Faça um lindo vestido de renda em crochê para uma boneca

Objetos feitos à mão trazem muito aconchego aos seus donos. Muitas costureiras fazem crochê em roupas, joias e brinquedos com lã. É melhor começar a aprender essa habilidade com peças pequenas e, aos poucos, passar para as maiores. Até mesmo uma tricoteira iniciante pode fazer um vestido lindo e estiloso para uma boneca.

Que fios e ferramentas são melhores para escolher?

Você pode fazer uma linda roupa de crochê para uma boneca usando um fio de boa qualidade.
Você pode fazer uma linda roupa de crochê para uma boneca usando um fio de boa qualidade.

É necessário preparar com antecedência ferramentas e fios adequados, de excelente qualidade e tons bonitos. Para tricotar roupas de boneca, você precisará de uma agulha bem fina. A agulha nº 1 ou nº 2 será ideal.

Os tipos de fios diferem entre si em composição e propriedades:

  1. O algodão elástico contém 2% de lycra. Ele estica bem e é ideal para tricotar roupas de bonecas.
  2. A microfibra de poliéster é um material sintético de alta qualidade.
  3. O fio, composto por 55% algodão e 45% poliacrílico, é macio e durável o suficiente. Pode ser usado para tricotar não apenas roupas de brinquedo, mas também os próprios brinquedos, como a boneca Tilda.
  4. Algodão mercerizado 100%. Produz um tecido liso, resistente e levemente brilhante. Ao trabalhar com este material, não aperte demais as laçadas.
  5. Fios texturizados. O algodão é muito comum, composto por 65% de algodão e 35% de poliamida. Você pode tricotar brinquedos fofinhos com ele: um coelho, um urso, um gato, um cachorro. Mas apenas costureiras experientes conseguem lidar com esse fio.
  6. Fios 100% lã também são ótimos para tricotar animais fofinhos.
  7. Fio Terry (texturizado) 85% poliamida e 15% algodão. O fio é muito delicado e macio, mas iniciantes não conseguirão lidar com esse material.

O fio deve ser fino e liso. Para tricoteiras iniciantes, o ideal é usar fios de melange. Fios de íris e linho são adequados para tricotar vestidos de boneca, pois são fáceis de criar padrões vazados. Com o fio certo, você pode fazer brinquedos e roupas de tricô para sua boneca com suas próprias mãos.

Precisão e um pouco de habilidade ajudarão a criar uma verdadeira obra-prima
Precisão e um pouco de habilidade ajudarão a criar uma verdadeira obra-prima

Descrição do processo de tricotar um vestido para um brinquedo com agulha de crochê

Um algoritmo de tricô detalhado pode ser encontrado nas instruções de cada vestido. Como regra, você precisa começar com alças de ar e tricotar as carreiras seguintes com pontos altos e baixos. Você pode adicionar combinações complexas e criar lindos padrões.

Fato interessante! Na tradição europeia do tricô, os vestidos de boneca são tricotados em círculo. É preciso passar de uma carreira para outra usando alças de elevação. Na tradição japonesa do amigurumi, as peças devem ser tricotadas em espiral, sem alças de elevação.

Roupa para Barbie
Roupa para Barbie

Símbolos convencionais em padrões de tricô

Nos padrões de tricô, todos os tipos de laçadas são marcados com o símbolo correspondente. Antes de começar a trabalhar, você precisa aprender estes símbolos:

  1. VP - circuito de ar;
  2. SP - laço de conexão;
  3. ССН — ponto alto duplo;
  4. SC - ponto baixo;
  5. С2Н - ponto alto;
  6. *…* repita de * a *.
  7. Pr - aumento (2 pb em uma laçada);
  8. KA - anel amigurumi.

Estes são os elementos básicos do tricô. Todos os outros símbolos são melhor visualizados na imagem com explicações.

Loops no diagrama
Loops no diagrama

Vestidos de crochê para bonecas

Na internet, você encontra muitas aulas originais sobre como tricotar um vestido para boneca com agulha de crochê, diagramas e descrições. Para costureiras iniciantes, há diversas master classes sobre como tricotar esses trajes. Cada MK contém uma descrição detalhada do processo de fabricação e diagramas.

Fantasia para Barbie Crochê

A boneca Barbie é a favorita de várias gerações de meninas. Você pode tricotar muitas roupas incrivelmente lindas para ela. Você precisará de fio acrílico de 438 m de comprimento e 100 g de peso, além de uma agulha de crochê nº 1,5 e um botão.

Master class para iniciantes:

  1. Faça 39 laçadas de ar. Na 6ª laçada, faça 1 pbx.
  2. Faça 5 pb + 2 corr. Em seguida, pule 6 laçadas, monte 12 pb + 3 corr e pule 6 laçadas novamente. No final, faça 5 pb.
  3. Monte 5 pb e adicione 3 pb em cada PV da carreira anterior. Depois disso, faça 12 pb e mais 3 pb em cada PV. No final, arremate 5 pb. Deve haver 28 pb no total.
  4. Repita o mesmo nas carreiras 4 a 6.
  5. Na 7ª carreira, monte 4 corr. Depois, pule a laçada. Depois, 1 corr + 1 corr. Repita até o final da carreira.
  6. Carreira inteira: 1 PV + 28 PBC.
  7. Em cada laçada da carreira anterior, tricote 2 pb. No total, você deve obter 56 pb.
  8. Assim como na 7ª carreira, você precisa tricotar da 10ª à 17ª carreira.
  9. Na carreira 18, haverá mudanças: nos dois primeiros corr da carreira anterior, faça 1 pbx e, em seguida, adicione 3 corr. Continue até o final e arremate o fio.
  10. Costure um botão e insira uma fita de cetim nos furos.
Você pode estar interessado nisto:  Tricotando ursinhos de pelúcia com agulha de crochê - esquemas de trabalho
Símbolos gráficos em diagramas
Símbolos gráficos em diagramas

Vestido lanterna para Paola Reina

A boneca Paola Reina é muito infantil. Ela é famosa por seu cabelo luxuoso e seu rostinho fofo de bebê. "Lanterna" é um vestido justo até os joelhos.

Medidas da boneca Paola Reina:

  • Circunferência da cabeça: 21,5 cm.
  • Comprimento de um ombro ao outro - 7 cm.
  • Circunferência do braço: 6 cm.
  • Altura da cava: 3,5 cm.
  • Circunferência do peito: 14 cm.
  • Circunferência da cintura - 13 cm.
  • Circunferência do quadril: 17 cm.
  • Comprimento do ombro - 1,5 cm.
  • Comprimento das costas até a cintura - 6 cm.
  • Comprimento da cintura ao joelho - 10 cm.
  • Altura - 34 cm.
Designações em diagramas
Designações em diagramas

Você precisa preparar o gancho nº 1.5 e o fio de algodão (250 m, 50 g).

Como tricotar:

  1. Monte 56 laçadas de ar (VP), depois 2 laçadas de ar para levantar (VP). Nas laçadas 4 a 6 a partir da agulha, tricote 1 pb. Em seguida, faça uma combinação: faça 1 VP e costure 1 pb nas próximas 14 laçadas. Repita 3 vezes. Em seguida — 1 VP + 7 pb. Vire a peça.
  2. Faça 2 corr. p.v. e insira 1 p.b. em cada uma das próximas 6 laçadas. Em seguida, faça uma "concha" - 1 p.b. + 1 corr. p.v. + 1 p.b., costure no arco a partir da laçada de ar da carreira anterior. Depois da "concha", costure 14 p.b. Repita três vezes. Depois disso - "concha" + 7 p.b. + volta.
  3. Comece com 2 PV. Em seguida, faça 7 PV. Em seguida, faça uma combinação: "concha" + 16 PV, que é repetida 2 vezes. A combinação é seguida por "concha" e 8 PV. Vire.
  4. A carreira começa com 2 PV, depois 8 PA, uma combinação de "concha" + 18 PA. Repita essa combinação 3 vezes. Depois vem outra "concha" e 9 PA. Vire.
  5. Monte 2 PV e 9 PA. Em seguida, costure 1 PA no arco "concha" da carreira anterior. Depois disso, faça 5 PV e pule 20 laçadas. Em seguida, costure 1 PA novamente no arco "concha" em um lugar diferente. Faça mais 10 PA e vire.
  6. Tricotar 2 corr e 10 pa. Em seguida, tricotar 1 pa em cada laçada da carreira anterior (deve haver 5 no total). Em seguida, montar 22 pa e tricotar novamente 5 pa em cada laçada da carreira anterior. Em seguida, tricotar mais 11 pa e virar o vestido.
  7. Faça 2 corr e puxe 1 pb na próxima laçada. Em seguida, a combinação: 1 corr + pule 1 laçada + 1 pb. Repita 25 vezes. Insira 1 pb nas 2 laçadas restantes e vire novamente.
  8. Monte 1 corr e 1 pb. Em seguida, faça uma combinação complexa: pule laçada + "dente" + pule + 1 pb. Repita essa combinação 13 vezes. "Dente" = 1 corr + 1 pa + 1 corr + 1 pa + 1 corr + 1 pa + 1 pa + 1 corr. Não é necessário virar o tricô aqui.
  9. Repita a carreira 6.
  10. Em seguida, usando o padrão da 7ª carreira, teca um vestido do comprimento desejado.
Tricotando um vestido lanterna
Tricotando um vestido lanterna

Vestido de crochê com losangos para a boneca Paola Reina

Os losangos são um padrão de tricô comum que parece estiloso e elegante. Você precisará de qualquer fio fino (acrílico ou lã podem ser usados) e uma agulha de crochê nº 1,75. O vestido é tricotado em três etapas: o elástico entre a parte superior e inferior, a saia e a parte superior.

Andamento do trabalho:

  1. Monte 16 pontos correntes na agulha.
  2. Partindo do segundo PV, faça 15 pontos baixos e uma correntinha baixa. Vire a peça para o outro lado.
  3. Repita nas carreiras 2 e 3.
  4. Na quarta carreira, faça 1 pb. Em seguida, faça mais 13 pb para a parte da frente da laçada. Depois disso, faça um pb separado, adicione um ponto corrente para levantar e vire o produto.
  5. Continue tricotando dessa maneira até a carreira 52.
  6. Na 53ª carreira: 15 pb + 1 pb de elevação. Vire.
  7. Para o 54º, monte 15 pb.
  8. O elástico está pronto. Em seguida, tricote uma saia a partir da parte lateral.
  9. Monte 2 pontos altos + 3 pb + 2 pbx + 2 pb. Repita esses passos 23 vezes. No final, faça 2 pbx + 4 pb, adicione um ponto alto e vire o produto.
  10. Faça um pb no arco de duas alças de ar. Em seguida, faça 78 pb. Termine a carreira com uma alça de ar de elevação (LR) e vire o vestido novamente.
  11. Da 3ª à 7ª carreiras da saia: 78 pb + ponto corrente + volta.
  12. Vá para a frente. Na 8ª carreira, pegue um fio de cor diferente e tricote 3 pb. Em seguida, faça a combinação: 1 pb + 5 pontos baixos com laçadas estendidas. Repita 12 vezes. Arremate a carreira com 3 pb e 1 pb. Vire do avesso.
  13. Da 9ª à 13ª carreiras: 78 pb + 1 pb + volta.
  14. Na 14ª carreira, você precisa retornar à cor principal do fio e repetir os passos descritos na 8ª carreira.
  15. Em seguida, a saia deve ser tricotada repetindo os passos indicados e alternando fios de cores diferentes.
  16. A penúltima fileira da saia é feita de alças estendidas.
  17. A última carreira é tricotada no lado avesso - 78 pb e arremate o fio.
  18. Retorne ao elástico e tricote a parte superior do vestido ao longo do outro lado.
  19. Escolha um fio de cor diferente. A primeira carreira do corpete deve ficar na frente. As carreiras 1 a 4 são tricotadas da seguinte maneira: 54 pb + 1 ponto corrente. Vire para o outro lado.
  20. A partir da 5ª carreira, volte para o fio da cor principal. Monte 4 pb. Em seguida, faça 1 pb com uma laçada estendida de modo que ela se estenda 4 carreiras abaixo. Repita esta figura 10 vezes. Em seguida, faça um pb e vire.
  21. Monte 12 pb e 20 laçadas. Conte 5 laçadas na carreira anterior e pule-as. Em seguida, faça 20 pb + 20 corr. Pule mais 5 laçadas. No final, faça 12 pb + corr e vire.
  22. Faça 12 pb. Depois, faça 20 pb, que devem ser inseridos no arco de alças de ar. Em seguida, faça 20 pb regulares e 20 pb no arco. Por fim, faça 12 pb simples, levantando as alças de ar e virando.
  23. Faça 11 pb regulares. Em seguida, faça uma diminuição - 2 pb são tricotados a partir de um ponto alto comum. Você precisa fazer uma combinação: 1 diminuição + 18 pb. Repita isso três vezes. Em seguida, faça novamente uma diminuição, 1 pb, um ponto baixo para levantar e uma volta.
  24. Sequência rigorosa: 10 pb + diminuição + 5 pb + diminuição + 4 pb + diminuição + 5 pb + diminuição + 16 pb + diminuição + 5 pb + diminuição + 4 pb + diminuição + 5 pb + diminuição + 10 pb. No final - VP e vire o produto.
  25. Outro algoritmo: 10 pb + diminuição + 14 pb + diminuição + 16 pb + diminuição + 14 pb + diminuição + 10 pb. VP e vire.
  26. Monte 9 pb. Em seguida, a combinação: diminuição + 14 pb. Repita três vezes. Em seguida, faça uma diminuição e 9 pb, e depois disso - VP + vire.
  27. Faça 9 pb + diminuição + 12 pb + diminuição + 14 pb + diminuição + 12 pb + diminuição + 9 pb. No final do VP e vire.
  28. Faça 8 pb. Depois, uma combinação de diminuições e 12 pb, que é repetida três vezes. Em seguida, diminua, 8 pb, 1 pb e vire.
  29. Última carreira: 8 pb + diminuição + 10 pb + diminuição + 12 pb + diminuição + 10 pb + diminuição + 8 pb. Arremate o restante do fio.
Você pode estar interessado nisto:  Fazendo Slimes de Farinha em Casa - Receitas Populares

Importante! Ao tricotar um vestido, você precisa monitorar cuidadosamente a alternância das partes frontal e traseira.

Padrão de diamante
Padrão de diamante

Vestidinho minúsculo para boneca LOL "Lolka"

As bonecas LOL em miniatura conquistaram o coração de muitas crianças ao redor do mundo. A sigla LOL significa "Little Outrageous Littles" e significa "pequeninas um pouco extravagantes". "Lolka" é uma boneca escondida dentro de uma bola. Para obtê-la, você precisa desdobrar 6 camadas, cada uma contendo enigmas, quebra-cabeças e adesivos, além de roupas, sapatos e acessórios para a boneca.

Você pode fazer um vestido de crochê para seu pet em miniatura com suas próprias mãos. Não é necessário tirar medidas. Você precisará de uma agulha de crochê nº 1 e fio bem fino, como fio de tricô. Novelos de fio de algodão Yarn Art LILY ou Snow White Madame Tricote (comprimento 2–2,5 m, peso 30 g) são perfeitos. O vestido deve ser tricotado de cima para baixo sem rasgar o fio.

Aula magistral:

  1. Monte 17 pontos corrente e 2 pontos de elevação. Em seguida, tricote a partir da terceira laçada a partir da agulha.
  2. A segunda carreira é tricotada com pontos altos duplos: 2 pontos de cada PV. Adicione outro ponto baixo a cada três PV.
  3. Faça 2 laçadas de conexão. Após cada par de pb da carreira anterior, adicione uma laçada de ar.
  4. Monte 3 alças de elevação. Em seguida, de acordo com o esquema: 6 pbx + 2 pbx + 4 pbx + 2 pbx. Alterne os elementos nesta ordem.
  5. Passe para a próxima carreira usando 3 alças de elevação. Em seguida, alterne 1 pbx e 1 corr. A saia está pronta.
  6. Vire o produto para a parte estreita do cinto e tricote a parte superior do vestido. Após uma carreira de 17 corr, tricote uma carreira de 17 pbx.
  7. Próxima carreira: 3 pb + 2 pv + 5 pb + 2 pv + 3 pb.
  8. A última carreira, a mais alta, tem 17 pb. Se desejar, você pode fazer uma laçada para um fecho ou botão.

Observe! Devido à abundância de pequenos detalhes, o trabalho é bastante meticuloso, por isso somente artesãs experientes conseguem dar conta da tarefa.

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo Slimes de Amido em Casa - Opções de Receita
Para Lolka LOL
Para Lolka LOL

Vestido Lily de Crochê para a Boneca Paola Reina

O elegante vestido "lírio" será um ótimo presente para a boneca favorita de muitas meninas, Paola Reina. Esta fantasia é prática porque não tem fechos nem botões. Você precisa tricotar o vestido em círculo, da carreira de cima para a de baixo.

Antes de começar a tricotar, você precisa preparar tudo o que precisa para tricotar. Além da agulha de crochê nº 2 e do fio (Maxi 565 m), você precisará de linha elástica.

"Lily" para Paola Reina
"Lily" para Paola Reina

Instruções passo a passo:

  1. Enrole o fio elástico em um anel e amarre-o com 68 pontos baixos. Feche cada carreira com um ponto baixíssimo.
  2. Faça 1 carreira de pontos altos duplos.
  3. Mais 1 carreira - sem laçada.
  4. Divida visualmente o anel em 4 partes. Em cada um dos quatro cantos, adicione 3 laçadas para levantar. Tricote uma carreira com laçadas de ar, pule uma coluna e faça uma coluna com uma laçada. Repita 8 vezes. Em seguida, nos cantos, marque 2 laçadas para levantar. Conecte a carreira anterior à próxima com a ajuda de um pbx. Alterne laçadas e colunas 8 vezes.
  5. Faça outra carreira de pb. Junte uma alça de elevação em cada canto. Faça uma corrente, alternando pb e alças de ar. Agora a canga está pronta.
  6. Do primeiro ao segundo canto, tricote uma carreira de pontos baixos. Monte 3 laçadas para levantar e tricote um pb no terceiro canto e depois no quarto. Faça 3 laçadas e termine a carreira com um ponto baixíssimo. Estas são as mangas.
  7. Na 7ª carreira, perto das mangas, faça 4 pontos baixos em tricô. Em seguida, faça uma carreira de pbx. A cada 3 pontos, faça 2 laçadas. Feche a carreira com meio pbx na terceira laçada.
  8. As carreiras 7 a 13 são pontos baixos. Faça um ponto extra em uma das laçadas da última carreira. Deve haver 51 pontos no total.
  9. A saia começa na 13ª carreira. Todas as carreiras terminam com laçadas de conexão: uma vai para a laçada de elevação e a outra para a carreira seguinte. Aqui, você precisa tricotar um elemento decorativo como "conchas": dois pontos baixos, duas laçadas de ar e novamente dois pontos baixos.
  10. Três alças de elevação e um "tique" (1 pb + 2 corr + 1 pb). Arremate na abertura da "concha" da carreira anterior. Arremate outro pb com uma coluna na "concha". Em seguida, alterne pb e "tique".
  11. Tricotar a próxima carreira com um ponto baixo adicional.
  12. 2 pb antes do "tique" e o mesmo depois. Entre as seções antes e depois do "tique" - 1 laçada de ar (aqui e adiante).
  13. 2 CCH + “tique” + 2 CCH + 1 VP.
  14. Antes e depois do “tique”, tricotar 2 colunas a partir de uma laçada de base.
  15. Em seguida, mais três carreiras de 3 CCH + “tick” + 3 CCH + 1 VP.
  16. 4 pb + “ponto de verificação” + 4 pb + 1 pb. Tricotar assim por mais 3–4 carreiras.
  17. Vire o produto do avesso e tricote 2 carreiras de pb no avesso.
  18. Trabalhando no lado avesso, faça 1 pb em cada pb e 3 pb em todos os “arcos”.
  19. Vire para o lado da frente novamente e tricote 1 carreira de pb. Nas cavidades, faça 1 pb a cada 2 colunas. Nos cantos ("picos"), faça 3 pb em uma coluna.

O vestido para a bonequinha está pronto.

Vestido para Paola Reina
Vestido para Paola Reina

Um vestido de brinquedo pode ser decorado com padrões vazados, babados e outros elementos decorativos. O crochê é uma atividade fascinante que desenvolve a imaginação, o paladar e a coordenação motora fina. Será útil para crianças e adolescentes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior