam ser fixadas. Antes deste procedimento, certifique-se de que todas elas tenham adquirido volume (preenchidas com feltro) e que os "vazios" tenham sido removidos ou costurados.
Ao final do trabalho, os produtos podem ser decorados de acordo com o seu gosto, orientado pelas preferências pessoais.

Girafa amigurumi
Amigurumi é uma combinação de duas palavras japonesas: "ami" e "nuigurumi". Ambas as palavras se combinam para formar este conceito, que significa literalmente um brinquedo de crochê. O crochê permite obter uma superfície mais espessa e densa do produto em comparação com outras técnicas. Essa técnica foi inventada por artesãs japonesas e rapidamente se espalhou pelo mundo devido à sua simplicidade.
Observe! A maioria dos crocheteiros faz pequenos animais, objetos ou bonecos em cores vibrantes. Isso torna o amigurumi uma opção de presente ideal para crianças e adultos.
Para fazer uma girafa amigurumi, você precisará de lã (penteada, acrílica ou algodão), tesoura, agulha, linhas e acessórios adicionais.
Instruções passo a passo para fazer um brinquedo:
- A costureira precisa escolher o tamanho do futuro animal.
- As orelhas, chifres e focinho são tricotados de acordo com as regras especificadas acima no MK anterior.
- As alças são tricotadas separadamente (1 carreira – 2 laçadas, depois 6 carreiras – 6 laçadas cada, depois 6 carreiras – com uma diminuição de 6 laçadas cada). Não são preenchidas com feltro.
- O corpo deve ser sólido (com pernas e pescoço). Você pode fazer duas partes idênticas e costurá-las depois de enchê-las com feltro.
O corpo é tricotado assim:
- Carreiras 1-15 – 7 pontos baixos;
- Em seguida vem o aumento de 15 laçadas.
- Linhas 16-35 – sem alterações.
- Em seguida, divida o tecido em 2 componentes (pernas) e tricote-os com o mesmo número de laçadas (12 carreiras).
O produto finalizado é mostrado na imagem abaixo.

Girafa engraçada e fofa nas articulações
Animais excêntricos se tornaram moda graças ao uso de articulações em seu design. Elas podem ser usadas para fazer brinquedos móveis de forma fácil e simples. As articulações são complementadas por bolas, tricotadas e preenchidas com enchimento macio. No produto, elas servem como pescoço, braços ou pernas, chifres ou orelhas. São feitas de acordo com o modelo acima sobre a técnica amigurumi.
Ferramentas utilizadas:
- Os fios são macios e flexíveis.
- Ferramenta de tricô prática.
- Agulha.
- Tesoura.
Características do trabalho:
- Você precisará de bolas para a cabeça (tamanho médio), corpo (tamanho grande), focinho (tamanho pequeno), assim como para o pescoço e as pernas.
- O número de laçadas é feito de acordo com as dimensões determinadas pela costureira.
- Todos os elementos devem ser preenchidos com feltro e a abertura deve ser costurada.
Todas as partes do animal devem ser fixadas. O produto final é mostrado na imagem abaixo.

Tricotar uma girafa pode ser fácil e divertido. Crianças mais velhas podem se acostumar gradualmente ao processo criativo. Criar seu próprio projeto será um excelente treinamento de desenvolvimento para uma criança.
Você pode ir mais longe em seus experimentos e fazer um chocalho de girafa de crochê para crianças ou como chaveiro — tudo depende do tamanho do produto. Se escolher peças longas, você pode decorar cortinas e cabeceiras de cama infantil. Peças curtas são melhores para decorar itens do dia a dia e festivos.
Uma girafa alegre e engraçada pode ser feita por costureiras em qualquer esquema de cores. Se você tiver experiência, poderá criar uma verdadeira obra-prima adicionando elementos de autor.




