A tecnologia para criar artesanato com papel é amplamente disponível e bastante simples. O artesanato pode ser processado adicionalmente, por exemplo, pintado. Como trabalhar com papel não requer conhecimentos e habilidades especiais, crianças e adultos adoram fazer artesanato com esse material. Seguindo as instruções passo a passo, você pode fazer o aplique mais simples ou até mesmo criar uma figura tridimensional, um marcador de livro ou um envelope para uma foto ou carta.

Por que o artesanato DIY é bom para crianças
Cientistas comprovaram que, com a ajuda dos materiais mais comuns e acessíveis, como papel, cereais e massa plástica, é possível criar verdadeiras obras de arte. Brinquedos feitos por uma criança podem ser um ótimo presente para a avó ou o avô.
Artesanatos feitos em papel ajudam a criança a interagir com o mundo ao seu redor e com as pessoas. As crianças desenvolvem não apenas um ponto de vista sobre os objetos ao seu redor, mas também o respeito pelo trabalho dos outros.
Aos 3-4 anos, o nível de atividade do bebê é muito alto. Suas habilidades físicas e musculares são bem desenvolvidas, o que não se pode dizer da coordenação motora fina. O processo de criação de artesanato fortalece perfeitamente as mãos, desenvolve cada dedo individualmente e aprimora as habilidades de dobrar e colar.
Educadores e pediatras acreditam que o processo de fazer artesanato em papel permite que a criança:
- Adquira a perseverança necessária.
- Desenvolver o pensamento imaginativo e a imaginação.
- Forme um gosto.
- Para explorar visualmente a importância das proporções.
- Desenvolver o processo de pensamento.
- Aprenda a seguir instruções claramente.
- Desenvolver independência.
Por ser um dos materiais mais acessíveis e versáteis, o papel é frequentemente usado para fins criativos. Uma folha de papel é fácil de cortar, dobrar e colar. É por essas qualidades que é frequentemente usada por educadores e professores para o desenvolvimento de crianças, geralmente no jardim de infância.
Uma grande variedade de matérias-primas pode ser usada para fazer artesanato:
- Papel comum, também conhecido como papel de escritório. Pode ser de várias cores. Na maioria das vezes, é usado como base para artesanato.
- Papel ondulado ou crepom. Ideal para criar, por exemplo, artesanatos com a técnica do papel machê e para fazer flores tridimensionais.
- Guardanapos de papel. Você pode fazer quase obras-primas com eles. Essa técnica se chama decoupage.
Observe! Existe uma enorme quantidade de matéria-prima de papel que pode ser facilmente utilizada não apenas para criar artesanato infantil, mas também para fazer verdadeiros itens de interior.

Fazendo um ouriço volumétrico de papel
Ao transformar o artesanato em uma brincadeira divertida, você não só desenvolve as habilidades motoras finas do seu filho, mas também o apresenta às formas geométricas sem pressão.
Materiais e ferramentas necessárias para fazer um ouriço:
- Papel colorido em 2 cores: amarelo e marrom.
- Bússola.
- Tesoura afiada.
- Cola.
- Qualquer caneta hidrográfica de cor escura.
- Governante.
- Olhos de plástico. Se não tiver, pode simplesmente desenhá-los.

Procedimento passo a passo
Primeiro, para criar um ouriço, você precisa fazer três cones marrons — eles serão as agulhas do animal e darão volume ao artesanato. Para isso, desenhe dois círculos iguais no papel usando um compasso. O diâmetro recomendado é de 12 cm. Cada círculo deve ser cortado exatamente ao meio. Os cones devem ser feitos a partir das 3 metades obtidas. Para isso, enrole cuidadosamente a peça de trabalho e cole-a.

O próximo passo é formar as agulhas do ouriço. Isso é muito fácil de fazer com uma tesoura comum – cortes frequentes ao redor do cone. Deve ficar parecido com a imagem.

Para obter tantas agulhas quanto um ouriço de verdade, os cones precisam ser inseridos uns nos outros.

O focinho do ouriço é melhor feito de papel amarelo. Novamente, você precisa de um compasso. O diâmetro do círculo deve ser de 7 cm. Depois de recortar o círculo, você precisa cortá-lo exatamente ao meio. Assim como no caso das agulhas, você precisa fazer um cone.

Depois de colocar o focinho nas agulhas e colá-lo, você deve começar o processo de design.

Usando uma caneta hidrográfica comum, você pode desenhar um nariz para o ouriço ou fazer um, por exemplo, com um botão. Se você tiver olhos de plástico, basta colá-los; caso contrário, desenhe-os.
Pronto, o artesanato está pronto.
Ouriço feito de acordeão de papel colorido
Como fazer um ouriço de papel? O esquema de fabricação é muito simples. Até crianças de 3 a 5 anos podem criar um ouriço seguindo estas instruções.
AtençãoO uso de tesouras e cola deve ser feito sob supervisão de um adulto. É muito importante seguir todas as normas de segurança.
Antes de fazer um ouriço de papel com suas próprias mãos, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:
- Folhas de papel ou papelão colorido. Recomenda-se usar amarelo para o ouriço e verde e laranja para decorar o artesanato.
- Caneta hidrográfica ou marcador preto.
- Tesoura.
- Qualquer cola. Pode ser PVA ou cola de lápis duro.
Procedimento passo a passo
A master class passo a passo envolve as seguintes ações:
- Divida a folha amarela em quatro partes iguais na largura e dobre-a em 1/4. Deve ficar assim.
- Em seguida, você precisa dobrar a mesma folha horizontalmente exatamente ao meio. Após desdobrar a folha, você precisa cortá-la como mostrado na imagem abaixo.
- A parte cortada precisa ser colada na parte superior, sem cortes. No retângulo resultante, desenhe o contorno do focinho do ouriço com um marcador preto.
- Recorte o focinho seguindo o contorno desenhado com o máximo de cuidado e precisão possível. O resultado deve ser a cabeça do animal, combinada com um grande retângulo amarelo.
- Forme o corpo. Para isso, dobre a folha em forma de sanfona. É muito importante fazer isso na direção do focinho.
- O acordeão, recolhido até o cano, deve ser dobrado exatamente ao meio e colado na dobra.
Se todos os passos forem seguidos de forma clara e correta, você obterá um ouriço como o da imagem, que também poderá decorar. Você pode fazer uma decoração para ele, por exemplo, com pedaços de lã ou colar algumas frutas nas agulhas.

As imagens ajudarão você a estudar o processo de criação de um ouriço com mais detalhes.





Você pode complicar o processo de fabricação adicionando volume ao animal. Nesse caso, recomenda-se substituir o papel por papelão. O princípio de fabricação é idêntico ao da master class descrita acima, mas as peças do segundo lado devem ser espelhadas.
ObservaçãoUm ouriço de papelão feito por você mesmo será mais estável e poderá ser usado até mesmo em composições volumétricas.
Os artesanatos em papel estão disponíveis não apenas pelo baixo custo do material utilizado como base, mas também pela simplicidade de sua criação. Há centenas de anos, as pessoas vêm criando cada vez mais maneiras de criar algo incomum ou até mágico a partir de uma folha de papel comum. Livros de colorir, figuras de origami, cartões-postais, modelos de animais, meios de transporte ou até mesmo casas. Tudo isso pode ser feito de papel. O resultado depende apenas da sua imaginação e desejo.




