Usando o padrão mais simples e o fio adequado, você pode tricotar um lindo anjo. Geralmente, ele é feito com uma agulha de crochê. Usando esta ferramenta em seu trabalho, é fácil recriar qualquer tipo de padrão, tricotando as formas, detalhes e partes necessárias. Lindos anjos serão uma ótima decoração para as festas de fim de ano. A partir de figuras planas, você pode fazer uma guirlanda, que pode ser usada como decoração para um aniversário ou dia dos anjos.
Regras gerais para brinquedos de crochê: dicas para iniciantes

Quando uma costureira está apenas começando sua jornada de fazer brinquedos de pelúcia em tricô, ela precisa seguir algumas recomendações que a ajudarão a evitar problemas e erros em seu trabalho:
- No início, você não deve usar fios muito texturizados ou com relevo. Uma superfície irregular do fio pode piorar a aparência de cada laçada. Antes de começar a tricotar diretamente, você deve tentar tricotar um pouco para avaliar o resultado.
- Ao escolher uma ferramenta para o trabalho (lança) e o material (fio), vale a pena seguir a seguinte recomendação: o número de agulhas deve ser um a menos do que o recomendado nas instruções do fio. Assim, o tricô será mais denso e preciso.
- Como enchimento para o interior de um brinquedo macio, vale a pena usar enchimento sintético ou holofibra. É melhor excluir algodão e espuma de borracha finamente picada, pois são distribuídos de forma irregular e se desintegram com o tempo.
- Ao finalizar o trabalho em cada detalhe separadamente ou no brinquedo inteiro, vale a pena fixar bem o fio e esconder as pontas dentro do artesanato, apertando o elemento resultante com um gancho fino.
Observe! Artesãs mais habilidosas usam agulhas de tricô para trabalhar em brinquedos de pelúcia. Mas até mesmo uma costureira iniciante pode usar essa ferramenta para fazer alguns elementos do artesanato.
Para ter uma ideia completa de como o brinquedo ficará no final, vale a pena inicialmente fazer um esboço, escolher os acessórios necessários, a cor do fio e as inserções têxteis.
Seleção de fios e características de fabricação
Anjos de crochê sempre parecem delicados. Para não perturbar essa harmonia, vale a pena escolher o fio certo. Há algumas recomendações especiais para cada caso:
- A estatueta de Ano Novo geralmente representa a silhueta visual de um anjo. Um brinquedo desse tipo é usado para decorar uma árvore de Natal ou interiores, portanto, recomenda-se o uso de linha de algodão como material principal.
- Para fazer um anjo de Natal, use linha de algodão com lurex prateado ou dourado. Você pode escolher diferentes espessuras de linha.
- Se o brinquedo for tricotado para brincadeiras infantis, é aconselhável usar acrílico infantil. É melhor usar um fio fino para formar um padrão perfeito. Graças ao uso do acrílico, você pode obter um brinquedo volumoso no formato desejado.
- Para um acabamento “arejado”, você pode usar fios de “grama” e outros tipos de fios e linhas decorativas.

Preste muita atenção à cor do fio. É melhor escolher fios em tons e cores pastéis para transmitir toda a ternura e graça do brinquedo simbólico.
Regras de tricô
Existem várias opções para fazer um anjo em crochê. De qualquer forma, vale a pena recorrer a uma master class detalhada, que descreva todas as etapas e inclua todos os padrões de tricô. A opção ideal é uma aula que descreva em detalhes as etapas da criação de um anjo tridimensional, que pode se tornar um excelente brinquedo para uma criança ou decoração de interiores. Será uma boneca-anjo.

Mãos e asas
O formato das mãos neste modelo é o mais simples possível: não há necessidade de tricotar cada dedo detalhadamente. Basta fazer uma separação visual entre a mão principal e o pulso. Como tricotar as mãos corretamente:
- O braço é tricotado de baixo para cima. Forme um anel de amigurumi e faça 6 pontos baixos nele.
- Na próxima carreira, faça um aumento - 2 pb em cada laçada.
- Em seguida, tricote 4 camadas sem alterações, com 12 laçadas. Isso ajudará a preparar a base para a formação do pulso.
- Em seguida, diminua 8 pontos em cada pb. O resultado deve ser um antebraço mais largo.
- Tricotar mais 11 carreiras sem alterações - 8 pontos baixos em cada fileira.
- Finalize o trabalho. Remate a linha e corte-a.

Assim que os braços estiverem prontos, você pode começar a tricotar as asas. Não use padrões muito complexos ou vazados, pois o material principal usado é o fio "grama". A textura desse fio ainda esconderá todo o vazado. A asa pode ser tricotada de acordo com o padrão mostrado na figura 5.

Tanto os braços quanto as asas são feitos em 2 partes. Quando esses elementos estiverem prontos, eles devem ser guardados até a montagem. Os braços devem ser levemente preenchidos com holofibra para que possam ser dobrados posteriormente.

Após a costura na base do corpo, os membros geralmente são cruzados e costurados para fixação completa. Mas você pode deixar o arranjo inalterado.
Torso
O ideal é tricotar o corpo, assim como a cabeça, usando a técnica amigurumi. Assim, você obterá um padrão bonito com uma transição suave para a parte principal do produto. O tricô é feito de baixo para cima:
- Faça um anel de amigurumi e faça 6 pontos baixos ao redor dele.
- Na 2ª carreira, aumente o número de laçadas em 2 vezes - em cada pb da carreira anterior, tricote 2 pb. Você terá 12 laçadas.
- Na próxima carreira, aumente 1 pb. O resultado deve ser 18 pb. Esta é a base para obter uma base estável para o corpo.
- Em cada carreira subsequente, faça os mesmos aumentos (2 pb em 1 laçada), mas agora em 2, 3, 4, 5, 6 e 7 laçadas, respectivamente. Como resultado, na 9ª carreira já haverá 54 colunas.
- Tricotar a 10ª carreira sem alterações - 54 pontos baixos. Fixar o formato da base do corpo.
- No dia 11, faça um aumento de mais 6 mesas sem laçada (através de 8 células).
- As próximas 4 camadas são tricotadas sem alterações – sem acréscimos ou diminuições. Graças a esta parte, o comprimento do corpo será formado. Você pode aumentar esse número de carreiras, e a figura ficará mais alongada.
- Em seguida, após 1 carreira, faça uma diminuição. Em cada fileira, diminua 6 pb após 8, 7, 6, 5 e 4 laçadas, respectivamente.

Informações adicionais! Para que o brinquedo fique firme e nivelado em uma prateleira ou mesa, você pode colar um círculo de papelão na base do corpo e colocar uma pequena pedra em cima para servir de peso.
Desta forma, o corpo é formado e as últimas carreiras preparam a transição do corpo para a cabeça – o pescoço. Terminado o tricô nesta fase, vale a pena encher o corpo com holofibra.
Cabeça
O princípio de fazer tal figura é o método mais simples: o corpo e a cabeça são sólidos e não requerem montagem neste local. Como resultado desse método de tricô, o anjo, é claro, não ficará sentado, mas em pé, como uma estatueta. Explicação de como a cabeça é feita:
- Depois de diminuir ao fazer o corpo, restam 30 laçadas. Então você precisa tricotar 5 carreiras.
- Então, a cada 4 células, faça um aumento – você obterá 36 pb.
- Em seguida, nas próximas 3 camadas, adicione mais 3 pb em 12 laçadas.
- Em seguida, tricote 3 níveis sem alterações – 45 colunas.
- Depois, você precisa diminuir a cada 6, 5, 4, 3 voltas, respectivamente, em cada camada subsequente.
- Depois diminua novamente até restarem 6 laçadas.
- Termine de tricotar.

Em seguida, vem a decoração: costure os olhos, o nariz e as orelhas. Isso pode ser feito de acordo com o diagrama fornecido. Depois, vem a montagem.
Diagramas interessantes com descrição do processo
Existem vários outros padrões sobre como tricotar um anjo. Esses modelos podem ser planos. Ao mesmo tempo, um anjo de tricô pode servir como decoração para uma árvore de Natal. Para fazer esse brinquedo, você precisa usar um MK detalhado. O algoritmo passo a passo do trabalho é apresentado no padrão de crochê da figura 9.

Existe outra opção para fazer um anjo usando uma agulha de crochê, cujo diagrama e descrição são apresentados na figura 10.

O diagrama para fazer uma estatueta de anjo na imagem 11 é adequado tanto para costureiras experientes quanto para novatas.

Cada padrão envolve a criação de uma base vazada. Você pode obter um padrão bonito graças às combinações de pontos altos duplos, pontos baixos simples, reduções e aumentos. Normalmente, em todas as opções apresentadas (padrões), o tricô começa pela cabeça.
Observe! Uma vantagem adicional de tricotar a partir da cabeça é que não requer uma montagem complexa. Basta costurar as partes montadas e as partes de uma base pronta.
Nuances dos anjos
Cada anjo, conectado por meio de agulha e linha, tem suas próprias nuances. Uma das características importantes é que figuras planas precisam ser engomadas. Mas, às vezes, outras nuances são possíveis, relacionadas à decoração do produto final.
É necessário engomar um brinquedo pronto?
Anjos de crochê feitos com fios macios devem ser engomados. Isso ajudará a preservar o formato do produto. Após uma engomagem, o brinquedo pode ficar em pé por muito tempo sem a necessidade de repetir o processo. Se a estatueta de crochê for usada para decorar uma toalha de mesa ou cortina, não há sentido em engomar tal produto, pois a plasticidade da base de tricô deve ser preservada.
Muitas vezes, é necessário engomar apenas partes individuais do produto – a saia, as asas, as mangas. Assim, a peça fica rígida e não requer processamento ou acabamento adicional, ou seja, não há necessidade de fazer uma estrutura rígida adicional.
Como decorar melhor um anjo
Um anjo plano de crochê pode ser decorado de diferentes maneiras. A opção mais popular é aparar a borda da saia e das mangas com miçangas, contas ou pequenas pedras de vidro. Isso é especialmente relevante ao decorar uma base vazada.
Ao fazer uma boneca em forma de anjo, as possibilidades de decoração se ampliam. Por exemplo, você pode colar penas decorativas no contorno das asas tricotadas. Você pode tecer uma guirlanda ou auréola especial para a cabeça com miçangas, ou usar fitas de cetim para criar um lindo bordado inspirado no vestido da boneca finalizada.

Cada opção é interessante à sua maneira e pode ser usada dentro da estrutura da decoração desejada. O principal é que a decoração não seja chamativa e não se destaque demais no fundo da composição geral.

Tricotar figuras de anjo tem muitas nuances, mas o resultado é um produto único. Você pode usar esse brinquedo para decoração, brincadeiras e outros produtos e objetos. Com imaginação, é perfeitamente possível criar composições completas sobre um tema específico.




