Como fazer um elefante de papel usando a técnica de origami

Como fazer um elefante de papel no estilo origami - essa busca é frequentemente feita por adultos e crianças. Vale a pena saber que, para tal artesanato, você não precisará de nenhuma ferramenta, basta escolher o papel. Um diagrama de origami passo a passo permite que você faça qualquer figura passo a passo.

Elefante de origami
Elefante de origami

Características dos brinquedos de origami

Antes de fazer um elefante de origami, vale a pena aprender mais sobre a técnica em si. Ela veio da China e se traduz literalmente como "papel dobrado". Os primeiros brinquedos eram surpreendentemente simples, mas depois a técnica se tornou mais complexa.

Interessante! Nos primeiros anos, a escultura era feita para fins religiosos. Hoje em dia, as figuras são usadas apenas para brincar.

Se você observar atentamente o diagrama de origami de elefante para crianças, encontrará versões simples e modulares da técnica. Os artesanatos feitos com a segunda tecnologia são considerados volumosos e têm uma aparência mais espetacular. A primeira é amplamente utilizada na Grã-Bretanha.

Modelos simples
Modelos simples

Para diversificar os estilos, utiliza-se a dobra úmida. Papel comum não é adequado para esse fim. O material deve absorver bem a cola, já que o PVA é o mais utilizado durante o trabalho. Figuras com dobra úmida têm um visual gráfico. Elas têm muitos cantos afiados. Se você olhar para esses elefantes, eles parecem expressivos de lado.

O estilo Kasidamy também é adequado para montar um elefante. Aqui, você precisa trabalhar não com uma, mas com várias folhas de papel. Elas são colocadas umas dentro das outras e, graças a isso, formas interessantes são obtidas. A maneira mais fácil de fazer uma estrela ou uma bola no estilo Kasidamy.

Estilo Kasida
Estilo Kasida

Regras gerais para trabalhar com papel

Ao considerar as regras para trabalhar com papel, é importante entender o modelo com precisão. Às vezes, é necessário dobrar a folha a olho nu. Dependendo do ângulo escolhido, o contorno do animal mudará.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer uma mordida de cachorro de papel usando artesanato de origami

Os mestres chamam a atenção dos iniciantes para a necessidade de selecionar materiais de alta qualidade. Uma folha fina enrola bem, mas ao mesmo tempo apaga e não mantém bem sua forma.

Dobradura de papel
Dobradura de papel

Importante! O indicador de densidade deve estar no nível de 100 g por 1 m².

Existe papel especial para origami, mas ele não está disponível em todos os lugares.

Os quadrados são fornecidos em diferentes larguras:

  • 10 cm;
  • 15 cm;
  • 20 cm.

Há também opções grandes para profissionais e as menores folhas, com apenas 2,5 cm de largura. O principal requisito para o material é o baixo peso.

Uma folha de alumínio também é considerada uma alternativa. Pode ser rotulada como um sanduíche em vitrines. O nome deixa claro que envolve a colagem de dois materiais: uma folha de alumínio e papel (pode ser colada em um ou ambos os lados). Suas vantagens:

  • rigidez;
  • variedade de cores;
  • uma opção adequada para brinquedos pequenos.

Para alguns tipos de origami, quadrados não são adequados, sendo utilizados retângulos, triângulos, círculos ou polígonos.

Como fazer um elefante de origami: diagrama com descrição passo a passo

Um algoritmo simples para fazer um elefante inclui os seguintes passos:

  1. Preparando uma folha de papel.
  2. Dobrável duas vezes.
  3. Formando um triângulo.
  4. Dobrar.
  5. Alongamento.
  6. Desdobrando a folha.

Você precisa pegar um quadrado de papel comum. Marque o centro da folha e dobre quaisquer duas bordas opostas. Se sua mão estiver tremendo, você pode usar uma régua. Os cantos, ao dobrar, devem ficar exatamente no centro do quadrado.

Desdobramento do modelo
Desdobramento do modelo

O molde está pronto. Em seguida, você deve marcar as diagonais. Depois que os triângulos estiverem formados, você deve mostrá-los no centro. Os triângulos dobrados anteriormente precisam ser movidos para novos pontos.

Importante! A figura deve parecer simétrica, caso contrário o elefante não funcionará.

Em seguida, a folha é dobrada ao meio. O resultado é um trapézio que pode ser virado. A figura deve ser marcada de forma que o lado menor fique para baixo. Uma tira fina é marcada no meio, na borda superior. Uma dobra é feita neste ponto. Os cantos agudos então se movem para baixo. No entanto, não se apresse em fazer o mesmo do outro lado.

Você pode estar interessado nisto:  Aula magistral sobre como fazer uma boneca talismã
Início da montagem
Início da montagem

O triângulo precisa ser aperfeiçoado. Atualmente, ele tem um ângulo agudo, mas isso não é suficiente. Dobrá-lo ao meio pode reduzir a largura. Nesta etapa, você deve deslocar o triângulo inferior, previamente preparado no trapézio. Então o milagre começa, com os primeiros contornos do animal sendo desenhados. Para que o filhote de elefante pareça completo, você precisa virar o trapézio e virar o triângulo do avesso. Como resultado, duas dobras são formadas. A folha de papel se torna mais parecida com um zíper. Muito trabalho já foi feito, mas a linha de chegada ainda está longe.

É hora de delinear as pernas do bebê elefante. O triângulo invertido deve ser virado com os cantos afiados voltados para si mesmo. A pequena parte saliente deve ser dobrada ao meio. Como você pode facilmente adivinhar, esta será a cauda do animal. O triângulo é dobrado em direção aos membros. Dessa forma, a cauda ficará voltada para baixo, não para cima.

Cauda de elefante
Cauda de elefante

O próximo passo exigirá novamente a marcação do centro e o desenho de uma diagonal. Desta vez, a cabeça está sendo formada, então o lado mais distante da cauda é escolhido. Se o ponto central estiver entre as pernas, o cálculo está correto. Você deve marcar as diagonais e, em seguida, virar o terceiro triângulo do avesso.

Depois disso, surge um problema: a corcova nas costas. Ela pode ser removida usando uma técnica chamada bainha. Ela deve ser dobrada para dentro, de modo que não fique acima da orelha. O triângulo grande se projeta, mas parece largo.

A próxima tarefa é mostrar a tromba. Para isso, o triângulo é dobrado ao meio. Para evitar que a testa do elefante pareça pontiaguda, é necessário dobrá-la na parte superior em um leve ângulo.

Interessante! O último passo é formar os membros. Eles já estão afiados, então precisam ser dobrados.

Membros de elefante
Membros de elefante

Este procedimento é realizado internamente. Você deve se concentrar nos membros anteriores. Se tudo for feito corretamente, a figura conseguirá ficar em pé. Às vezes, o tronco ultrapassa os limites e atinge as pernas. A situação pode ser facilmente corrigida dobrando-se duas vezes. Para isso, desenha-se uma diagonal a partir da borda externa, na parte inferior do tronco. O nariz deve apontar ligeiramente para a frente, mas não deve ter a aparência de um ângulo agudo. Caso contrário, o tronco parecerá quebrado.

Você pode estar interessado nisto:  Como tricotar um brinquedo com agulhas de tricô - master class sobre tricô

Na linha de chegada, a figura deve estar completamente pintada na cor desejada. Em seguida, você pode marcar os olhos e desenhar as dobras.

Colorindo o brinquedo de elefante de origami
Colorindo o brinquedo de elefante de origami

É melhor usar aquarela ou guache para o trabalho. Algumas pessoas preferem tintas acrílicas e a óleo. Você pode escolher cinza como cor principal. Um elefante azul ou vermelho também encontrará seu lugar no ambiente se for feito com alma. Os olhos devem estar no centro da cabeça. É melhor marcar as dobras com tinta preta no tronco e nos membros.

Importante! Vale dizer que o mais difícil nessa técnica é alcançar a simetria. Portanto, não há necessidade de pressa.

Não é necessário usar papel de escritório para trabalhar. No Japão, por exemplo, eles usam washi. Ele contém uma casca de árvore especial. Sua principal vantagem é o baixo peso e a facilidade de dobrar. As dobras aparecem apenas ao pressionar e, graças a isso, é possível dobrar pequenas figuras.

Neste trabalho, os iniciantes podem cometer os seguintes erros:

  • usando um retângulo em branco quando a master class requer um quadrado;
  • dobrar a folha de papel não ao meio, mas com distorções em uma direção ou outra;
  • marcação incorreta do meio da figura.

Acima, você encontrará uma descrição detalhada de como fazer um elefante de papel no estilo origami. Se seguir as instruções, poderá facilmente transformar uma folha de papel comum em uma figura incrível que pode se tornar um brinquedo para uma criança ou uma decoração para um quarto.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior