Uma boneca-amuleto feita de fios é feita de acordo com um esquema simples. Até mesmo uma costureira iniciante ou uma criança consegue lidar com o trabalho. Mas, no processo de preparação, vale a pena escolher as cores, os fios e os materiais adicionais certos. Como a composição terá um significado mágico, cada detalhe deve ser levado em consideração – o nó, a espessura e a cor do fio, a atmosfera com que o símbolo é feito.

- Bonecas-amuletos feitos de fios: a história do surgimento do amuleto
- Características da boneca amuleto
- Que tipos de bonecos amuleto existem?
- O que significa a cor dos fios?
- O que você precisa para fazer uma boneca de lã com suas próprias mãos
- Como fazer uma boneca com fios
- De que mais você pode fazer bonecos amuletos eslavos?
- Quando dizer adeus a uma boneca
Bonecas-amuletos feitos de fios: a história do surgimento do amuleto
Bonecas feitas de fios eram usadas ativamente na Rússia e eram utilizadas em rituais, feriados, na vida cotidiana e em brincadeiras infantis. Muitas vezes, esses pequenos brinquedos caseiros desempenhavam o papel de poderosos amuletos e talismãs.
Importante! Amuletos feitos de fios não tinham rosto. Acreditava-se que espíritos malignos não conseguiam entrar em uma boneca sem rosto.
Os primeiros itens desse tipo surgiram na época pagã. Eram feitos de gravetos e estopa. As bonecas eram colocadas perto do fogão, num canto, com um feixe de trigo. Este era um símbolo da lareira. Gradualmente, passaram a usar outros materiais mais belos – fios e tecidos, onde apenas materiais parcialmente naturais eram usados na forma de ervas e gravetos.

Mais tarde, surgiram as motankas, feitas de linho fiado em casa e retalhos de lã. Esses modelos posteriores têm cerca de 5 mil anos. Isso significa que a estatueta de fio surgiu ainda antes. E as de palha e capim podem remontar à época em que os primeiros habitantes chegaram às terras da Rus'.
Características da boneca amuleto
Uma boneca de linha tem muitas características. A primeira é o princípio de fabricação. Todas as peças são moldadas sem o uso de agulha e tesoura. Portanto, até uma criança consegue realizar esse trabalho.

A segunda característica é que existem vários tipos desses produtos, cada um determinado pela finalidade de uso. A última característica única é o esquema de cores. Cada elemento da composição carrega sua própria carga mágica, que é ativada e se espalha para uma pessoa, um lar.
Que tipos de bonecos amuleto existem?
Bonecas feitas de tecido ou fios são chamadas de motankas, pois são formadas por peças enroladas e amarradas. Neste design, podem ser distinguidos 3 tipos de bonecas:
- Brincar. Usado em brincadeiras infantis. Para isso, você pode criar figuras inusitadas com várias alças para entreter o bebê.
- Ritual. É feito e usado em rituais de feriados individuais (Ivan Kupala, casamento, Solstício).
- Amuleto. Eram feitos para serem colocados em casa. Cada versão tinha seu próprio propósito: proteger a saúde, a prole, a riqueza da casa e da família.
Por sua vez, os rituais e os de proteção podem ser divididos nos seguintes:
- Doador de desejos (para a realização de desejos);
- Herbalista (feito de ervas encantadas e destinado à cura de doentes);
- Dez mãos (amuleto para meninas que querem encontrar o amor).
Tanto meninos quanto meninas podem brincar com esses produtos e, na forma de talismãs, eles também podem ser usados para diversos fins.
Observe! Além disso, peças de vestuário podem ser confeccionadas, como uma papakha, um sarafan, um cachecol e um colar. Isso ajuda a classificar o item como pertencente a um tipo específico de boneca.

O que significa a cor dos fios?
A melhor opção para fazer uma boneca com fios é a base de algodão (mouliné) ou lã. Também vale a pena prestar atenção à cor. Os eslavos atribuíam um significado sagrado à preferência de cor:
- Vermelho - atrai amor e riqueza. Uma cor poderosa que ajuda a fortalecer a energia e atrair emoções positivas. Se você amarrar um fio vermelho no cinto dessa boneca, poderá se proteger do mau-olhado, danos, más influências e problemas.
- Verde – considerado um símbolo da natureza. Ajuda a acalmar o sistema nervoso. Segundo os eslavos, a presença dessa cor na boneca ajuda a pessoa a se reconectar com a natureza, a se abrir para novas conquistas e a encontrar paz e harmonia na alma. Purifica a energia e traz paz.
- Amarelo – é interpretado como um símbolo do sol e de toda a vida. Além disso, é um "ímã" para sorte e riqueza. Patrocina pessoas que buscam a si mesmas e buscam a harmonia espiritual. Simboliza felicidade e prosperidade.

Importante! Usando cores diferentes, você precisa tentar obter uma figura brilhante para ativar a energia positiva do amuleto (talismã) e fortalecê-lo ainda mais.
Os antigos eslavos acreditavam que as cores vibrantes e a presença de diversas cores na trama podiam proteger uma pessoa e afastar problemas. Os símbolos pagãos daquela época eram frequentemente coloridos com corantes naturais, caso os fios da cor desejada não estivessem disponíveis.
O que você precisa para fazer uma boneca de lã com suas próprias mãos
Antes de fazer uma boneca de linha, você precisa preparar todas as ferramentas e materiais necessários. A base pode ser um material de tricô, usado na fabricação de meias, gorros e suéteres.
A tecnologia de fabricação também envolve o uso de outros tipos de fios – fio dental, seda e linhas de costura. Uma condição importante é que todos os componentes sejam exclusivamente naturais. Para criar uma boneca a partir de fios, você precisa preparar:
- fios de linho;
- fio dental, costura ou seda;
- fios de tricô feitos de lã;
- fitas de cetim de cores diferentes;
- tesoura;
- um pedaço de papelão duro.

Além disso, é necessário preparar um desenho ou esboço, de acordo com o qual o trabalho será realizado. Para um modelo moderno de boneca, outros materiais de acabamento podem ser necessários - rendas, tecidos brilhantes.
Como fazer uma boneca com fios
Fazer uma boneca de lã com as próprias mãos é bem simples. Por exemplo, para as mulheres, a melhor ajudante e amuleto será a boneca Desyatiruchka. Essa estatueta era passada de mãe para filha, que se casava e precisava se mudar para a casa do marido. Esse produto também ajudava na vida familiar.
Informações adicionais! Segundo a lenda, uma boneca dessas foi dada a uma mulher pela deusa Makosh.
Uma master class simples e acessível sobre como fazer uma boneca-amuleto de fios com suas próprias mãos:
- Primeiro, você precisa preparar um molde de papelão. Ele deve ser um retângulo com um lado de aproximadamente 15 cm.
- É necessário enrolar a peça de trabalho ao longo do lado comprido com linha de linho. O número de voltas deve ser múltiplo de 3 m.
- Corte os fios de um lado e remova cuidadosamente o retângulo. Junte os fios em um feixe e coloque-os sobre a mesa.
- Afaste-se do local cortado cerca de 2 mm, enrole o feixe com linha vermelha, que é fixada com vários nós na base.
- Corte o feixe de fios do outro lado. Trance e fixe a peça de trabalho da mesma forma que no primeiro caso.
- Mais quatro elementos são feitos da mesma maneira, apenas uma cor diferente de fio dental é usada como encadernação.
- Junte as partes resultantes e determine o centro delas, amarre-as no centro com linha de linho. As alças estão prontas.
- O corpo é feito da mesma forma que cada braço. Você pode até usar o mesmo molde de papelão. Apenas o enrolamento deve ter mais de 200 voltas, e a fixação após o corte de uma das bordas é feita no centro.
- Em seguida, separe um pequeno número de fios e coloque-os na parte superior, em relação ao ponto da ligadura central. Amarre a parte separada com um fio vermelho.
- Divida o restante do enrolamento em duas partes e passe o feixe de mãos por elas. Neste ponto, enrole o novelo principal transversalmente com fita adesiva para que as mãos fiquem firmemente fixadas.
- Abaixo da faixa em forma de cruz da base, amarre uma tira de renda natural. Com os fios restantes, abaixo do avental de renda, faça uma trança múltipla de 3 tranças finas. Uma trança grande deve ser feita com os fios restantes na parte superior. Fixe tudo com fios vermelhos.
Este manual de instruções também pode ajudar a fazer modelos mais simples de bonecas feitas de fios.

Observe! Após a fabricação, um ritual deve ser realizado para ativar o brinquedo. Como resultado de um feitiço especial, cada mão recebe uma função específica: lavar, limpar, criar filhos.
De que mais você pode fazer bonecos amuletos eslavos?
Uma boneca de lã que pode ser usada como talismã é uma alternativa moderna às que eram usadas antes. Se você observar as apresentações de bonecas rituais ou talismãs antigas, é fácil entender o que os eslavos usavam para fazer tais objetos:
- Capim seco ou palha macia.
- Galhos finos ou ramos de árvores frutíferas e florestais.
- O salgueiro era frequentemente usado como material principal.
- Restos de tecido e linhas foram usados ativamente.

Você pode até usar todos os materiais listados de uma só vez. Além disso, ervas aromáticas ou flores são tecidas. Se sobrarem fios cortados, você pode tecer tranças finas com eles, que podem ser amarradas com fitas vermelhas.
Quando dizer adeus a uma boneca
Uma boneca feita de fios não pertence à categoria de amuletos domésticos que podem ser guardados por muito tempo. E a boneca Wish-a-doll deve ser completamente descartada imediatamente após receber o que foi pedido.

Em alguns casos, a boneca é armazenada por apenas um mês a partir da data de fabricação. Se não houver mudanças positivas, a estatueta deve ser queimada longe da casa. Há vários motivos para isso: todas as regras não foram seguidas ao criar o amuleto ou a boneca simplesmente não corresponde à energia da casa (pessoa).
Nenhuma ação será realizada pela motanka sem que o mestre tenha realizado o ritual necessário. Você não deve comprar produtos prontos desse tipo – você precisa fazê-los você mesmo, pois a estatueta é carregada com a energia de quem a fez.
De acordo com as instruções do eslavo antigo, uma estatueta feita de fios com ervas e galhos entrelaçados precisava ser trocada todos os anos se fosse a guardiã da lareira. Ao fazer isso, você precisa monitorar cuidadosamente a condição do amuleto: se ele começar a se deteriorar, é hora de queimar a base, pois o objeto mágico absorveu toda a negatividade que foi enviada para a casa.

Ao fazer uma motanka, uma boneca feita de fios, vale a pena usar algumas master classes passo a passo, pois mesmo o menor nó pode afetar a eficácia do produto. Ao fazer tal talismã ou amuleto, vale a pena considerar muitas nuances e regras que foram transmitidas pelos ancestrais para obter um verdadeiro "protetor mágico".




