Faça sua própria máscara de papel com rosto de rato

Nos feriados, adultos e crianças se esforçam para se vestir lindamente e de forma inesquecível. No entanto, se estivermos falando de um baile de máscaras ou de uma festa infantil, você também precisa encontrar uma fantasia especial para o personagem. Muitas vezes, um ratinho é escolhido como herói, por exemplo, Monterey Jack, do desenho animado "Chip e Dale: Os Rangers". Nesse caso, a roupa será complementada por uma máscara de rato feita à mão.

As máscaras são parte integrante de um traje de baile de máscaras
As máscaras são parte integrante de um traje de baile de máscaras

Que papel, papelão é melhor usar

O produto final deve permanecer no rosto, sem perder a forma, por isso preste atenção à escolha do material. Artesãos experientes neste assunto distinguem vários tipos de papel e papelão para o trabalho.

Os papéis adequados para fazer máscaras estão listados abaixo.

  • Cor clássica

Este tipo é adequado para aplicações que finalizam o produto principal. Para uma máscara, este é exclusivamente um material adicional, não sendo recomendado usá-lo como base para artesanato.

No entanto, ao comprar, você deve consultar o vendedor ou estudar cuidadosamente as características: coloração, densidade. O ideal é que o papel colorido seja recortado, tenha uma paleta vibrante e possa ser dobrado livremente.

  • Veludo

Perfeito para acabamento externo. A textura imita pelos de animais e tem um visual original.

Este material é um pouco mais difícil de dobrar devido à sua densidade, o que evita que o produto se deforme ao usar cola ou água.

Para referência! O papel de veludo de alta qualidade não esfarela nem mancha, é bastante rígido e tem uma estrutura uniforme.

Papel para artesanato: clássico colorido
Papel para artesanato: clássico colorido
  • Holográfico

Também chamado de foil devido ao seu efeito iridescente. Ele complementará perfeitamente a máscara de rato, como olhos e nariz. O ideal é que o papel não apresente danos externos (arranhões, cortes), pois isso prejudicaria a qualidade dos holográficos. Também vale a pena verificar a densidade e a paleta.

  • Tapioca

Este tipo é usado na produção de artesanato tridimensional. Muitas vezes serve como base para flores e decoração de interiores. No caso de uma máscara de Ano Novo, pode ser uma alternativa ao papel colorido, mas não mais, pois o material fica molhado e colorido quando a cola entra em contato com ele.

  • Origami

Vendido apenas em lojas especializadas em criatividade. Sua alta densidade permite que você o utilize ao trabalhar com uma máscara de rato. É difícil rasgar o papel de origami ao virá-lo do avesso, então você deve ter uma tesoura à mão.

Para que serve melhor o papel crepom?
Para que serve melhor o papel crepom?
  • Cartão

O material é o mais acessível e adequado para máscaras infantis. Você pode escolher entre as clássicas coloridas, sem revestimento ou onduladas, de veludo, de um lado ou de dois lados. Pode ser multicamadas.

Independentemente da escolha, o produto será de alta qualidade devido à sua alta densidade e brilho. No caso de uma máscara, recomenda-se usá-la, mas se você não tem experiência com esse material, deve começar com qualquer uma das opções sugeridas acima, pois o papelão não perdoa erros: a dobra errada - tudo começa de novo.

  • Placa de espuma

Poucas pessoas sabem da existência desse tipo de produto de papel. Esse material é mais conhecido como poliuretano ou espuma plástica.

É adequado para trabalhar com máscara devido à sua leveza e variedade de cores. Entre as desvantagens, destaca-se a diferença de custo: uma folha de papelão de espuma custará aproximadamente o mesmo que um pacote de papelão colorido de alta qualidade.

Você pode estar interessado nisto:  Crochê passo a passo para quem está começando

Atenção! Não utilize material macio ou reciclado como base, pois ele se deformará rapidamente e o produto perderá o formato e se deteriorará rapidamente.

Separadamente, é necessário destacar o papelão usado como embalagem. Ele é muito mais denso, possui várias camadas e, se desejado, pode ser separado. Se não houver experiência no uso de papelão colorido, essa alternativa é suficiente. Além disso, o trabalho feito com ele será volumoso, mas leve.

Embalagem de papelão é a melhor solução
Embalagem de papelão é a melhor solução

O que mais você precisa para trabalhar?

Papel não é suficiente para fazer uma máscara de rato com as próprias mãos. Você precisará de uma série de outros materiais, cuja quantidade depende da sua imaginação e do resultado desejado. Para os trabalhos mais simples, papel, tesoura e cola bastam.

No entanto, para um artesanato verdadeiramente mágico que será apreciado igualmente por adultos e crianças, você precisa de muito mais:

  • papelão (de preferência sem revestimento. 2-3 folhas);
  • papel (de cor cinza);
  • tesoura;
  • governante;
  • lápis;
  • cola;
  • marcador;
  • adicional: furador, barbante ou fita (opcional) para a faixa de cabeça;
  • bom humor.
O que mais você precisa para trabalhar?
O que mais você precisa para trabalhar?

Modelos de máscaras prontas

Existem muitos modelos diferentes de estênceis para máscaras de animais. Ao escolher, você deve levar em consideração as características individuais da criança, ou seja, o tamanho do rosto, o formato do nariz e a posição dos olhos.

O focinho do rato como máscara só pode ser colocado de duas maneiras: horizontalmente e verticalmente. A diferença é que esta última opção não alcança as orelhas, mas termina no meio das bochechas. Este formato é ideal para crianças com rosto oval.

Modelo de máscara vertical
Modelo de máscara vertical

O formato horizontal é o mais utilizado e, consequentemente, existem mais tipos de máscaras: desde as mais simples, onde o contorno dos olhos nem sequer é desenhado, até as mais complexas, complementadas por vários padrões e fendas.

Atenção! Ao escolher entre essas opções, é melhor consultar seu filho, porque talvez ele não apenas goste de algo, mas também queira fazer uma máscara do seu herói favorito, bastando imprimir o molde ou reduzi-lo.

Estêncil horizontal. Opção 1
Estêncil horizontal. Opção 1

Estêncil horizontal. Opção 2
Estêncil horizontal. Opção 2

Para continuar trabalhando com a máscara, você precisa de um molde de orelha de rato. Há também muitos moldes de orelha, então você pode escolher um e recortá-lo duas vezes, ou conectar dois moldes.

Além disso, há uma variedade de formatos: redondo, oval, alongado, ligeiramente curvado. Qualquer formato serve para um camundongo, já que os heróis de filmes e desenhos animados personificam as fantasias mais ousadas, e é por isso que as orelhas de gato às vezes acabam em um camundongo ou uma raposa.

Modelo de orelha de rato
Modelo de orelha de rato

Rosto de rato para máscara

Entre os estênceis, além da máscara que atinge no máximo a ponta do nariz, há também focinhos completos. Via de regra, eles cobrem o nariz e as bochechas, o que torna o personagem ainda mais crível.

O papel colorido é o mais utilizado para esses produtos, pois, devido à sua maciez, quando esticado, o artesanato não incomoda a criança, mas também não rasga. Como desvantagens, duas podem ser identificadas de imediato: fragilidade e deformação em contato com a água.

Você pode estar interessado nisto:  Como fazer uma boneca Maslenitsa você mesmo

Há variações suficientes de modelos de rostos de animais, então todos encontrarão algo do seu gosto.

Estêncil para máscara facial completa
Estêncil para máscara facial completa

Procedimento passo a passo para fazer uma máscara

Fazer um mouse, como qualquer outro artesanato, deve ser feito passo a passo, especialmente na primeira vez. Isso permitirá que você não apenas desenvolva o produto em detalhes, mas também corrija erros, se necessário. Quando tudo estiver pronto, você pode começar.

Primeiro, seleciona-se um modelo adequado para a máscara. A preferência é dada de acordo com os dados da criança, ou seja, com base na idade, tamanho da cabeça e comprimento do nariz.

Se o bebê for muito pequeno, vale a pena usar apenas papelão de veludo. Não irrita a pele nem causa desconforto ao ser usado. O formato é selecionado de acordo com o tamanho da cabeça e o comprimento do nariz: horizontal, vertical.

Depois de fazer a escolha, você precisa imprimir o molde (consolidar, desenhar você mesmo) e recortá-lo. Nas masterclasses, é aconselhável estocar vários moldes para uso futuro – cerca de 3 peças. Isso é necessário caso algum papelão seja danificado durante o trabalho.

Um modelo é selecionado para o trabalho
Um modelo é selecionado para o trabalho

O estêncil finalizado é colocado sobre papelão e contornado. É importante deixar 1 a 2 cm adicionais ao longo das bordas, a partir das laterais das orelhas da criança, pois uma faixa de cabeça ou fita de cetim será fixada nelas posteriormente. O formato do aumento fica a critério do mestre: quadrado, oval, losango - o principal é manter o recuo em cm.

Uma boa solução seria usar papelão para a embalagem; caso contrário, o desenho pode ser recortado várias vezes e depois colado, criando volume. A forma é recortada e as partes extras são descartadas. A máscara de rato feita à mão ganhou uma base sobre a qual o aplique será feito.

Atenção! A cor do papelão deve ser escolhida de acordo com a criança: cinza claro para menina, cinza escuro para menino.

Recorte a base para o aplique
Recorte a base para o aplique

Os olhos são desenhados, caso não haja nenhum no modelo, e tudo também é recortado.

Os moldes não serão mais necessários, pois podem ser removidos completamente. Nesta fase, o trabalho é feito apenas com o aplique. As partes do nariz e do focinho são fixadas com cola ou fita dupla face. Se a escolha recaiu sobre esta última, é importante garantir que não haja ar no meio das partes do artesanato.

Nesta etapa, você pode usar um marcador preto ou uma caneta hidrográfica fina dessa cor, pois é bem fácil desenhar os bigodes e o nariz do camundongo. Em cartolina de veludo de outra cor, papel colorido ou feltro (opcional), recorte as orelhas (que também podem ser encontradas entre os estênceis acima), um pequeno nariz e bigodes.

As orelhas são fixadas com cola ou, de preferência, fita dupla face na parte de trás.

Informações adicionais! Ao trabalhar na área dos olhos e em papelão volumoso, é melhor usar um estilete, pois ele não comprimirá o papel, deixando cortes ou dobras.

Fixando as orelhas na máscara
Fixando as orelhas na máscara

Esta etapa envolve duas opções: fita e papel. Usando um furador, uma agulha com furo grande e uma tesoura, faça furos ao longo das bordas a partir das orelhas. Uma fita ou barbante é passado para prendê-lo à cabeça.

No caso do papel: mede-se a cabeça da criança, recorta-se um pedaço de papel ou papelão com 3 a 5 cm de largura e fixa-se ao produto. Como observam os mestres, este último método é inconveniente, pois as bordas da aba cortam a pele da criança e causam desconforto. A máscara de rato está pronta!

Você pode estar interessado nisto:  Fazendo Slimes - Como usar cola em bastão em uma receita

Atenção! Para uma criança com alguma lesão na pele ou erupção cutânea, é melhor escolher não papelão de veludo para fixação na pele, mas o tecido de uma máscara médica. Em primeiro lugar, é bastante agradável ao toque e não causa irritação. Em segundo lugar, o tamanho do produto médico corresponde aos parâmetros do rosto de um adulto, portanto, uma peça é suficiente.

A máscara está pronta!
A máscara está pronta!

Se suas forças não se esgotaram e seu desejo de criar só aumentou, então você pode dar asas à sua imaginação usando algo da loja de criatividade:

  • Glitter. Uma fantasia de baile de máscaras é brilhante – assim como a máscara. Glitter solto fica ótimo em veludo, mas não exagere, pois ele vai cair no seu rosto e nas suas roupas.
  • Penas. No conto de fadas "O Quebra-Nozes", havia um rei rato. Se não for possível prender uma coroa na cabeça da criança, um par de pequenas penas presas a um dos lados da máscara servirá perfeitamente. Tal acessório não será apenas original, mas também inesquecível.
  • Foamiran. Produtos feitos com este material são frequentemente encontrados em trabalhos artesanais. Eles fazem orelhas para ratos ou qualquer outro animal de carnaval com ele. Combina bem com papelão de veludo e papel. Com o tempo, o foamiran pode ser usado como um substituto alternativo para produtos de papel.
  • Arame. Basta adicionar uma conta preta à linha de pesca ou arame e fixá-la como bigodes para o camundongo. Se você usar um material bem resistente, poderá criar o efeito de bigodes "vivos" que balançarão um pouco ao falar.
  • Borracha de espuma. Máscaras feitas de borracha de espuma são as mais macias e leves. É um prazer trabalhar com esse material, mas vale lembrar que nenhuma fita adesiva funciona com borracha de espuma devido às suas partículas finas, por isso é melhor dar preferência à cola.
  • Botões decorativos. Botões pequenos e médios são frequentemente usados ​​como narizes em brinquedos. Se você usar um fecho com acabamento em veludo ou tecido, ele complementará perfeitamente a máscara de rato finalizada. Também pode ser colado ou costurado com linha. Este último método não é muito prático, pois é difícil costurar qualquer coisa em um botão. No entanto, com este acessório, o acessório de Ano Novo se tornará único.

Às vezes, artesãos fazem as orelhas separadamente. Neste caso, isso também é possível. Para isso, você precisará de uma faixa de cabeça infantil comum e o dobro de peças: 4 orelhas grandes e 4 pequenas. As orelhas são fixadas à base em ambos os lados com cola ou fita dupla face. Em seguida, a faixa de cabeça é processada: uma fita da mesma cor da máscara é fixada ou glitter cinza claro é usado. Tal produto ficará interessante e incomum em uma criança.

Que outros tipos de orelhas podem existir?
Que outros tipos de orelhas podem existir?

A máscara de rato combina com qualquer pessoa, pois há diversas opções de estêncil para o trabalho. Instruções passo a passo permitem que você faça o artesanato junto com seu filho, independentemente da idade, e materiais adicionais para criatividade farão de todos os reis da matinê, festa infantil ou carnaval.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior