Hoje em dia, existem muitos tipos de brinquedos, entre os quais a boneca de armação merece atenção especial, podendo ocupar um lugar de destaque na coleção doméstica. É considerada um brinquedo de interior e não se destina a brincadeiras infantis. Na maioria das vezes, essa boneca é apresentada nas seguintes versões: Columbina, Arlequim, anjo, elfo, etc.

O que é uma boneca de quadro: características
Um brinquedo de armação se distingue pela presença de uma estrutura feita de arame. Pode ser rígido ou flexível. No primeiro caso, a boneca estará sempre em uma posição estática; no segundo, poderá assumir várias poses (ficar em pé, sentar, mover braços e pernas).
Observe! Há versões articuladas e emolduradas do esqueleto da boneca.
As dobradiças funcionam como articulações e conferem flexibilidade adicional ao brinquedo, mas, neste caso, ele não pode assumir poses estáticas complexas nem "congelar". A versão com estrutura tem uma vantagem notável: com ela, o corpo da boneca se torna forte e flexível, capaz de permanecer em uma posição fixa.
A criação de um brinquedo de moldura começa com um esboço, que deve ser feito. Se você começar a fazer uma boneca sem um esboço, ela pode ficar assimétrica ou com proporções incorretas. Você também pode usar desenhos prontos da internet, imprimindo-os.
Outra característica da boneca de armação é o enchimento. Ele não deve ser visível, por isso a boneca é feita de tecido grosso ou tricotada com a agulha menor, o que garante alta densidade de tricô e protege o brinquedo de deformações.
Fazer um brinquedo de armação é um negócio trabalhoso e demorado, e por isso é caro. Uma boneca assim não é um brinquedo para criança: é comprada por colecionadores e designers de interiores. Alguns artesãos até se dispõem a fazer bonecas de armação sob encomenda.

Uma boneca de crochê em um bastidor é chamada de "amigurumi". Este é um brinquedo muito simples que até mesmo um iniciante pode fazer, por isso pedidos de informações como "aula magistral sobre criação de bonecas de crochê em um bastidor" são bastante comuns. A palavra "amigurumi", que vem do japonês, é traduzida como "boneca de tricô" e indica que os primeiros amigurumis surgiram no Japão. Um mestre em amigurumi é a pessoa que cria essas bonecas. Os brinquedos de crochê mais comuns são para meninas e meninos que se parecem muito com pessoas de verdade, mas também existem animais amigurumis.
Quais habilidades são necessárias para fazer uma boneca de crochê?
O crochê de uma boneca começa com um "anel amigurumi", que é a base de muitos brinquedos. Ele garante que não haja furos nas partes redondas, como a cabeça da boneca, para que seu corpo fique sólido e denso.

O anel amigurumi é tricotado da seguinte forma: primeiro, faz-se uma pequena laçada perto da ponta do fio. O fio de trabalho é colocado entre os dedos médio e indicador, inserido na laçada com uma agulha e puxado por cima. Forma-se outra laçada, na qual o fio de trabalho é novamente inserido e apertado, formando uma laçada grande de dois fios. O fio de trabalho é inserido nesta laçada - obtém-se o primeiro ponto baixo, a partir do qual se compõe o anel amigurumi. Essas ações são repetidas o número de vezes indicado no diagrama, após o que a laçada a partir da qual se iniciou o tricô é apertada.
Outra habilidade importante é a capacidade de tricotar sem levantar as alças. Isso ajuda a evitar costuras que podem estragar o amigurumi e deixar o trabalho desleixado. Esse método é usado para tricotar não apenas peças de bonecas, mas também, por exemplo, guardanapos rendados.

Para tricotar dessa maneira, você precisa fazer uma laçada de elevação e tricotar o número de pontos baixos indicado no diagrama, por exemplo, 5. Isso formará a primeira carreira de seis laçadas. O trabalho não é virado, o tricô continua em círculo.
Importante! Em cada linha subsequente, o número de colunas da primeira linha é somado ao número de colunas da linha anterior. Assim, na segunda linha haverá 12 colunas e na terceira, 18.
Materiais e ferramentas para criar bonecas em um quadro
Para trabalhar você precisará de:
- Arame para a estrutura. Deve ser forte o suficiente para suportar o peso da boneca. A melhor escolha é o fio de cobre trançado, mas alumínio e aço também são aceitáveis. A principal vantagem do fio de cobre é sua flexibilidade e plasticidade — ele assume facilmente qualquer formato e não se deforma ao ser dobrado e desdobrado, a menos, é claro, que seja com muita frequência. Os membros do brinquedo podem ser feitos de plástico ou argila polimérica. Nesse caso, o comprimento do arame para a estrutura é reduzido pela metade — até os cotovelos e joelhos. A espessura do arame é determinada dependendo do tamanho da boneca. Para bonecas pequenas, um arame de 4 mm é adequado; para bonecas grandes, um arame fino é entrelaçado várias vezes para maior resistência.

- Fios de algodão em tons de pele (branco, bege, etc.).
- Uma agulha de crochê, cuja espessura é selecionada de acordo com o comprimento e a espessura dos fios. Uma agulha de crochê de tamanho médio – 2-5 mm – será conveniente para criar bonecas em um bastidor.
- Fio de algodão para cabelo.
- Sintepon para volume. Ao enrolar o sintepon na estrutura da boneca, vale a pena prestar atenção especial à figura feminina e focar no esboço: contorne o peito, a cintura e os quadris. Papel macio, sintepon e cordão também podem ser usados se o corpo da boneca não for macio, mas sim denso.
- Contas em formato de olhos para o rosto.

- Tecidos, fitas, babados para roupas, etc.
- Materiais de costura (linhas, agulhas, etc.).
Informações adicionais! Além disso, vale a pena fortalecer os braços, tronco e pernas, já que essas partes são funcionais, ou seja, são responsáveis pela construção do corpo do brinquedo.
Aulas magistrais sobre bonecas de tricô
Uma boneca de crochê é a opção mais fácil para iniciantes. É uma peça única que não requer junção. O manual sobre como tricotar uma boneca reflete todas as etapas do trabalho, além de um diagrama e uma descrição do trabalho de criação de uma boneca de crochê. Para fazê-la, você precisará de:
- estrutura de arame pré-fabricada;
- 50 g de fio de algodão na cor da pele;
- anzol de espessura média;
- enchimento sintético para enchimento.
Pernas
Para a primeira carreira, você precisa montar duas laçadas de ar e, a partir da segunda, tricotar 6 pontos baixos. Na segunda carreira, você precisa fazer 6 aumentos (tricotar 6 colunas a partir de uma laçada). Na terceira, tricotar 6 pontos baixos com um aumento de três vezes. Da quarta à décima segunda carreiras, tricotar 15 pontos baixos. Depois de tricotar a primeira perna, você precisa enchê-la bem com enchimento de poliéster e repetir o mesmo com a segunda.

Cabeça
O tricô da cabeça da boneca começa com 18 aumentos, depois tricotam-se 5 pontos baixos e mais 6 aumentos. Em seguida, vêm 6 pontos baixos e 6 aumentos. Na quarta carreira, 48 pontos baixos; na quinta, 7 e 6 aumentos. Em cada uma das oito carreiras seguintes, deve haver 54 pontos baixos. Na 14ª carreira, 7 pontos baixos e 6 diminuições (tricotar duas colunas a partir de uma laçada comum); na 15ª carreira, 48 pontos; na décima sexta carreira, 6 e 6 diminuições; na 17ª carreira, 4 e 6 diminuições. A décima oitava carreira deve consistir em 30 pontos baixos; a décima nona, em 3 e 6 diminuições; a vigésima, em 2 e 6 diminuições; a vigésima primeira, em 1 e 6 diminuições. Na última, a vigésima segunda carreira, apenas 6 diminuições são tricotadas.
Observe! Depois que a cabeça estiver pronta, você precisa preenchê-la com poliéster de enchimento e ajustá-la.

Corpo
O corpo da boneca de quadro é feito em crochê começando com sete pontos baixos com dois aumentos. Em seguida, vêm 5 pontos baixos e 1 aumento, 7 e 2, 5 e 1. A quinta carreira consiste em 50 pontos baixos, a sexta - de 17 e 1 diminuição, a sétima - de 6 e 1 diminuição. Na oitava carreira, 20 pontos baixos são feitos e ocorre um deslocamento, na nona - 48. Na décima carreira - 14 pontos baixos e 3 diminuições. Na 11ª carreira - 48 pontos baixos, 12ª carreira - 14 e 3 diminuições, 13ª carreira - 45, 14ª carreira - 13 e 3 diminuições, 15ª carreira - 42, 16ª carreira. – 5 e 6 diminuições, carreiras 17 a 36, carreira 18 – 4 e 6 diminuições, carreiras 19 a 30, carreira 20 – 3 e 6 diminuições, carreiras 21 a 24, carreira 22 – 2 e 6 diminuições. A última, a vigésima terceira carreira, consiste em 18 pontos baixos.

Mãos
Na primeira carreira, montam-se dois pontos corrente, dos quais se fazem 5 pontos baixos a partir da segunda carreira. Na segunda carreira, fazem-se cinco aumentos. Da terceira à décima segunda carreira, fazem-se 10 pontos baixos. Na décima terceira carreira, fazem-se 2 pontos baixos, 5 pontos altos duplos e 3 pontos baixos. Da décima quarta à vigésima segunda carreira, fazem-se 10 pontos baixos. As bordas são costuradas.
Ouvidos
As orelhas são tricotadas separadamente. Na altura dos olhos, você precisa prender o fio e tricotar três laçadas de ar, oito pontos altos duplos. O fio é inserido na terceira laçada de ar e um nó é dado.

Cabelo
Para o cabelo, corte um fio de um determinado comprimento e prenda-o em cada laçada da cabeça da boneca. Comece pelo topo da cabeça. Insira a agulha na laçada, pegue o fio dobrado e puxe-o para dentro da laçada, apertando-o em seguida. Os fios devem ser presos em círculo até atingir a linha do cabelo. Agora que o cabelo da boneca está pronto, você pode deixá-lo solto, prendê-lo em um rabo de cavalo ou trança, dependendo da sua ideia.

Portanto, para fazer uma boneca em um bastidor com suas próprias mãos, você precisa saber trabalhar com arame e crochê. Não levará muito tempo – em cerca de uma semana, você terá uma boneca fofa feita com fios coloridos. Um brinquedo tricotado à mão será um ótimo item de decoração para sua casa ou um presente para entes queridos.




