As agulhas de tricô são uma ferramenta versátil que pode ser usada para criar diversos itens de guarda-roupa e suas pequenas cópias. Mulheres adultas e meninas adoram fazer roupas de boneca de tricô. Lindas roupas de boneca são postadas na internet, tornando-se modelos e discussões entre artesãs. Uma jaqueta de boneca pode ser tricotada ou feita em crochê em poucas horas e pode ser um ótimo presente para uma menina.
Especificidades de roupas de boneca de tricô

As roupas de boneca são construídas e tricotadas de forma diferente das roupas para pessoas. As proporções do corpo humano são diferentes, então a montagem das partes do suéter da boneca é feita em uma sequência diferente.
O material para tricotar roupas de brinquedo são sobras de lã. Por esse motivo, os produtos acabados raramente correspondem às amostras de revistas. Lembre-se de que moldes grandes não são adequados para produtos em miniatura. Antes de iniciar o trabalho principal, é necessário tricotar uma amostra.
Observe! Algumas bonecas e bebês têm dedos abertos nas mãos, o que torna impossível puxar mangas muito estreitas. Essas partes devem ter amarrações nas costuras.

Qual fio é melhor usar, ferramentas necessárias para o trabalho
Em fóruns, artesãs perguntam quais fios e ferramentas são adequados para fazer roupas de boneca. A escolha do material depende de:
- tamanho do brinquedo;
- tipo de roupa;
- modelos.
Na maioria das vezes, são utilizadas linhas e agulhas finas. A maioria dos manuais em revistas indica o fio e o tamanho da agulha a serem usados. Estes podem ser:
- acrílico;
- misturado com lurex;
- "grama";
- algodão.
Se o tipo de material não for especificado, você pode usar qualquer fio da lista abaixo. O fio deve ser bem macio. Vários tipos de linha são adequados para esse fim:
- Nirvana (marca Filatura di Grossa). Uma meada contém 25 g e 340 m. A fábrica produz produtos tingidos em cores populares.
- Merinosilk (Grignasco Knits). Em novelo de 25 g e 350 m.
- Seda merino (da Seam). Este fio está disponível em diversas cores. Em novelos de 50 g e 670 m. O fio é adequado para bonecas em miniatura e brinquedos de pelúcia.
Vestidos e blusas formais são tricotados com fios da marca Madeira, próprios para bordado. Um carretel contém 400 m. Essa quantidade é suficiente para fazer várias peças.
Tricoteiras experientes recomendam o fio melange para iniciantes. Este tipo de fio confere aos produtos um visual elegante. Suéteres, suéteres e casacos de pele são tricotados com "grama". O pelo macio disfarça bem pequenas falhas e imperfeições.

Observe! Para trabalhar com fios especiais, são necessárias agulhas finas de número 0,5 a 0,9 e uma agulha de crochê. Esta é a ferramenta mais comumente usada.
Modelos populares de blusas de malha
Vários tipos de bonecas são populares entre as meninas. São elas: Paola Reina, Barbie e Monster High. As revistas publicam muitas fotos e instruções para tricotar blusas originais para elas.

A maioria dos tutoriais é elaborada para brinquedos com altura de 32 cm. É conveniente quando o diagrama fornece imediatamente o cálculo para um determinado tipo de boneca. Nesse caso, as artesãs não precisam tirar medidas. Devido à desproporção da cabeça da boneca em relação ao corpo, quase todos os suéteres e blusas têm um fecho nas costas ou na frente.
Observe! Antes de começar o trabalho, é necessário tricotar várias carreiras para corresponder à densidade do tricô com a indicada nas instruções.
Você pode fazer uma blusa vazada com mangas curtas usando lã fina. As crianças adoram quando suas namoradinhas em miniatura estão vestidas com cores vibrantes e na moda. Pulôveres com mangas raglan e suéteres com padrão trançado são populares.

Esquema para construção de um molde de suéter
É bastante difícil encontrar um esquema de construção simples na internet, apesar da grande quantidade de fotos e publicações. A maioria das instruções é elaborada para pessoas com vasta experiência em tricô. Portanto, é mais fácil construir você mesmo um padrão.

A versão mais simples do molde para um suéter de boneca é feita em papel xadrez. Para este trabalho, você precisará de:
- um lápis simples ou caneta esferográfica;
- apagador;
- governante;
- centímetro;
- boneca.

Instruções passo a passo para construir um padrão:
- Tire as medidas da boneca: circunferência do pescoço, largura dos ombros, circunferência acima do peito, circunferência do braço e comprimento.
- Desenhe uma linha reta em um pedaço de papel.
- Em uma linha reta, reserve o comprimento do suéter (19 cm) e desenhe uma linha paralela. Essas serão as partes inferior e superior do suéter.
- Marque a largura do decote na linha superior. No desenho, meça 2,5 cm à esquerda e à direita da linha vertical central (a medida tomada deve ser dividida ao meio).
- A partir de cada ponto, meça 4 cm para baixo. Desenhe segmentos através das marcas resultantes para obter a linha do ombro.
- A partir do ponto de intersecção da linha do ombro com a linha vertical central, recue 4 cm para a esquerda e para a direita.
- Do ponto onde a linha do ombro cruza a linha vertical central, meça 4 cm para baixo (a medida da circunferência do braço é = 10 cm/2 = 5 cm - 1 cm).
- Desenhe uma linha passando pelo ponto resultante, paralela à parte inferior do suéter. Marque a meia circunferência do peito na linha (a medida tomada é 2 1/2 = 10,5 cm).
- Desenhe a cava.
- A boneca usada como amostra tem uma circunferência do quadril de 25 cm. Na linha inferior, você precisa reservar 12,5 cm (metade da circunferência do quadril). Conecte a cava à parte inferior do produto.

A boneca tomada como modelo possui:
- circunferência do braço 10 cm;
- circunferência do pulso 8 cm;
- Comprimento da manga 16 cm.

Construção do padrão da manga:
- Em uma folha de papel, em forma de grade, desenhe uma linha vertical para marcar o comprimento da manga.
- Abaixe a altura da cava – 4 cm. Desenhe uma linha reta perpendicular à linha vertical. Em seguida, marque a circunferência completa do braço – 10 cm. Marque os pontos A e A1. Desenhe a cava a olho nu.
- Na linha inferior da manga, meça a circunferência total do pulso – 8 cm. Marque os pontos B e B1.
- Conecte os pontos A e B, A1 com B1.
O molde está pronto. Com esta master class, você pode criar um desenho para roupas de boneca de qualquer tamanho.

Padrões de tricô para suéteres de boneca
O padrão mais simples e acessível para uma artesã com qualquer nível de experiência é o ponto meia. O número necessário de laçadas da primeira carreira é montado nas agulhas de tricô. Uma carreira é tricotada com laçadas da frente, a próxima com laçadas meia. Em seguida, você deve tricotar de acordo com esse padrão até o final. As partes finalizadas ainda precisam ser costuradas. É mais difícil fazer um produto com um padrão interessante.

Um suéter de tricô em miniatura, adequado para um ursinho de pelúcia macio e bonecas.
Observe! Para alterar o tamanho original, você precisa aumentar ou diminuir o número de laçadas ou usar agulhas de tricô de espessura diferente.
Para trabalhar você precisará de:
- fios densos (250-550 m/100 g);
- Agulhas de tricô duplas de 3,75-4 mm;
- agulha de bordar;
- tesoura de manicure.

Urdidura:
- Monte 40 pontos, divida em 10 pontos para cada quatro agulhas de tricô.
- Tricotar as 5 primeiras carreiras, alternando 1 ponto meia e 1 laçada frontal.
- Em seguida, o padrão é tricotado em 20 laçadas de acordo com o diagrama, e o restante é tricotado em tricô.
- A repetição do padrão é tricotada completamente até o final (até a 22ª carreira).
- Depois, você só precisa tricotar 20 laçadas para frente e para trás (isso cria as aberturas para os braços);
- Tricotar 10 carreiras de acordo com o padrão (começando pelas carreiras 3 a 12).
- Na carreira 11, feche as 4 primeiras laçadas.
- Tricotar 12 laçadas em ponto canelado: 1 p.i. em 1 p.l.
- Feche as 4 laçadas restantes com uma agulha de crochê.

Em seguida, as mangas são tricotadas:
- O fio é amarrado na fenda da manga.
- Monte 6 pontos em cada uma das três agulhas de tricô e tricote em círculo com um elástico por 15 carreiras seguidas.
A segunda manga é tricotada da mesma maneira.

Para fazer a próxima peça, você pode usar os mesmos padrões e o mesmo método de tricô com 4 agulhas de meia-calça. A diferença está no padrão. Você pode tricotar apenas a parte da frente do suéter com um padrão de pérolas e tricotar as costas com ponto meia.
Descrição do padrão de pérolas:
- 1 l. p, 1 i. p, então o padrão deve ser repetido até o final da carreira.
- Sobre ponto tricô, sobre ponto tricô, sobre ponto i. ponto tricô.
- 1 i. p, 1 l. p, depois repita o padrão até o final da carreira;
- Sobre ponto tricô, sobre ponto tricô, sobre ponto i. ponto tricô.
Repita essas carreiras até atingir o comprimento desejado do suéter.

Qualquer artesã iniciante pode tricotar um suéter de boneca usando os moldes e instruções fornecidos. Às vezes, surgem dificuldades para quem segura agulhas de tricô pela primeira vez. Para entender como a primeira carreira é montada, você precisa assistir às aulas de artesãs experientes.




