Fantoches de dedo feitos com agulha de crochê são frequentemente usados em aulas por fonoaudiólogos, educadores e pais. Eles podem ser costurados em tecido e também tricotados. Abaixo, você encontrará fantoches de dedo de crochê, padrões e descrições de suas criações.

O que é teatro de dedos?
O teatro de dedos é considerado um brinquedo educativo porque tem um efeito positivo em:
- habilidades motoras finas;
- desenvolvimento da fala;
- desenvolvimento da imaginação.
Com a ajuda de brinquedos de dedo, um adulto e uma criança podem encenar cenas de contos de fadas ou inventar suas próprias histórias. Para este teatro, apenas personagens de contos de fadas, sem decorações adicionais, podem ser suficientes.
Importante! Para tornar a encenação interessante e o mais próxima possível do roteiro, a artesã pode tricotar enfeites. Eles também podem ser feitos de papel e outros materiais à mão.

A peculiaridade dos brinquedos de dedo é que eles podem ser colocados no dedo. Para isso, uma das bordas do produto é deixada sem costura. Além disso, na criação, não é utilizado enchimento, pois não devem ser volumosos.
Os fantoches de dedo são feitos em crochê em tamanhos diferentes, dependendo do dedo em que serão colocados. Outra característica de sua aparência é a estilização simplificada. São pequenos, então não é possível fazer muitos detalhes. Detalhes excessivos não parecerão tão orgânicos.
Brinquedos de dedo são mais fáceis de fazer em crochê: eles ficarão lindos e organizados. Os tipos de laçadas usados são os padrões:
- alças de ar (AL);
- ponto baixo (PB);
- pontos altos duplos (PC).
Padrões vazados podem servir como elementos decorativos. Mas é impossível fazer brinquedos de dedo completamente nesse tipo de tricô. O tricô deve ser denso para que os brinquedos mantenham sua forma.
O teatro de dedos é um brinquedo educativo acessível, cuja criação exigirá o domínio de técnicas básicas. Com sua ajuda, será possível não apenas ter um efeito benéfico no desenvolvimento da criança, mas também cultivar o interesse pela leitura e pela oratória. Os pais podem criar seus próprios personagens de contos de fadas junto com a criança.

Quais brinquedos de dedo podem ser tricotados
Para esse tipo de teatro de desenvolvimento, recomenda-se escolher contos de fadas com os quais as crianças estejam familiarizadas desde a infância. Também é melhor selecionar e inventar histórias com um enredo simples, para que seja mais fácil encená-las com fantoches de dedo. Ou encene séries de desenhos animados populares, como "Luntik" ou "Smeshariki".
Os contos de fadas mais populares são:
- "Teremok";
- "Masha e o Urso";
- "Cabana de Zainkin"
- "Ryaba, a Galinha"
- "Nabo";
- "Kolobok" e outros.
Portanto, nas coleções de brinquedos de dedo você pode ver os seguintes personagens:
- Urso. Para tricotá-lo, use fios em tons de marrom, amarelo e laranja. Você pode complementar a imagem com um pote de mel.
- Raposa. A heroína da maioria dos contos populares russos. Para ela, você precisa de lã laranja e outros tons claros. A característica marcante deste brinquedo é um focinho alongado e uma bela cauda. Algumas costureiras tricotam um sarafan para a raposa.
- Lobo. É tricotado com fio cinza, que pode ser substituído por azul-escuro. Você também precisará de fios claros. O lobo, assim como a raposa, tem um focinho alongado, mas não pontudo. Ele também tem uma cauda, mas não tão chamativa quanto a da bela ruiva. Você pode complementar a imagem do lobo com um terno.
- Coelho. Um personagem popular de contos de fadas. Geralmente, são escolhidos fios cinza, claros e brancos para tricô. A principal característica deste personagem são as orelhas compridas.
- Bonecas, meninas, avós, vovôs. Também personagens populares de contos de fadas. Para criá-los, você precisará de mais fios multicoloridos, pois, ao tricotá-los, muita atenção é dada às roupas.
Importante! A característica comum de todos os fantoches de dedo é que eles não têm pernas, pois uma das bordas fica sem costura. Algumas artesãs ainda adicionam esse detalhe às figuras, apenas deixando-as pequenas e elegantes.

Além disso, para encenar alguns contos de fadas você precisará:
- Kolobok. O brinquedo mais simples, tricotado segundo o princípio do amigurumi.
- Ratinho. O principal ao criar um ratinho de dedo com uma agulha de crochê é fazer orelhas arredondadas.
- Gato. Suas principais características distintivas são as orelhas triangulares, a cauda e os bigodes longos.
- Cachorro. O focinho deste brinquedo é ligeiramente alongado, assim como as orelhas.
- Leitão. A peculiaridade desta boneca é a presença de um focinho e uma cauda enrolada.
Itens adicionais para a encenação da cena também podem ser tricotados. Mas, nesse caso, os itens devem ser preenchidos com enchimento para que fiquem volumosos e mantenham melhor sua forma. Assim, você terá um verdadeiro teatro de tricô macio, mais interessante para uma criança do que um de papel.
Importante! Se o papel for escolhido como material principal, o produto não será tão durável e não será adequado como brinquedo para crianças pequenas.

Materiais necessários para criar um conto de fadas
Para tricotar brinquedos de dedo você precisará de:
- fio;
- gancho;
- contas ou outros acessórios de decoração;
- agulha.
Os fios utilizados no trabalho são dos seguintes tipos:
- Algodão. Um material natural recomendado para a criação de brinquedos para bebês. Essas linhas são fáceis de trabalhar, por isso são adequadas para costureiras iniciantes.
- Acrílico. Um fio popular, mas que pode causar alergias em crianças. Portanto, é adequado para fazer brinquedos para crianças maiores.
- O mohair, conhecido como "grama", permite criar brinquedos fofinhos. Mas trabalhar com esse fio tem muitas nuances, por isso é adequado para costureiras experientes.
- Lã. Este tipo raramente é escolhido para esses fins, pois é difícil trabalhar com esse tipo de fio e os produtos não ficarão tão limpos e leves.
Para brinquedos de tricô, são usados fios de diferentes cores e espessuras. No bordado, há uma regra que, para roupas, usa-se fio mais fino do que para fazer as partes principais do brinquedo.
A agulha é selecionada com base na espessura dos fios: quanto mais finos, menor deve ser o número de fios. Normalmente, são utilizadas agulhas de tamanhos diferentes no processo de tricô. Os acessórios para cada brinquedo devem ser selecionados separadamente. Muitas vezes, isso ajuda a transmitir a personalidade do personagem. É melhor costurar do que colar, para que o produto fique mais durável.

Teatro de dedos em crochê com as próprias mãos: diagramas e descrição, master class
Abaixo estão os moldes para tricotar fantoches de dedo, mais usados em encenações de contos de fadas. O principal é deixar uma das bordas sem costura durante o processo.
Raposa
Para a cabeça use fio laranja:
- Comece tricotando um anel de amigurumi.
- Da 2ª à 4ª carreira, faça pb com laçadas adicionadas.
- Das carreiras 5 a 9 faça 24 pb.
- Das carreiras 11 a 15, faça pb com as laçadas adicionadas.
Após a carreira 15, o fio laranja deve ser trocado para o branco para tricotar o corpo:
- Das carreiras 16 a 20, tricote 15 pb.
- Para fazer 21 carreiras, tricote 15 pb atrás do lado de trás do VP.
- Das carreiras 22 a 27, faça 15 pb.

Para tricotar uma saia, você precisa usar outro fio e uma agulha. Isso deve ser feito na 21ª carreira de pontos altos. Tricote as patas da raposa separadamente:
- O trabalho começa com um anel de amigurumi.
- Na 2ª carreira, tricote 6 pb, depois troque o fio laranja pelo branco.
- Atrás da parte da frente do VP, faça 6 pb com um aumento de 2 laçadas.
- Na 4ª carreira, tricote 12 pb.
- Na 5ª carreira, adicione ao pb.
- Para a 6ª carreira, tricote 9 pb.
- Na 7ª carreira, são feitos aumentos nas colunas novamente.
- Da 8ª para a 9ª carreiras – p.b.
As partes são preenchidas e fixadas ao corpo. O nariz, as orelhas e a cauda são tricotados usando a mesma técnica, baseada no anel de amigurumi e no ponto baixo. Quando todas as partes estiverem prontas, o brinquedo pode ser montado: preenchido com enchimento e usando encaixes para moldar o focinho.

Urso de pelúcia
O padrão de tricô para este brinquedo de teatro de dedos é simples. Para criar a cabeça e o corpo, use linhas marrons:
- O trabalho começa com um anel de amigurumi.
- Na 2ª carreira, tricote pb com um aumento de 6 laçadas.
- Da 3ª para a 4ª carreira, o número de pb aumenta em um, simultaneamente fazendo um aumento.
- Das carreiras 5 a 9, tricote 24 pb.
- Das carreiras 10 a 11, faça pb diminuindo as laçadas.
Em seguida, o fio marrom é substituído pelo branco e, das carreiras 16 a 22, são feitos 15 pb. Em seguida, pegue o fio vermelho e continue tricotando de acordo com o seguinte padrão:
- A partir da 21ª carreira, tricote 4 pb com um aumento de 3 laçadas.
- Para a carreira 22, faça 5 pb com um aumento de 3 laçadas.
- Do ponto 23 ao 25, crie 21 pb.
- Na carreira 26, diminua.
- De 27 a 28 tricotar 16 pb.
O nariz é tricotado da mesma forma que o nariz da raposa. As orelhas do urso são arredondadas, então o anel amigurumi não é conectado, mas sim feito em crochê com pb em círculo.
As patas são criadas da mesma forma que o nariz do urso. Depois que todas as peças estiverem prontas, elas são conectadas. A figura é complementada com acessórios e o brinquedo de crochê para os dedos está pronto.

Kolobok
Opção de brinquedo de tricô para teatro de dedos. Para o coque, você precisará de fio amarelo. O processo passo a passo é assim:
- A base é um anel de amigurumi feito de 6 VP.
- Em seguida, faça um ponto baixo com um aumento de 6 VP.
- Na 3ª carreira, faça um ponto baixo com um aumento – você deve obter 18 laçadas.
- A próxima linha é tricotada de acordo com um padrão semelhante, mas o número de colunas deve ser igual a 24 laçadas.
- Das carreiras 5 a 7, tricote 24 pb.
- Das carreiras 8 a 9, são feitas diminuições. Em seguida, a cabeça do coque é preenchida com enchimento.
- As carreiras 10-11 são tricotadas sem aumentos ou diminuições.
- Aos 12, faça um aumento de 12 laçadas.
- Das carreiras 13 a 20, tricote 24 pb.
Depois disso, você precisa bordar os olhos, o nariz e a boca do coque com linhas coloridas. Agora você pode encenar o conto popular russo.

O teatro de dedos é um brinquedo educativo que você mesmo pode fazer. É aceitável usar padrões de tricô amigurumi como base. Os brinquedos de dedo feitos com agulha de crochê não devem ser muito grandes para que sejam fáceis de colocar e representar.




