Tudo o que você precisa saber sobre os malefícios e benefícios dos slimes para crianças

Slime ou lizun é um passatempo popular entre crianças e adolescentes. Parece um pedaço de muco que se estica e assume diferentes formas, mas se você o colocar em uma superfície plana e horizontal, ele se espalhará como um líquido. Essas propriedades incríveis são inerentes a fluidos não newtonianos. Brincar com slime nas mãos é fascinante e divertido, por isso é útil para crianças. Mas esse brinquedo é realmente seguro? É prejudicial para crianças amassarem slime industrializado nas mãos ou ainda é aceitável? Vale a pena analisar o assunto com atenção.

Do que é feito o slime e ele é seguro para a saúde?

Muitos discutem sobre os benefícios ou malefícios do slime
Muitos discutem sobre os benefícios ou malefícios do slime

O principal perigo está na composição do slime. Mesmo produtos caros com selo da UE podem conter substâncias nocivas à saúde da criança.

E o que podemos dizer sobre falsificações chinesas baratas ou aqueles slimes que as crianças fazem depois de assistir a vídeos na internet? Portanto, se falamos de slime em geral, os benefícios e malefícios não são tão óbvios, pois dependem do modelo específico do brinquedo.

Diversão divertida
Diversão divertida

Primeira aparição

Este brinquedo não é tão novo quanto parece. Chegou ao mercado em 1976, quando a Mattel lançou o primeiro slime para venda.

Naquela época, incluía a goma guar, produzida a partir de grãos de mesmo nome. A zabava tornou-se muito popular.

Para referência! No desenho animado "Os Caça-Fantasmas", havia um personagem chamado Slimer, que tinha as propriedades de um brinquedo popular. Na versão russa, ele se chamava Lizun, daí o novo nome local.

Lizun é um fantasma de desenho animado
Lizun é um fantasma de desenho animado

Com o tempo, a composição do slime mudou; corantes brilhantes e elementos decorativos foram adicionados a ele.

Atualmente, os slimes prontos não contêm ingredientes naturais – são pura química. E embora os ingredientes em si possam ser inofensivos, em combinação uns com os outros e com o contato prolongado com as palmas das mãos, e especialmente quando ingeridos, podem causar reações alérgicas, intoxicação e deterioração da saúde do bebê.

Na hora de comprar, é importante estudar a composição do slime ou fazer você mesmo o brinquedo com produtos alimentícios seguros para o bebê.

Realmente há veneno em alguns brinquedos
Realmente há veneno em alguns brinquedos

Que problemas podem ocorrer?

Brincar com slime envolve movê-lo nas mãos. Há contato constante com a pele da criança.

Slimes comprados em lojas ou feitos em casa são prejudiciais à saúde da criança? Sim, desde que contenham os seguintes componentes:

  • Cola PVA - não é tóxica em si, mas, ao entrar em contato com o corpo, torna-se um veneno perigoso que pode causar intoxicações graves. Além disso, a cola tem um cheiro persistente que começa a ser sentido em ambientes fechados, causando dor de cabeça ou náusea em contato prolongado.
  • O bórax, ou tetraborato de sódio, é um sal do ácido bórico. É amplamente utilizado em desinfetantes, incluindo o fluido para lentes de contato. No entanto, quando entra no corpo, pode causar irritação nos olhos, na pele e nos órgãos respiratórios. Também afeta o trato gastrointestinal quando ingerido.
  • Fragrâncias - fabricantes inescrupulosos adicionam fragrâncias aos slimes para disfarçar o cheiro químico desagradável dos componentes. A inalação desses "aromas" causa dores de cabeça e pode causar vômitos em crianças.
  • Amido, gelatina e celulose são componentes naturais que, aparentemente, não fazem mal à saúde. Mas, com o uso prolongado do slime, micróbios patogênicos, mofo e outros microrganismos começam a se acumular e se multiplicar neles. Ao entrarem no corpo da criança, podem provocar uma deterioração da saúde.
Você pode estar interessado nisto:  Como fazer um ursinho de pelúcia de crochê de pijama

Para referência! Nos tempos soviéticos, o ácido bórico era usado para fazer um veneno eficaz para insetos rastejantes e agora está incluído em brinquedos infantis.

Componentes perigosos do slime
Componentes perigosos do slime

Como resultado da análise da composição dos principais componentes, podemos concluir por que os slimes são perigosos para crianças se as regras do jogo não forem seguidas. Eles podem causar dermatites, reações alérgicas, vermelhidão e coceira, dores de cabeça e vômitos.

Quem não deve brincar com slimes

Slimes não são brinquedos para crianças
Slimes não são brinquedos para crianças

Mesmo assim, você pode e deve brincar com slimes. Mas você definitivamente deve seguir as regras de segurança para que os danos causados ​​pelos slimes não sejam sentidos.

Importante:

  • não dê o brinquedo para crianças menores de 3 anos, pois elas colocam tudo na boca;
  • não compre slimes para crianças propensas a reações alérgicas;
  • Se o bebê tiver feridas abertas nas palmas das mãos, é melhor não brincar até a recuperação.

O que acontece se você comer um slime

O mais perigoso é a entrada do muco no organismo. Nesse caso, podem ocorrer diarreia, dor de estômago e dores de cabeça. Em casos graves, os rins e os órgãos digestivos são afetados.

Se uma criança engolir slime, ela deve ir ao hospital para fazer uma lavagem estomacal e receber a assistência necessária.

Atenção! Aos primeiros sinais de envenenamento por slime, não importa se a criança engoliu ou se simplesmente se empolgou brincando, é preciso guardar o brinquedo perigoso e ajudar a criança.

Os malefícios e benefícios dos slimes e licks

E, no entanto, não é à toa que os slimes se tornaram tão populares entre as crianças. Eles têm muitas qualidades positivas e são até recomendados para muitas crianças. Os benefícios e malefícios deste brinquedo, que os adultos devem conhecer, são descritos abaixo.

Propriedades benéficas

Para crianças maiores de três anos, os pediatras recomendam o uso para o desenvolvimento da coordenação motora fina, ajudando a coordenar melhor os movimentos. Além disso, o jogo desenvolve a imaginação, desperta o interesse e melhora o humor.

Slime antiestresse ajuda a relaxar
Slime antiestresse ajuda a relaxar

Slimes são brinquedos antiestresse. De fato, apertar um slime nas palmas das mãos relaxa os músculos e ajuda a aliviar a tensão, não só em crianças, mas também em adultos. É por isso que os slimes são populares e úteis.

Você pode estar interessado nisto:  Receitas caseiras de slime com sabão

Aqueles que sofreram uma entorse ou fratura nos membros superiores sabem o quão útil o slime é para as mãos - exercícios com ele ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a restaurar rapidamente a função dos membros.

E os slimes também encontraram utilidade no dia a dia. São ótimos para coletar pequenos detritos de locais de difícil acesso:

  • teclados de computador,
  • grades no painel do carro,
  • nos cantos mais distantes de armários e despensas.

É claro que, após esse uso, você não poderá mais brincar com o slime; ele precisa ser descartado.

Auxiliar de limpeza
Auxiliar de limpeza

Que danos podem ser causados

O mal dos slimes está no boro que eles contêm, um elemento químico perigoso para a saúde. E no slime vendido em lojas, sua quantidade excede os padrões permitidos em 4 vezes!

Além dos sintomas já mencionados: diarreia, vômito, irritação, a criança também pode apresentar consequências mais graves do contato - convulsões.

Cientistas realizaram pesquisas sobre os danos que altos níveis de bromo podem causar aos animais. Os resultados foram deprimentes. Os participantes do teste deram à luz bebês com baixo peso, defeitos congênitos e atrasos no desenvolvimento. Após estudos em laboratório, os cientistas recomendam fortemente cautela com produtos como slime, especialmente para gestantes. E limitar o tempo de brincadeira das crianças. Veja por que o slime é perigoso para crianças.

Consequências perigosas de brincar com slime
Consequências perigosas de brincar com slime

Precauções de segurança ao brincar com slime e fazê-lo

Cabe aos pais decidir se compram ou não um slime para o bebê. De qualquer forma, é necessário tomar precauções com as crianças para reduzir o perigo dos slimes:

  • Não dê o brinquedo a uma criança com feridas abertas. Todas as substâncias nocivas entrarão diretamente na corrente sanguínea com esse contato, causando danos à saúde.
  • Não deve ser dado a crianças menores de 3 anos, pois elas colocam tudo na boca. Mesmo em idades mais avançadas, as crianças podem experimentar um brinquedo com cheiro forte na língua. Portanto, os pais devem supervisionar as crianças que brincam com slime.
  • Recomenda-se armazenar o slime caseiro na geladeira.
  • Para evitar consequências desagradáveis, é melhor limitar o tempo de brincadeira. Basta dar à criança 30 a 40 minutos para se divertir e depois desviar sua atenção para outras brincadeiras.

Importante! Depois de brincar com slime, lave bem as mãos com sabão!

Fluido não newtoniano
Fluido não newtoniano

O que evitar na composição

Ao comprar slime, você precisa estudar sua composição. Embora nem todos os fabricantes indiquem a rotulagem dos componentes recebidos, você pode rejeitar imediatamente um produto de baixa qualidade.

  • Se o slime tiver um cheiro forte, é melhor recusar a compra.
  • Também é importante que o slime não contenha mais tetraborato de sódio do que deveria; sua quantidade deve ser reduzida ao mínimo seguro.

Se os slimes forem feitos em casa, é importante prestar atenção à sua composição para minimizar os danos e tomar precauções. Ao trabalhar, use luvas, trabalhe em uma área bem ventilada e utilize recipientes separados para misturar a composição.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo lindas bonecas de papel e papelão com roupas

Uma composição caseira pode incluir os seguintes elementos:

  • O tetraborato de sódio é um ativador da mistura de slime. Está presente em detergentes e antissépticos. A principal questão neste caso é se é perigoso usar tetraborato de sódio para fazer slime. Especialistas afirmam que o contato prolongado com este reagente causa irritação e alergias. Portanto, ele deve ser usado apenas se não houver outras opções.
  • Cola - PVA é a mais usada para dar elasticidade ao slime. Evite contato com os olhos e a boca.
  • Detergentes também podem causar doenças. Quando crianças e adultos lavam as mãos ou a louça, há um contato breve desses produtos com a pele, o que não causa consequências. Mas, na composição do slime, o efeito é mais prolongado e pode ser perigoso para a criança.
  • Sal e refrigerante são componentes alimentares, mas se em contato prolongado com a pele delicada do bebê, podem causar irritação e inflamação.

Importante! Qualquer slime, seja comprado em loja ou feito em casa, pode causar doenças em uma criança. É necessário limitar o tempo de brincadeira, não permitindo contato prolongado com os reagentes.

Tetrabarato é veneno!
Tetrabarato é veneno!

Receitas de Slime Seguras para Cozinhar em Casa

Em casa, você pode fazer slimes com diferentes ingredientes, reduzindo a quantidade de reagentes perigosos ao mínimo.

Slime de pasta de dente

Para prepará-lo, você precisará de um tubo de pasta de dente em gel e corante alimentício ou tintas.

Misture os dois ingredientes em uma tigela de metal e mexa. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos para evaporar o líquido, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar. Unte as mãos com óleo vegetal e misture bem a massa resfriada.

Cabe aos pais decidir se querem ou não brincar com esse brinquedo.
Cabe aos pais decidir se querem ou não brincar com esse brinquedo.

Slime feito de plasticina

Para fazer isso você vai precisar de:

  • gelatina,
  • água,
  • plasticina.

Despeje água fria em um copo de metal e adicione a gelatina. Misture até obter uma mistura homogênea e deixe descansar por uma hora.

Amasse bem 100 g de plasticina. Despeje 50 ml de água fervente em uma xícara e adicione a plasticina. Misture com uma colher até formar uma massa homogênea. Adicione a gelatina inchada. Após misturar, deixe descansar em local frio por meia hora. Depois disso, você pode brincar.

Slime comestível

Slime - brilho, plasticidade, diversão
Slime - brilho, plasticidade, diversão

Você pode até provar este brinquedo. Mas depois de brincar, é melhor jogá-lo fora do que comê-lo. Apenas 2 ingredientes:

  • Doces que tendem a esticar - caramelizados ou mastigáveis.
  • Açúcar de confeiteiro ou amido.

Coloque os doces em uma tigela pequena e leve-a ao banho-maria para derretê-los. Polvilhe a mesa com açúcar de confeiteiro e coloque a "massa de caramelo" sobre ela. Sove. Depois de esfriar, a criança pode começar a brincar.

Observe! É melhor guardar esses slimes na geladeira, pois eles estragam muito rápido. A melhor opção é um brinquedo descartável: brinque com ele e jogue fora. Assim, o bebê estará definitivamente seguro.

Brincar com slime é muito emocionante e eletrizante. Conhecendo as precauções e seguindo rigorosamente as instruções, você pode dar qualquer brinquedo ao seu filho com segurança após os três anos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior